QUINTA 08.01.09

CLUBE DO FILME
0h TV Cultura
POR QUEM OS SINOS DOBRAM
(For Whom the Bell Tolls, EUA, 1943)
Direção: Sam Wood
Elenco: Gary Cooper, Ingrid Bergman, Joseph Calleia, Arturo De Cordova, Katina Paxinou, Akim Tamiroff
Sinopse: Espanha, 1937. Durante a Guerra Civil, Robert Jordan (Gary Cooper), um idealista americano, se alia aos guerrilheiros e tem a missão de explodir uma ponte estratégica em um desfiladeiro bem defendido pelos franquistas. Chega ao local com Anselmo (Vladimir sokoloff), um guia, que lhe apresenta Pablo (Akim Tamiroff), o chefe dos guerrilheiros da região, Pilar (Katina Paxinou), a mulher de Pablo, e outros guerrilheiros. Neste contexto Jordan se apaixona por Maria (Ingrid Bergman), uma bela jovem cujos pais foram mortos pelos franquistas. A missão de Jordan é contestada por Pablo, pois explodirem a ponte atrairia para ali o exército e a aviação franquista. Pilar, uma mulher determinada, não concorda com as posições de Pablo, que age de um jeito no mínimo suspeito.
Bastidores: Vencedor do Oscar na categoria de melhor atriz coadjuvante (Katina Paxinou).
Foi indicado também nas categorias de melhor ator.






CORUJÃO
3h15 Globo - Revolução Fatal
(Another Meltdown, China, 1998)
Direção: Allun Lam
Elenco: Man Cheuk Chiu, Qi Shu, Ken Wong, Hoi Lin, Xin Xin Xiong, Andrew Lin
Sinopse: Como punição por seus atos de insubordinação e bravura, policial é transferido para embaixada da China em Lavernia, um país do leste europeu. Lá, ele irá lutar contra um exército corrupto e o perigoso líder de uma seita de fanáticos, para tentar salvar sua ex-namorada e seus compatriotas.

SESSÃO DA TARDE
16h10 Globo - Turbo - Power Rangers 2
(Turbo: A Power Rangers Movie, EUA, 1997)
Direçâo: Shuki Levy, David Winning
Elenco:
Blake Foster, Catherine Sutherland, Danny W. Stallcup, Donene Kistler, Ed Neil, Hilary Shepard, Jason David Frank, Johnny Yong Bosch, Nakia Burrise, Winston Richard
Sinopse: A malígna alienígena Divatox planeja libertar o sinistro Maligore, uma criatura poderosa e violenta que está presa nas profundesas de um vulcão na ilha mágica de Muiranthias. Contudo, só é possível chegar à ilha navegando através do Triângulo de Nemesis, e para tal, ela precisa dos poderes especiais do mágico Lerigot. Mas Lerigot foge para a Terra, em busca das únicas pessoas que podem enfrentar Divatox e seu plano maléfico - os Power Rangers. Com o reforço do novo Ranger Azul, de seus Turbo Zords e a ajuda inesperada dos Power Rangers originais, Kimberly e Jason, os Power Rangers partem em mais uma perigosa e emocionante aventura!

DOMINGO MAIOR
0h50 Globo - O Justiceiro - Zona de Guerra
(The Punisher 2: War Zone, EUA, 2008)
Direção: Lexi Alexander
Elenco: Ray Stevenson, Dominic West, Julie Benz, Dash Mihok, Colin Salmon, Doug Hutchinson, T.J. Storm e Wayne Knight.
Sinopse: Travando sua guerra única contra o mundo do crime organizado, o herói-vigilante Frank Castle vai atrás do impulsivo chefe do crime Billy Russoti. Depois que Castle desfigura o rosto de Russoti, o vilão começa sua vingança e se torna Retalho. Com a polícia caçando-o e o FBI incapaz de capturar Retalho, Frank precisa confrontar o exército que Retalho recrutou antes que suas perversas ações fiquem impunes.

SESSÃO DE GALA
2h41 Globo - Tudo Por Você
(My One And Only, EUA, 2009)
Direção: Richard Loncraine
Elenco: Renee Zellweger, Logan Lerman, Kevin Bacon, Troy Garity, David Koechner, Eric Mccormack
Sinopse: Quando Anne Deveraux encontra seu marido na cama com outra mulher, ela faz as malas, esvazia o cofre, compra um conversível azul e começa uma viagem pelo país com seus dois filhos. A busca por uma nova vida é bem mais complicada do que esperava, mas a viagem acaba sendo uma valiosa experiência.



TELA QUENTE
22h50 Globo - Esquadrão Classe A
(The A-Team, EUA, 2010)
Direção: Joe Carnahan
Elenco: Bradley Cooper, Liam Neeson, Jessica Biel, Sharlto Copley, Patrick Wilson, Quinton 'Rampage' Jackson
Sinopse: *No final da Guerra do Vietnã, o esquadrão comandado pelo coronel John "Hannibal" Smith é acusado injustamente de um assalto ao Banco de Hanói. Crime, que, embora tenham cometido, fora encomendado por seus superiores. Com a morte de seus superiores na base no Vietnã, eles não puderam provar sua inocência. Condenados, eles escapam de uma penitenciária de segurança máxima e permanecem foragidos nos subúrbios Los Angeles, ganhando a vida como Soldados da Fortuna.
A partir de então, passam a ser perseguidos pelo Coronel Lynch, e logo depois, pelo Coronel Decker, aplicando vários golpes e fazendo ambos de palhaços para conseguir escapar.
Pessoas que precisam de operações especiais (proteção, resgate, provar inocência, capturar policiais corruptos, etc) e querem contratá-los são indicadas a procurar um velhinho em uma lavanderia (Hannibal disfarçado), que analisa o caso e marca o encontro com o Esquadrão A.
Missão por missão, cada membro do grupo tem sua função específica, que se articulam para realizar os planos malucos do Coronel Hannibal.
Murdock "Louco de Pedra" ("Howling Mad" Murdock) é um maluco interno do hospital psiquiátrico de veteranos de guerra, que em diversos momentos deixa todos intrigados se ele é realmente louco. Todas as vezes consegue dar um jeito de escapar do hospício para realizar as missões, voltando para lá no final. Suas habilidades no grupo são pilotar helicópteros e aviões, além de irritar o sargento B.A. Baracus com seu cão imaginário.
Templeton "Cara-de-pau" (Templeton "Faceman" Peck, ou simplesmente "Face") é o responsável por conseguir os recursos para cada missão, como carros, passagens aéreas, hotéis, suprimentos, equipamentos, informações e tudo o que for necessário. Consegue tudo o que precisa utilizando sua conversa fiada ou seu charme com as mulheres. Geralmente sua história é de que é um produtor de hollywood e de que tudo o que está comprando, alugando ou pegando empresatado é para figurar na gravação de um filme.
John "Hannibal" Smith, sempre fumando um charuto, ganha a vida como ator figurante, que faz bicos e pequenas aparições (sempre disfarçado de monstros ou velhinhas). Seu papel no grupo é se passar por outras pessoas com seus disfarces realísticos, além de elaborar os planos mirabolantes, que sempre acabam dando certo. Mesmo quando os problemas são simples de serem resolvidos, ele "faz isso pelo Jazz" (uma forma de ele expressar que gosta de viver as emoções intensamente). Geralmente conclui as missões com sua imortal frase "adoro quando um plano dá certo".
B. A. Baracus é o piloto do furgão, o mecânico, o especialista em construir engenhocas e o grandão que se envolve nas lutas físicas. Tem um carisma muito forte com as crianças, a quem protege e orienta. Morre de medo de voar, e precisa ser dopado pelos amigos para entrar em um avião ou helicóptero, principalmente se estes forem pilotados pelo maluco do Murdock, a quem geralmente tem um desejo explícito de agredir. Adora leite.
Amy Allen é uma jornalista que se juntou ao grupo no primeiro episódio, após a missão de resgate de um de seus colegas no México. A especialidade dela é providenciar as pesquisas necessárias para que as missões possam começar, além de ser a responsável por uma rede de contatos que garante que nada falte ao Esquadrão Classe A. É ela também a responsável por tirar eles das encrencas quando isso exige um pouco mais do que emoção e força bruta.
Nas missões, geralmente quem contrata o Esquadrão tem o primeiro contato com um velhinho (Hannibal disfarçado) em uma lavanderia de Los Angeles, que marca o encontro com o restante do grupo, onde a missão é apresentada.
Daí em diante, eles apagam o B. A. para voarem, provocam os adversários, infiltram escutas, constroem veículos e equipamentos extraordinários, disfarçam-se e envolvem-se em grandes confusões. E tudo isso fugindo das perseguições comandadas pelos coronéis Lynch e Decker. (*Wikipedia)
Baseado em uma série de televisão exibida originalmente pela rede de televisão NBC, entre os anos de 1983 e 1987.

CORUJÃO
2h20 Globo - Coragem Sob Fogo
(Courage Under Fire, EUA, 1996)
Drama - 117 min.
Direção: Edward Zwick
Roteiro: Patrick Sheane Duncan. Elenco: Denzel Washington (tenente-coronel Nathaniel Serling), Meg Ryan (capitã Karen Emma Walden), Lou Diamond Phillips (Sargento Monfriez), Michael Moriarty (Brigadeiro-general Hershberg), Matt Damon (Ilario).
Sinopse: Em 1991, após a Guerra do Golfo, Nathaniel Serling ( Denzel Washington ), um tenente-coronel, tenta obter indícios de que uma oficial médica, Karen Emma Walden (Meg Ryan), que morreu na guerra merece ser a primeira mulher a ganhar a Medalha de Honra. Entretando, na verdade o Departamento de Relações Públicas da Casa Branca está procurando um herói e acaba encontrando um escândalo, sendo que esta verdade precisa ser encoberta por um atormentado oficial.


SESSÃO DA TARDE
15h55 Globo - Do Que As Mulheres Gostam
(What Women Want, EUA, 2000)
Direção: Nancy Meyers
Elenco: Mel Gibson, Helen Hunt, Marisa Tomei, Lauren Holly, Mark Feuerstein, Bette Midler
Sinopse: Nick Marshall se considera um presente dos Deuses para as mulheres.
Ele traz esta sensação de berço. Afinal, foi criado por sua mãe, uma dançarina de Las Vegas, em meio a dúzias de coristas que o mimavam o tempo todo.
Nick cresceu com o ego inflado. Tornou-se diretor de criação de uma grande agência de publicidade, das melhores dos anos 80. De seu gênio criativo surgiram os melhores anúncios de uísque, carros e cigarros.
Ele casou, descasou, namorou muito, e sempre teve mulheres. Dono de um charme irresistível Nick é capaz de dançar ao som de Sinatra ao melhor estilo Fred Astaire (em um dos melhores momentos do filme) e acha que é o máximo. Ele acreditava, inclusive, que era o número 1 da agência, até que…
…um dia surge uma nova chefe de criação, Darcy Maguire. Uma mulher! E, com ela, todo um novo mundo: o dos produtos femininos.
Nick é pressionado a criar campanhas geniais para ELAS. E se vê enrolado: quem são elas? Porque usam estas coisas?
É quando um estranho acidente acontece e Nick acorda no dia seguinte com a capacidade de ouvir os pensamentos femininos.
A princípio enlouquecido pelas mil vozes que ecoam em sua cabeça, aos poucos Nick percebe que pode tirar partido de seu novo dom.
Ele olha então para Darcy Maguire, e decide que ela vai pagar por ter lhe tirado o cargo que achava ser seu por direito.
Mas será que Nick consegue controlar seus próprios pensamentos?



CLUBE DO FILME22h TV Cultura - Spartacus
(EUA, 1960)
184'
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro
de Dalton Trumbo, baseado em livro de Howard Fast. Elenco: Kirk Douglas (Spartacus), Laurence Olivier (Marcus Licinius Crassus), Peter Ustinov (Lentulus Batiatus), Jean Simmons (Varinia), Charles Laughton (Sempronius Gracchus), John Gavin (Caius Julius Caesar), Nina Foch (Helena Glabrus), John Ireland (Crixus), Herbert Lom (Tigranes Levantus), John Dall (Marcus Publius Glabrus), Charles McGraw (Marcellus), Joanna Barnes (Claudia Marius), Harold Stone (David), Woody Strode (Draba), Peter Brocco (Ramon), Tony Curtis (Antoninus), Anthony Hopkins (Marcus Licinius Crassus - voz)
Sinopse: Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito com o que sonhar, pois foi condenado à morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Mas seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador. Até que um dia, dois poderosos patrícios chegam de Roma, um com a esposa e o outro com a noiva. As mulheres pedem para serem entretidas com dois combates até à morte e Spartacus é escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas, por homens que não queriam nada de Roma, além de sua própria liberdade. Até que, quando o Senado Romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poderio militar
Bastidores: - Ganhou 4 Oscars: Melhor Ator Coadjuvante (Peter Ustinov), Melhor Fotografia - A Cores, Melhor Direção de Arte - A Cores e Melhor Figurino - A Cores. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme - Drama.

CORUJÃO1h45 Globo - Do Inferno
(From Hell, EUA, 2001)
Direção: Albert Hughes / Allen Hughes
Roteiro de Terry Hayes e Rafael Yglesias, baseado em história em quadrinhos escrita por Alan Moore e Eddie Campbell. Elenco: Johnny Depp, Heather Graham, Ian Holm, Annabelle Apsion, Katrin Cartlidge, Robbie Coltrane.
Sinopse: Em 1888 a cidade de Londres vive um horror sem precendentes, principalmente aqueles que vivem em Whitechapel. Lá mora Mary Kelly (Heather Graham) e seu grupo de amigas, que vivem sendo hostilizadas pelas gangues locais e são obrigadas a se prostituir para sobreviver. Até que uma das companheiras de Mary, Annie (Katrin Cartlidge), é repentinamente sequestrada, com este acontecimento logo seguido pelo brutal assassinato de Polly (Annabelle Apsion). Desconfiando que tais acontecimentos sejam na verdade uma "caçada" às garotas de Whitechapel, o caso logo chama a atenção de Frederick Abberline (Johnny Depp), um brilhante e perturbado inspetor de polícia que muitas vezes usa de seus poderes psíquicos para solucionar casos. Abberline se envolve cada vez mais com o caso e aos poucos se apaixona perdidamente por Mary, mas quanto mais se aproxima da verdade mais Whitechapel fica perigosa para Abberline, Mary e suas companheiras.

CORUJÃO
3h50 Globo - Terapia do Amor(Prime, EUA, 2005)
Direção: Ben Younger
Elenco
: Uma Thurman (Rafi Gardet) ; Meryl Streep (Lisa Metzger); Annie Parisse (Katherine) e Bryan Greenberg (David Bloomberg)
Sinopse: Rafi Gardet tem 37 anos e está sofrendo pelo fracasso de seu casamento recém-terminado. David, um jovem pintor de 23 anos e de origem judia se apaixona por ela.
Liza Metger é a terapeuta de Rafi Gardet e mãe de David. Quando Rafi conta para Liza que conheceu David, um jovem artista, Liza a encoraja a prosseguir no relacionamento, sem saber que se trata de seu filho.
Mas Liza muda de idéia quando descobre a verdade, já que para ela o filho deve casar-se com uma mulher judia, mantendo a tradição familiar.

O Grande Mentiroso
(Big Fat Liar, EUA, 2002)
Direção: Shawn Levy
Elenco: Frankie Muniz (Jason Shepherd), Paul Giamatti (Marty Wolf), Amanda Bynes (Kaylee), Amanda Detmer (Monty Kirkham), Donald Faison (Frank Jackson), Sandra Oh (Phyllis Caldwell), Russell Hornsby (Marcus Duncan).
Sinopse: Um garoto de 14 anos, Jason Shephard (Frankie Muniz), sempre mente. Para tentar justificar o fato de não ter entregue um trabalho escolar, ele disse para a professora que seu pai quase morreu. Entretanto a mentira é descoberta, o que faz com que Jason tenha que escrever um texto de mil palavras em apenas três horas, sendo que caso não consiga terá de fazer o curso de verão. Usando sua imaginação fértil ele escreve a redação, mas ao ir para a escola sua bicicleta bate na limusine de Marty Wolf (Paul Giamatti), um produtor de cinema, que lhe dá uma carona, pois temia ser processado por atropelar um garoto. Na pressa ao sair do carro Jason esquece a redação e ninguém crê que ele realmente tenha feito seu dever escolar, então é obrigado a fazer o curso de férias. Ao ir ao cinema com Kaylee (Amanda Bynes), sua melhor amiga, fica sabendo que Wolf pegou seu texto e o transformou num filme, que promete ser a grande sensação da temporada. O que irrita mais Jasoné que Marty fala que foi ele que escreveu a história. Tentando recuperar a confiança de seu pai, Jason pega suas economias e com Kaylee deixa Greenbury, Michigan, e vai para Los Angeles, para fazer Wolf confessar que a idéia do filme foi roubada. Mas o que não poderia imaginar é que Marty é um grande pilantra, que não planeja de jeito nenhum fazer o que Jason deseja. Porém em Los Angeles ele e Kaylee encontram várias pessoas que odeiam Wolf e estão dispostas em fazer qualquer coisa para acabar com a carreira dele.
Bastidores: - São vistos em cena pedaços de sets de filmagens de vários filmes da Universal Pictures, como o DeLorean de De Volta Para o Futuro (1985), um raptor de O Mundo Perdido - Jurassic Park (1997), a estátua de Memnon de O Escorpião Rei (2002) e de E.T., o Extra-terrestre (1982)


Twister(EUA, 1996)
Direção: Jan De Bont
Elenco: Helen Hunt, Bill Paxton, Jami Gertz, Cary Elwes, Lois Smith, Alan Ruck
Sinopse: Casal de cientistas americanos e sua corajosa equipe tentam colher dados sobre furacões devastadores. Numa verdadeira caçada através do pais, eles arriscam suas vidas ao perseguir os piores tornados dos últimos 50 anos.

Paradise Now
(França / Alemanha / Israel / Holanda, 2005)
Drama - 90 min.
Direção: Hany Abu-Assad.
Roteiro de Hany Abu-Assad, Bero Beyer e Pierre Hodgson. Produção de Bero Beyer para a Augustus Film / Razor Film Produktion GmbH / Lumen Films / arte France Cinéma. Elenco: Kais Nashef (Said), Ali Suliman (Khaled), Lubna Azabal (Suha), Amer Hlehel (Jamal), Hiam Abbass (Mãe de Said), Ashraf Barhom (Abu-Karem), Mohammad Bustami (Abu-Salim)
Sinopse: Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) trabalham na oficina mecânica de Abu-Salim (Mohammad Bustami) em Nablus (norte da Cisjordânia), uma cidade com edifícios e fachadas destruídas pela guerra. Ao discutirem com um cliente que achava que o pára-choque do carro dele estava torto, Khaled e Said são advertidos por Al-Salim, e Khaled acaba sendo demitido. Nablus é uma cidade permanentemente vigiada, que tem soldados israelenses por toda parte.
Said é contactado por Jamal (Amer Hlehel), um agente da resistência à ocupação israelense. Jamal tem uma missão para Said: um ataque suicida em Tel-Aviv. A primeira instrução é que Said deve passar a noite com a família para não levantar suspeitas. A mãe de Said (Hiam Abbass) lembra de seu marido e pai de Said, que foi um colaborador que terminou executado como traidor da causa Palestina. Said quer lavar a honra e a dignidade da família, participando da missão suicida e assim morrendo como mártir.
Khaled é convocado para ser o parceiro de Said na missão suicida. Eles se encontram numa fábrica de telhas, uma espécie de quartel-general da resistência palestina à ocupação israelense. Lá, eles são preparados para a missão. O pai de Khaled lutou e perdeu uma perna na 1a. Intifada (1987). A mãe preocupa-se em encontrar um bom filtro para água, já que boatos dizem que os israelenses fornecem água contaminada para os palestinos. Khaled e Said gravam vídeos declarando serem mártires de Maomé, o "profeta" do único Deus verdadeiro. Esses vídeos são especialmente preparados para consolar os seus familiares.
Suha (Lubna Azabal) é filha de um herói palestino, Abu Azzan, morto pelo Mossad. Apesar disso, ela não acredita que a vingança e o terrorismo sejam a melhor maneira dos palestinos lutarem pela liberdade, pois isso acaba sendo um álibi para Israel continuar sua política de ocupação. Ela leva o carro dela para consertar na oficina de Al-Salim.
Devidamente preparados para a "Missão Mártir", Said e Khaled recebem um pouco de dinheiro, identidades falsas, bombas presas ao corpo acionáveis por uma cordinha e são arrumados e vestidos como se fossem a um casamento. O plano é basicamente atravessar a fronteira e explodir junto ao maior número possível de judeus. Quando Said pergunta para Jamal o que acontecerá depois de explodirem, o agente muçulmano responde que dois anjos virão resgatá-los.
A primeira tentativa de atravessar a fronteira fracassa. Khaled consegue voltar imediatamente para Nablus, mas Said fica para trás. Said vai até um ponto de ônibus do lado judeu mas fica indeciso entre entrar ou não num ônibus e explodir lá dentro no meio de civis e crianças. Said acaba voltando para Nablus para procurar Khaled e o grupo de resistência palestina para que a missão fosse reorganizada.
Depois de se reencontrarem em Nablus, Khaled e Said são preparados para recomeçar a "Missão Mártir". Dessa vez eles conseguem atravessar a fronteira e chegam a Tel-Aviv. Será o momento do agora ou nunca.
Estreou em São Paulo no dia 27 de janeiro de 2006 e foi lançado em DVD em 11 de maio de 2006.
Exibições Anteriores: 26.09.08 Divercine TV CulturaNotas da Crítica:

3 NOTAS 10
Airton Minoru Shinto, Shintocine: 10/10
Fernanda Garrafiel, Jornal do Brasil: 3/3
Kleber Mendonça Filho: 4/4

9 NOTAS 8
Alessandro Giannini, SET: 8/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 4/5
Edgar Olimpio de Souza, Boca a Boca: 4/5
Emilio Junior, Orkut: 8/10
João M. Tavares, Premiere: 4/5
Miguel Barbieri Jr. , VEJA SP: 4/5
Pablo Villaça, Cinema Em Cena: 4/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 4/5
Sérgio D. Branco, Premiere: 4/5

6 NOTAS 7,5
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Inácio Araujo, Folha Ilustrada: 3/4
João Leiva Filho, Guia da Folha: 3/4
Roberto Larroude, SET: 7,5/10
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4

1 NOTA 7
Regis Trigo, Cineplayers: 7/10

1 NOTA 6,5
Andy Malafaya, Cineplayers: 6,5/10

4 NOTAS 6
Cid Nader, Cinequanon: 3/5
Francisco Ferreira, Premiere: 3/5
Liciana Mamede, revista Paisà: 3/5
Sérgio Alpendre, revista Paisà: 3/5

5 NOTAS 4
Carlos Dunham, Sobrecarga: 2/5
Chico Fireman, Filmes do Chico: 2/5
Gabriel Carneiro, Os Intocaveis: 2/5
José V. Mendes, Premiere: 2/5
Leonardo L. Ferreira, Almanaque Virtual: 2/5

ÍNDICE NC: 7,06 (29)

Nenhum comentário: