Muito Além do Peso

Muito Além do Peso
(Brasil, 2012)
Direção: Estela Renner
Participações do Chef Jaime Oliver (Food Revolution), da Chef/Escritora/Educadora Ann Cooper (School Food Project), do Endocrinologista dr. Amelio de Godoy Matos, da Endocrinologista Danielle Macellaro Andreoni, do dr. William Dietz, do Endocrinologista Walmir Coutinho e do Pediatra dr. Fabio Ancona Lopes.
Sinopse: Em Careiro da Várzea, na região metropolitana de Manaus, Amazonas, somos apresentados a Yan, de 4 anos, que apresenta problemas de dilatação do coração e problemas respiratórios devido a obesidade. Yan é fissurado por batatas chips e refrigerante.
O Chef Jaime Oliver, líder do movimento "Food Revolution", apresenta estatísticas que mostram que as três principais causas de morte nos Estados Unidos são: doenças cardíacas, câncer e derrames, todas ligadas a dieta e a obesidade. 2/3 das pessoas estão acima do peso ou obesas nos EUA e isto deve-se ao "ambiente alimentar" que criamos.
Ann Cooper fala da sedução que a tecnologia dos alimentos processados trouxe para este "ambiente alimentar"depois da 2a. Guerra Mundial.
No Brasil, segundo dados do IBGE de 2009, 33,5 % das crianças sofrem de sobrepeso ou obesidade.
A situação é agravada com o sedentarismo advindo dos brinquedos tecnológicos, que substituem as atividades físicas para muitas crianças (e adultos)
Porto Alegre, RS. Erick, de 8 anos, sofre de pressão alta. Para comer as guloseimas que adora, o menino troca até seus materiais escolares pela merenda dos colegas de escola.
O Endocrinologista Walmir Coutinho explica que as calorias se comportam de maneira diferente e que as calorias dos refrigerantes tem mais potencial de engordar do que outras calorias, como as das frutas.
A informação de que uma lata de refrigerante corresponde a 7 saquinhos de açúcar (37 gramas) surpreende muita gente, mas isso não faz com que elas deixem de bebê-lo.
As propagandas associam refrigerantes a saúde, bem-estar e sucesso.
Estreou no dia 16 de novembro de 2012 em 3 salas.

Nenhum comentário: