ESTRÉIAS NOS CINEMAS

Climas
(Iklimler/ Les Climats, Turquia/ França, 2006)
Direção: Nuri Bilge Ceylan
Elenco: Arif Asçi, Ufuk Bayraktar, Ebru Ceylan, Emin Ceylan, Fatma Ceylan, Nuri Bilge Ceylan, Nazan Kirilmis.
Sinopse: Isa (Nuri Bilge Ceylan) e Bahar (Ebru Ceylan) formam um casal que, percebendo o peso do tempo em seu relacionamento, resolve se separar. A separação tem conseqüências diferentes para cada um dos dois.

Notas da Crítica:
Érico Borgo, Omelete: 5/5
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 4/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5

Gilberto Silva Jr. , Contracampo: 0/5
Ruy Gardnier, Contracampo: 0/5
Sérgio Alpendre, Contracampo: 0/5
Meu Nome é Dindi
(Brssil, 2007)
Direção: Bruno Safadi
Elenco: Djin Sganzerla, Gustavo Falcão, Carlo Mossy, Nildo Parente, Maria Gladys.
Sinopse: A jovem Dindi é proprietária de uma quitanda à beira da falência num subúrbio pobre do Rio de Janeiro. Ela luta furiosamente pela sobrevivência. Sua vida começa a se transformar, para o bem e para o mal, quando passa a ser estranhamente seguida e vigiada por um homem.

Notas da Crítica:Marcelo Hessel, Omelete: 4/5Cassio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 3/4
Alessandro Giannini, SET: 6,5/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5

Cashback
(Reino Unido, 2006)
Direçâo: Sean Ellis
Elenco: Sean Biggerstaff, Emilia Fox, Shaun Evans, Michelle Ryan, Stuart Goodwin
Sinopse: Quando o estudante de arte Ben Willis termina com sua namorada Suzy, ele desenvolve insônia depois de descobrir que ela o esqueceu bem rápido. Para passar as longas horas da noite, ele começa a trabalhar no turno da noite em um supermercado local. Lá ele encontra todo tipo de personagens coloridos, em que todos têm sua própria "arte" em lidar com o tédio de oitos horas de trabalho. A arte de Ben é imaginar que ele consegue congelar o tempo. Dessa forma, ele consegue apreciar a beleza artística de um mundo congelado e as pessoas dentro deste mundo - especialmente Sharon, a tímida garota do caixa, que talvez tenha a solução para a insônia de Ben.

Notas da Crítica:
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
007 - Quantum of Solace(Inglaterra, EUA, 2008)
Direção:
Marc Forster
Elenco
: Daniel Craig, Olga Kurylenko, Mathieu Amalric, Judi Dench, Giancarlo Giannini, Gemma Arterton, Jeffrey Wright, David Harbour, Jesper Christensen, Anatole Taubman, Rory Kinnear, Tim Pigott-Smith, Joaquín Cosio, Fernando Guillén Cuervo, Jesús Ochoa
Sinopse: Uma organização internacional com “gente em toda parte” que aparentemente arrecada fundos para a causa da preservação ambiental na verdade negocia a manutenção ou a derrubada de governos ditatoriais na América Latina com fins estritamente financeiros – e ecologicamente incorretos.
James Bond parte de Siena, na Itália até La Paz, na Bolívia, passando por Londres, Porto Príncipe (Haiti) , Bregenz (Áustria) e Talamone (Itália) no encalço de Dominic Green, um dos vértices dessa organização, com a ajuda de todo tipo de rastreadores do Serviço de Inteligência e métodos pouco ortodoxos até para sua chefe, M, que está aflita sobre o quanto Bond conseguirá separar o lado “pessoal do profissional” já que a amada de Bond, Vésper, foi uma das vítimas da organização criminosa.
A história de Bond irá se cruzar com a de Camile Montez, filha de um líder político boliviano violentamente assassinado pelo general Medrano, que agora deseja acertar as contas do passado.
“Bond, se puder não matar todo informante em potencial que encontrar pelo caminho acho que seria interessante”. (M)
Dando continuidade aos eventos de ''Cassino Royale'', essa 22º aventura do agente James Bond tem como inspiração o conto ''Risico'', por sua vez presente no livro ''Somente para os seus Olhos'', de Ian Fleming. Filme que marca a segunda participação de Daniel Craig como 007.



O Silêncio de Lorna(Le Silence de Lorna, Bélgica, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, 2008)
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Roteiro de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne. Elenco: Jérémie Renier (Claudy), Fabrizio Rongione (Fabio), Arta Dobroshi (Lorna), Alban Ukaj (Sokol)
Sinopse: Lorna, uma jovem imigrante albanesa, compra da máfia russa um casamento "arranjado" com Claudy, um viciado em drogas, para conseguir cidadania na Bélgica e residir em Liège. Claudy está tentando se livrar do vício desesperadamente e conta com a ajuda de Lorna para ajudá-lo.
Mas Lorna agora tem outros planos...

Leonera(Argentina, 2008)
Direção: Pablo Trapero
Elenco: Martina Gusman, Elli Medeiros, Rodrigo Santoro
Sinopse: Julia amanhece em seu apartamento rodeada pelos corpos ensangüentados de Ramiro e Nahuel. Ramiro ainda está vivo; Nahuel está morto. Ambos, de forma confusa e simultânea foram seus amantes. Julia está grávida de um deles. Ela é enviada para uma unidade penitenciária onde estão mães e grávidas sentenciadas. Duas personagens entram em sua vida. Uma é Marta, companheira de carceragem que já criou dois filhos dentro da prisão e que se transforma em guia e conselheira; a outra é Sofía, sua própria mãe, uma personagem ambígua com a qual Julia se reencontra depois de muitos anos.
O processo judicial que investiga a morte de Nahuel identifica dois possíveis culpados: Julia e Ramiro, ambos presos em diferentes penitenciárias. O filho de Julia nasce e recebe o nome de Tomás. Julia decide visitar Ramiro na unidade masculina onde ele está preso. No tribunal, o depoimento de Ramiro será crucial para determinar a sentença de Julia.
Bastidores: Indicado pela Argentina para concorrer a uma vaga ao Oscar 2009 de Melhor Filme Estrangeiro.

Notas da Crítica:
Pedro Buther, Guia da Folha: 4/4Yves Moura, Almanaque Virtual: 5/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 3/4
Leonardo Levis, Contracampo: 3/4
Tatiana Monassa, Contracampo: 3/4
Francis Vogner, Contracampo: 2/4
Guilherme Martins, Contracampo: 2/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 2/4
Sergio Alpendre, Contracampo: 2/4

Orquestra dos Meninos(Brasil, 2008)
Direção: Paulo Thiago
Elenco:
Murilo Rosa, Priscila Fantin, Othon Bastos, Lais Correa, Gustavo Gasparani
Sinopse: Janeiro de 1995. Um jovem músico de 13 anos, integrante da Orquestra Sinfônica do Agreste da pequena cidade de São Caetano, a 150 km de Recife, é sequestrado. Os policiais acreditam que o responsável é o criador da orquestra, o maestro Mozart Vieira (Murilo Rosa). Com a acusação o trabalho realizado até então com a comunidade carente da cidade corre o risco de desaparecer.
Notas da Crítica:

André Gordirro, SET: 6/10
Daniel Russel Ribas, Almanaque Virtual: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 2,5/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 2/5

Taís Oliveira, Pílula Pop: 40/100Marcelo Hessel, Omelete: 1/5

PanAir do Brasil(Brasil, 2007)
Direção: Marco Altberg
Sinopse: Resgata a história da empresa pioneira na aviação comercial brasileira, símbolo de modernidade e eficiência. A empresa viveu o seu auge na era JK (1956/61). Ao tomar o poder, o regime militar perseguiu a Panair e seus dirigentes, o que resultou na cassação de suas linhas aéreas em 1968. O documentário mostra como a empresa vive ainda hoje no coração e na esperança da chamada “Família Panair”, composta por antigos funcionários e seus descendentes, que sonham na volta de seus aviões aos céus brasileiros.

Notas da Crítica:
Pedro de La Roque, Almanaque Virtual: 5/5Marcelo Forlani, Omelete: 3/5



Nenhum comentário: