O Labirinto do Fauno


(El Laberinto del Fauno/ Pan´s Labyrinth, Espanha/ México, 2006)
Cinema Fantástico - 114 min.
Direção: Guillermo Del Toro.
Roteiro de Guillermo Del Toro. Produzido por Guillermo Del Toro para a Estúdios Picasso Fabrica de Ficción. Elenco: Ivana Baquero (Ofelia); Doug Jones (Pan); Sergi López (Capitão Vidal); Maribel Verdú (Mercedes); Ariadna Gil (Carmen); Álex Angulo (Médico).
Sinopse: Na Espanha, em 1944, a Guerra Civil tinha terminado oficialmente. Mas mesmo depois do fim, o ditador Francisco Franco (1892-1975) mantinha um posto ao norte de Navarra, com o objetivo de eliminar os focos de resistência ao seu governo.
Recém-casada e grávida, Carmen muda-se com sua filha de 10 anos Ofélia para a casa de seu novo marido, o autoritário Vidal, capitão do exército de Franco.
A casa é também o posto de vigilância de onde o cruel e arrogante capitão lidera a caçada aos ativistas da resistência ao regime ditatorial que estão escondidos no bosque. Entre os empregados do posto está Mercedes, que é na verdade uma espiã infiltrada para ajudar os rebeldes (entre eles seu irmão Pedro) levando remédios e medicamentos para a sobrevivência de seus companheiros.
Cheia de imaginação e apreciadora de contos de fadas, a menina Ofélia segue um inseto voador (uma fada disfarçada) e acaba descobrindo um misterioso labirinto abandonado onde conhece Pan, um fauno mágico.
Pan revela que Ofélia precisa cumprir três perigosas provas antes da lua cheia para voltar a ser a princesa do Reino Subterrâneo. Segundo Pan, Ofélia foi uma princesa há muito tempo atrás que fugiu do Reino Subterrâneo para perseguir o brilho dos raios de luz do Sol e acabou esquecendo-se de quem era, perdendo o dom da imortalidade. Para cumprir suas tarefas, ela recebe alguns objetos mágicos, como um livro que conta o que vai acontecer em seguida e um giz que desenha portais para um mundo extraordinário.
Enquanto isso, no mundo real, que é um lugar cruel de se viver e onde magia não existe, Carmen começa a sangrar e sentir muitas dores pondo em risco o nascimento de seu filho. O capitão Vidal não admite perder o filho e encarrega o médico Dr. Ferreiro de cuidar para que tudo ocorra bem, e se necessário sacrificar a mãe.
Os confrontos entre as tropas de Franco e os rebeldes tornam-se acirradas, com muitas mortes e o capitão acaba descobrindo que há traidores dentro de seu posto.
Data de Estréia: 1º de dezembro de 2006.


Nenhum comentário: