Central do Brasil


(Brasil, 1998)

Direção: Walter Salles

Roteiro
de João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, baseado em argumento de Walter Salles. Fotografia de Walter Carvalho. Elenco: Fernanda Montenegro (Dora), Vinícius de Oliveira (Josué), Marília Pêra (Irene), Soia Lira (Ana), matheus Nachtergaele (Isaías), Othon Bastos (César), Otávio Augusto (Pedrão), Caio Junqueira (Moisés), Stella Freitas (Yolanda)

Sinopse: Dora (Fernanda Montenegro), uma professora aposentada, escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro e ajuda Josué (Vinícius de Oliveira),um garoto de oito anos cuja mãe foi atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Bastidores: -Recebeu em 1999, 2 indicações ao Oscar: Melhor Atriz (Fernanda Montenegro) e Melhor Filme Estrangeiro. Central do Brasil foi o primeiro trabalho como ator de Vinícius de Oliveira.

-Recebeu os prêmios de melhor filme e atriz no Festival de Berlim







O Primeiro Dia

(Brasil/ França, 1999)

Direção: Walter Salles, Daniela Thomas

Elenco: Fernanda Torres, Luiz Carlos Vasconcelos, Matheus Nachtergaele

Sinopse: O destino de João (Luiz Carlos Vasconcelos), encarcerado num presídio do Rio de Janeiro, nunca deveria se cruzar com o de Maria (Fernanda Torres), isolada em seu apartamento. Mas no dia 31 de dezembro de 1999, João foge da prisão. Maria vaga pelas ruas da cidade desamparada e abandonada pelo marido, enquanto João é perseguido nos becos e favelas de Copacabana. Começa a contagem regressiva da virada do ano. Estouram os primeiros fogos de artifício. Sem nenhuma perspectiva, Maria sobe para o telhado de seu prédio, mesmo lugar em que João busca se esconder. Nesse espaço entre o céu e a terra, na utopia de uma única noite, a cidade partida se abraça e o milagre se produz. Até a chegada do primeiro dia.



Linha de Passe

(Brasil, 2008)

Direção: Walter Salles, Daniela Thomas

Roteiro de Daniela Thomas,George Moura. Elenco: Vinícius de Oliveira (Dario), João Baldasserini (Dênis), José Geraldo Rodrigues (Dinho), Kaique de Jesus Santos (Reginaldo), Sandra Corveloni (Cleuza)

Sinopse: Dona Cleuza é uma empregada doméstica que cria sozinha numa casa em Cidade Líder, na periferia de São Paulo, quatro filhos, enquanto espera pelo quinto. Torcedora fanática do Corinthians, ela sofre com a idéia de ver seu time rebaixado para a segunda divisão.


Dinho é o filho mais velho de Dona Cleuza. Dono de temperamento explosivo, resolveu dar um novo rumo à sua vida passando a frequentar assiduamente uma igreja evangélica pentecostal ("O Espírito se move em Você") e com isso acabou virando motivo de gozação ("depois que virou crente não fala mais com os pecadores, não?"). Dinho trabalha como frentista num posto de gasolina onde tenta ganhar a confiança do chefe controlador, que não gosta nada quando o irmão de Dinho, o motoboy Dênis, quer encher o tanque "na faixa".

Dênis é um dos 300 mil motoboys da cidade. Com a grana que recebe mal consegue pagar as prestações da moto e ainda tem um filho, fruto de um relacionamento prematuro, para ajudar a criar. Dênis está numa penúria tão grande que pode acabar fazendo besteira...

Dario completa 18 anos em 17 de maio de 2007. Para ele, esta data significa muito, já que quando um garoto completa 18 anos deixa de participar das "peneiras", os processos de seleção para pleiteantes a carreira de jogador profissional de futebol. Dario é um meia-armador driblador, arrojado, mas às vezes isso não é suficiente para alcançar seu sonho.
Quando surge uma oportunidade de uma vaga no Tiradentes F.C., Dario resolve ir pro tudo ou nada.

Reginaldo é o filho mais novo de dona Cleuza e o único negro na família. Procura saber quem é seu pai, a quem procura compulsivamente depois que ficou sabendo que ele é um motorista de ônibus.

Enquanto isso o ralo da pia da cozinha entupiu.


Nenhum comentário: