Lisbela e o Prisioneiro

Caetano Veloso - Você Não Me Ensinou a Te Esquecer
Elza Soares - Espumas ao Vento
Cordel do Fogo Encantado - O Amor é Filme
Sepultura e Zé Ramalho - A Dança das Borboletas
Lisbela e o Prisioneiro

(Brasil, 2003)

Direção: Guel Arraes

Roteiro: Guel Arraes, Jorge Furtado e Pedro Cardoso, baseado em peça teatral de Osman Lins.

Elenco: Selton Mello (Leléu, Antonio da Anunciação), Débora Falabella (Lisbela de Nogueira e Lima), Virginia Cavendish (Inaura), Bruno Garcia (Douglas), Tadeu Mello (Cabo Citonho), André Mattos (Tenente Guedes), Lívia Falcão (Francisquinha), Marco Nanini (Frederico Evandro), Paula Lavigne (Monga), Aramis Trindade (Jurado)

Sinopse: A apaixonada por cinema Lisbela e seu noivo Douglas, que passou um mês no Rio e se considera um carioca "Xpérto", cheio de sotaques, escolhem o lugar numa sala de cinema para assistir a uma "comédia romântica com aventura em preto-e-branco em capítulos", AS METAMORFOSES DA ALMA.

Enquanto isso Antonio da Anunciação, conhecido como Leléu, é um trambiqueiro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade de Lisbela para vender um elixir, a "mais nova invenção da indústria farmacêutica", uma espécie de "viagra em garrafas".

O conservador delegado Tenente Guedes é o pai de Lisbela e tenta explicar para ela o que acontece na noite de núpcias.

Enquanto isso, durante uma encenação da Paixão de Cristo, Leléu envolve-se com Inaura, a esposa do matador de aluguel Frederico Evandro, o "Besta-fera das Alagoas" da cidade de Boavista.

Grafólogo, vidente, trapezista, e promotor de eventos, Leléu apresenta um espetáculo de "Monga - A Mulher Gorila" no parque de diversões . Lisbela vai assistir ao espetáculo e conhece Leléu, que lhe mostra o truque de espelhos utilizado para criar o efeito da transformação da mulher em gorila.Lisbela e Leléu logo se apaixonam.

Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença do matador Frederico Evandro que está atrás de Leléu e também chega à cidade disposto a matar o "artista". Leléu salva Frederico de ser atropelado por um boi bravo descontrolado e o matador oferece para matar um inimigo de Leléu como recompensa.
Leléu procura a delegacia para obter a licença para seu espetáculo da mulher-gorila e conhece o Cabo Citonho, e pergunta sobre a filha do delegado, procurando saber de Lisbela e acaba descobrindo que ela está de casamento marcado com Douglas.

Lisbela decide romper o noivado com Douglas, que decide contratar os serviços de Francisco Evandro para acabar com o novo namorado de Lisbela.

Mas Inaura chega à cidade disposta a fugir com Leléu.

Bastidores: Ganhou 2 prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Selton Mello) e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda outras 10 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Bruno Garcia e Tadeu Mello), Melhor Atriz Coadjuvante (Virginia Cavendish), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Montagem e Melhor Som.

Nenhum comentário: