Menina de Ouro


(Million Dollar Baby, EUA, 2004)
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Clint Eastwood (Frankie Dunn), Hilary Swank (Maggie Fitzgerald), Morgan Freeman (Eddie Scrap-Iron Dupris).
Sinopse: Frankie Dunn (Clint Eastwood) é um veterano treinador de boxe e dono de uma academia em Los Angeles, a "Hit Pit Gym". Para Frankie o boxe exige bem mais do que somente paixão. É um ato anti-natural, em que o lutador precisa enfrentar seus próprios instintos. Frankie gosta de estudar o idioma gaélico, de saborear uma boa torta de limão e de levar questões polëmicas religiosas para o padre nas missas de domingo. Uma das especialidades de Frankie como treinador é estancar os ferimentos de seus lutadores.
Maggie Fitzgerald (Hilary Swank) é uma garçonete que sonha ser campeã de boxe. Para atingir seu objetivo, procura o treinador Frankie Dunn que inicialmente resiste à idéia de treinar uma garota, mas depois acaba cedendo ä persistência e determinação dela. Maggie se torna um fenômeno no boxe, vencendo várias lutas por nocaute, até enfrentar a campeã mundial, a alemã-oriental Billie "Urso-Azul".
Eddie Dupris (Morgan Freeman) é um faz-tudo na academia de Frankie Dunn: trabalha como faxineiro, auxiliar, olheiro, caseiro e tesoureiro. Conhecido como Sr. Scrap, Eddie foi no passado lutador de boxe, mas numa luta dramática perdeu a visão de um olho e abandonou os ringues.
Bastidores: - Ganhou 4 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz (Hilary Swank) e Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman). Recebeu ainda outras 3 indicações, nas categorias de Melhor Ator (Clint Eastwood), Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.
- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Atriz - Drama (Hilary Swank). Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Ator Coadjuvante (Morgan Freeman) e Melhor Trilha Sonora.
- Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Atriz (Hilary Swank).
- Ganhou a enquete de "Melhor Filme da TV Aberta em 2007 na Comunidade do Orkut Filmes na TV Aberta.




Nenhum comentário: