Cafundó



(Brasil, 2006)
Direção: Paulo Betti e Clóvis Bueno .
Roteiro de Clóvis Bueno. Produzido por R.A. Gennaro, Virginia W. Moraes e Paulo Betti para a Prole de Adão e Laz Audiovisual. Elenco: Lázaro Ramos (Equilibrista na Praça da Sé / João de Camargo), Leona Cavalli (Ajudante do equilibrista / Rosário), Leandro Firmino (Cirino), Beto Guiz (Capataz da Feira de Muares), Ernani Moraes (Coronel Justino), Fausto Cascaes (Comendador), Adolfo Pimentel (Coronel), Altamar Cezar (Coronel) e Geisa Costa (Negra no Batuque).
Sinopse: João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.
Cafundó era o nome do local onde os escravos se refugiavam, caracterizando-se como se fosse uma "África imaginada".
Bastidores: Ganhou 4 Kikitos de Ouro no Festival de Gramado 2005, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Lázaro Ramos), Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Prêmio Especial do Júri.
Exibido na 29a. Mostra BR de Cinema.


Nenhum comentário: