SEGUNDA 01.12.08

CINE BAND CLÁSSICOS
1h15 Band - Terra de Ninguém
(No Man's Land, Bósnia, Eslovênia, Itália, França, Reino Unido e Bélgica, 2001)
Direção: Danis Tanovic
Elenco: Branko Djuric, René Bitorajac, Filip Sovagovic, Simon Callow, Katrin Cartlidge, entre outros.
Sinopse: A ação se restringe ao curto espaço de uma trincheira entre as duas linhas inimigas. Nela acabam se encontrando o soldado bósnio Chiki (Branko Djuric) e o sérvio Nino (René Bitorajac).
Na noite anterior, um grupo de soldados bósnios perdera-se na névoa e aguarda clarear, para prosseguir seu caminho. Pela manhã, são atacados por sérvios. Somente Chiki sobrevive. Esconde-se na trincheira, esperando o momento certo de fugir.
Nesse ínterim, o comandante sérvio manda dois soldados averiguarem a região. Eles só encontram os mortos e resolvem fazer uma armadilha. Colocam uma mina explosiva sob o corpo de Cera (Filip Savagovic), exatamente na trincheira onde Chiki está escondido. Quando o descobrem, inicia-se um tiroteio.
Restam Chiki e Nino, os inimigos. Os dois não concordam em nada e discutem o tempo inteiro. Até que Cera dá sinais de estar vivo. Chiki e Nino descobrem que precisam se unir e resolver um problema.
Se Cera se mexer, nada restará. Eles dão um jeito de chamar a atenção das linhas de ataque, para que representantes da Nações Unidas os socorram.
A estratégia dá certo e o sargento francês vai para a trincheira. Porém, recebe ordens de seus superiores para retornar, pois a situação é muito complicada. Ele não aceita e usa a presença da imprensa para pressionar o comando. Com isso, consegue que um especialista em minas compareça ao local.
A partir daí, monta-se um circo. Somente os inimigos falam a mesma língua, a comunicação é muito difícil. Contudo, a maioria consegue, ao menos, falar rudimentos de inglês.
Realista, Tanovic vai às últimas conseqüências, mostrando a hipocrisia dos dirigentes da ONU, preocupados mais em preservar a imagem da instituição do que em resolver o drama dos soldados. É um final doloroso. Mais uma vez constata-se a estupidez da guerra e a maneira cega como agem aqueles que estão diretamente envolvidos nela.
Exibição Anterior: Band 07.01.08 Cine Band Clássicos

SESSÃO DE GALA
1h55 Globo - Adaptação
(Adaptation, EUA, 2005)
Direção: Spike Jonze
Roteiro
de Charlie Kaufman e Donald Kaufman, baseado em livro de Susan Orlean. Elenco: Nicolas Cage, Meryl Streep, Chris Cooper, Cara Seymour, Tilda Swinton, Ron Livingston
Sinopse: Charlie Kaufman (Nicolas Cage) precisa de qualquer maneira adaptar para o cinema o romance "The Orchid Thief", de Susan Orlean (Meryl Streep). O livro conta a história de John Laroche (Chris Cooper), um fornecedor de plantas que clona orquídeas raras para vendê-las a colecionadores. Porém, além das dificuldades naturais da adaptação de um livro em roteiro de cinema, Charlie precisa lidar também com sua baixa auto-estima, sua frustração sexual e ainda Donald, seu irmão gêmeo que vive como um parasita em sua vida e sonha em também se tornar um roteirista.
Bastidores: - Ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Chris Cooper), além de ter sido indicado nas seguintes categorias: Melhor Ator (Nicolas Cage), Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep) e Melhor Roteiro Adaptado.
- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Chris Cooper) e Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep). Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Diretor, Melhor Ator - Comédia/Musical (Nicolas Cage) e Melhor Roteiro.
- Ganhou o BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado, além de ter sido indicado em outras 3 categorias: Melhor Ator (Nicolas Cage), Melhor Ator Coadjuvante (Chris Cooper) e Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep).

CINEMA EM CASA
14h15 SBT - Uma Festa de Arromba
(House Party, EUA, 1990)

SESSÃO DA TARDE
16h05 Globo - Meu Primeiro Amor - Parte 2
(My Girl 2, EUA, 1994)

TELA QUENTE
22h15 Globo - E Se Fosse Verdade
(Just Like Heaven, EUA, 2005)

Nenhum comentário: