ESTRÉIAS NOS CINEMAS

Queime Depois de Ler
(Burn After Reading, EUA, 2008)
Direção: Ethan Coen, Joel Coen
Elenco: Brad Pitt (Chad Feldheimer), George Clooney (Harry Pfarrer), John Malkovich (Osbourne Cox), Frances McDormand (Linda Litzke), Tilda Swinton (Katie Cox)
Sinopse: Osbourne "Ozzie" Cox, inconformado com o que considera ser "politicagem dos burocratas" da CIA, demite-se da função de agente de espionagem e resolve dedicar-se a escrever um livro de memórias, gravando suas revelações bombásticas no seu computador.
Ozzie é casado com a médica Katie Cox, que está insatisfeita com o marido e tem buscado ajuda de advogados para preparar-se para o divórcio. Aconselhada por esses advogados, ela passa a vasculhar o computador do marido e grava um CD recheado de informações mais ou menos sigilosas (mais pra menos do que pra mais).
Harry Pfarrer é um policial paranóico, que anda sempre armado e vigilante. Para ele, sempre tem alguém o perseguindo (e de fato tem). Harry é casado com a escritora de livros infantis Sandy Pfarrer. Os Pfarrers frequentam a casa dos Cox, apesar de Sandy achar Katie uma "vaca fria e egocêntrica", que é a mesma opinião que Katie tem de Sandy.
Katie Cox é uma das amantes de Harry Pfaffer, um assíduo frequentador de um site de namoros pela internet.
O mesmo site é frequentado por Linda Litzke, que trabalha na Academia de ginástica "Hardbodies Fitness Center" e que para se "reinventar" resolve consultar um médico que recomenda 4 procedimentos cirúrgicos: lipoaspiração, renoplastia, cirurgia plástica e aumento dos seios. O problema é que o plano de saúde de Linda não está muito propenso a bancar esses procedimentos.
A "Hardbodies Fitness Center" é frequentada por executivos, advogados e jovens senhoras. Chad Feldheimer, um personal trainner, fica entusiasmado quando Manolo, outro funcionário da Academia, encontra no chão de um dos vestiários um CD contendo informações mais ou menos valiosas (mais pra menos do que pra mais) e decide bancar o bom samaritano devolvendo o CD ao seu dono...em troca de uma boa recompensa.
Notas da Crítica:

Fernanda Teixeira, Almanaque VirtuaL: 5/5
Daniel Oliveira, Pílula Pop: 80/100
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 4/5
Marcelo Hessel, Omelete: 4/5

Mario Abbade, Almanaque Virtual: 4/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5

Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 3/4
Geo Euzebio, Cineplayers: 7/10

Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Andy Malafaya, Cineplayers: 6/10

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 3/5
Frini Georgakopoulos, Almanaque Virtual: 3/5
Rodrigo Fonseca, Almanaque Virtual: 3/5

Terra Vermelha
(Birdwatchers, Itália/Brasil, 2008)
Direção: Marco Bechis
Elenco: Claudio Santamaría, Alicelia Batista Cabreira, Chiara Caselli, Abrisio Da Silva Pedro, Ademilson Concianza Verga, Ambrosio Vilhalva, Mateus Nachtergaele, Fabiane Pereira Da Silva, Nelson Concianza, Poli Fernandez Souza, Leonardo Medeiros, Inéia Arce Gonçalves, Eliane Juca Da Silva
Sinopse: Reserva Florestal no Mato Grosso do Sul. Um barco a motor leva turistas que observam deslumbrados e atônitos a um grupo de indígenas que surgem no meio da densa floresta na margem do rio com as caras pintadas e arcos e flechas à mão. Como vivem aqueles indígenas? O que significam aquelas pinturas? Eles conseguiram se manter totalmente isolados da "civilização"? São agressivos?
O barco segue seu rumo e o passeio exótico cumpre seu objetivo mas a vida segue na aldeia.
O suicídio de duas meninas desperta uma comunidade Guarani-Kaiowá para a necessidade de resgatar suas próprias origens, perdidas pela interferência do homem branco, que os isolou em reservas florestais à mercê dos produtos de sua caça, cada vez mais escassas, e ao comércio local, controlado pelo astuto Dimas.
Os Guarani- Kaiowás, liderados pelo patriarca Nadio, resolvem retomar a "takoha", a terra onde seus antepassados viveram e estão enterrados. Acontece que tais terras estão situadas na atual propriedade do fazendeiro Lucas Moreira, que não gosta nada de encontrar um acampamento de indígenas na beira da estrada em frente a seu terreno.
Enquanto isso, o jovem Osvaldo, filho da índia Lia, começa a ser treinado para ser um xamã, e espantar os espíritos do mal da floresta. Certo dia ele vai furtivamente buscar água no rio que corta a fazenda e conhece a filha do fazendeiro, Maria.
O filho de Nadio, Irineu, companheiro de caçadas de Osvaldo, não compreende o apego do pai ao passado e à cultura nativa, sente-se atraído pela "modernidade" e é rejeitado pela índia Mami, que o considera muito novo.

Notas da Crítica:
Sergio Rizzo, Folha Ilustrada: 4/4
Erico Borgo, Omelete: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Anderson Vittorino, Almanaque Virtual: 3/5

Mariana Souto, Pílula Pop: 60/100
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 3/5

Garage Olimpo
(Argentina/ Itália, 1999)
Direção: Marco Bechis
Elenco: Antonella Costa, Carlos Echevaria e Dominique Sanda
Sinopse: Tentando melhorar a cidade em que vive, a idealista Maria dá aulas em favelas, onde alfabetiza adultos num trabalho voluntário. Isso, porém, é o suficiente para que os oficiais da ditadura militar argentina invadam sua casa. O esquadrão, liderado por Tigre, prende a jovem e a leva sem prestar qualquer tipo de explicação para a família, que passa a procurá-la desesperadamente.
Depois de levada para a Garage Olimpo, local onde são feitos os brutais interrogatórios, Maria passa a ser torturada pelos oficiais. Um deles, Félix, no entanto, tem um tratamento diferente com ela. Conhecendo a prisioneira de vista, de fora dali, o soldado tenta protegê-la dos colegas, sem obter muito sucesso. Nem mesmo Maria reconhece seus esforços e o trata com repugnância.

Notas da Crítica:
Alysson Oliveira, Cineweb: 4/5

O Mistério da Estrada de Sintra
(Brasil/ Portugal, 2007)
Direção: Jorge Paixão da Costa
Elenco: Ivo Canelas, António Cerdeira, Bruna Di Tullio, Rogério Samora, José Pedro Vasconcelos, Gisele Itié, Flávio Galvão, James Weber-Brown, Nicolau Breyner.
Sinopse: Verão de 1870. Dois escritores.
Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão escrevem um policial a quatro mãos para o Diário de Noticias. Ramalho é raptado. O desafio está lançado.
As personagens parecem reais e as perseguições não param. Quem ameaça os escritores? Será o Conde ou o primo Vasco? Conseguirá a Condessa viver o seu amor?
Quem conquista a sedutora Cármen?
O folhetim avança e Lisboa entra em alvoroço.
Sucedem-se ameaças, duelos, intrigas e sexo numa crítica à sociedade portuguesa da época. Um filme onde o amor é mais forte do que a tradição, a intriga escapa às evidências e tudo corre freneticamente, como num jogo.

Rede de Mentiras
(Body of Lies, EUA, 2008)
Direção: Ridley Scott
Elenco
: Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Mark Strong, Carice van Houten, Oscar Isaac, Vince Colosimo, Michael Gaston, Golshifteh Farahani, Ali Suliman, Simon McBurney, Bijan Daneshmand, Jennifer Rouse, Ali Khalil, Clara Khoury, Omar Berdouni
Sinopse: Roger Ferris (Leonardo DiCaprio) é o melhor homem que o Serviço Secreto americano tem no Oriente Médio. Seus trabalhos dependem das ordens do burocrata Ed Hoffman (Russell Crowe). Ambos estão no encalço de um terrorista, mas precisam contar com o Serviço Secreto da Jordânia para capturá-lo. Porém, oficial e subordinado usam métodos diferentes.
Adaptação do romance "Body of Lies", escrito por David Ignatius.
Notas da Crítica:
Frini Georgakopoulos, Almanaque Virtual: 4/5
Alfredo de La Mancha, Delfos: 3,5/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5

Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 3/5
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5

Rafael Ferraz, CineNet: 3/5
Renato Silveira, Cinematório: 6/10
Sergio Rizzo, Folha Ilustrada: 2/4
João Marcelo Mattos, Almanaque Virtual: 2/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 2/5

Deserto Feliz
(Brasil / Alemanha, 2007)
Direção: Paulo Caldas
Elenco: Peter Ketnath (Mark), Nash Laila (Jéssica), Zezé Motta (D. Vaga), Servílio Holanda (Biu), João Miguel (Mão de Veia), Magdale Alves (Maria), Hermila Guedes (Pâmela), Aramis Trindade (Rauariu), David Rosenbauer (Christopher), Marília Mendes (Jaqueline), Elane Nascimento (Daiane)
Sinopse: Jéssica (Nash Laila) é uma jovem de 14 anos que vive em Deserto Feliz, uma cidade do sertão pernambucano. Após ser violentada pelo padrasto, sob o olhar cúmplice de sua mãe, ela decide fugir para Recife. Ao chegar na cidade ela passa a trabalhar no turismo sexual, até conhecer o afeto através de Mark (Peter Ketnath), um turista alemão.
Bastidores: - Ganhou 4 Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, nas categorias de Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte. Ganhou também o Prêmio da Crítica.

Notas da Crítica:
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5
Sergio Rizzo, Folha Ilustrada: 3/4

Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Daniel Schenker, Almanaque Virtual: 3/5
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 3/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5

Fronteira
(Brasil, 2008)
Direção: Rafael Conde
Elenco: Alexandre Cioletti; Berta Zemel, Débora Gomez
Sinopse: Fronteira narra uma história de amor e mistério em um velho sobrado onde vive Maria Santa, jovem cuja fama de milagreira ultrapassa as montanhas do interior de Minas. A chegada de dois novos personagens terá efeitos perturbadores sobre Maria Santa: um viajante, com quem vive uma intensa paixão, e Tia Emiliana, velha senhora empenhada em preparar um grande milagre.
Notas da Crítica:
Alysson Oliveira, Cineweb: 4/5


Um Amor de Vizinho
(The Neighbor, EUA, 2007)
Direção: Eddie O´Flaherty
Roteiro
: Eddie O´Flaherty,J.P. Davis
Elenco: Matthew Modine (Jeff), Gina Mantegna (Ally), Ed Quinn (II) (Jonathan), Michèle Laroque (Christine)
Sinopse: Jeff está à beira de um ataque de nervos porque seus negócios estão se afundando.As coisa ficam ainda piores quando entra em conflito com Christine, uma corretora de imóveis que pensa que Jeff está deixando seu apartamento.
Notas da Crítica:
Marcelo Hessel, Omelete: 1/5

Nenhum comentário: