Cabra-Cega


(Brasil, 2005)
Direção: Toni Venturi
Elenco: Leonardo Medeiros, Débora Duboc, Jonas Bloch, Michael Bercovitch, Bri Fioca, Odara Carvalho
Sinopse: Escondidos no apartamento do arquiteto Pedro (Michel Bercovitch), num bairro tradicional de São Paulo, Thiago (Leonardo Medeiros) e Rosa (Débora Duboc), dois jovens militantes da luta armada, vivem o sonho e o pesadelo do projeto revolucionário durante os "Anos de Chumbo" da história brasileira. Thiago é o comandante de um "grupo de ação" de uma das organizações da ultra-esquerda brasileira, que enfrentou o poder militar. Ferido à bala em uma emboscada da polícia, é obrigado a se esconder na casa de Pedro. Rosa, uma militante de base e filha de operário, é o contato de Thiago com o mundo e também sua enfermeira. Mateus (Jonas Bloch), o dirigente da organização, trabalha incansavelmente para salvar o que restou dos seus quadros. Em setembro de 1971, a organização está debilitada e discute o abandono da estratégia armada. O projeto de derrubar a ditadura pela violência fracassou completamente e é esse fracasso que os militantes precisam encarar enquanto fogem da perseguição feita pela ditadura militar.
Bastidores: - Recebeu 2 indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias de Melhor Maquiagem e Melhor Edição.
- Ganhou 5 Candangos de Ouro no Festival de Brasília, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Júri Popular, Melhor Diretor, Melhor Ator (Leonardo Medeiros), Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte.
- Ganhou o Prêmio Especial pela Pesquisa Histórica, no Festival de Brasília.- Ganhou o prêmio de Melhor Filme - Júri Popular, no Festival de Campo Grande.
- Ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Débora Duboc), no Prêmio Contigo! de Cinema.

Nenhum comentário: