A Batalha do Passinho - O Filme



(Brasil, 2013)
Direção: Emílio Domingos
Sinopse: O documentário A Batalha do Passinho de Emílio Domingos, retrata esse fenômeno do funk. Descobre como a cultura ao redor do mundo funk se expandiu para além dos bailes, djs e polêmicas já conhecidas – criando asas virtuais, conectando as imagens e os imaginários desses jovens.

A batalha é uma espécie de desafio público de dançarinos. As disputas são feitas pelo pleno prazer e liberdade de inventar e improvisar novos passos de dança, o desafio é desbancar o outro dançarino. O Passinho é uma dança de movimentos acelerados que exigem dos garotos muito preparo físico para a realização desses movimentos.

O passinho nasce do mundo funk e leva para novos caminhos sua história. Assumindo que o funk é sem dúvida a maior manifestação cultural carioca do século XXI, o documentário explora o lado positivo e massivo que os passinhos vão ganhando nas comunidades periféricas e em várias camadas sociais da cidade.
O passinho não é apenas uma moda ou diversão gratuita da juventude carioca. Ele é também o retrato de uma geração que tornou-se criativa e independente do senso comum sobre sua própria cultura. Inventam os passos e também inventam novas formas de sociabilidade e circulação de suas criações e idéias. Como no funk, o passinho se torna um novo mundo para entendermos alguns pontos fundamentais da atual sociedade carioca.

http://abatalhadopassinhofilme.wordpress.com/

Estreou no dia 31 de janeiro de 2014 somente no Cinesesc

Nenhum comentário: