SEXTA 10.04.09

INTERCINE0h45 Globo
Acontece nas Melhores Famílias
(It Runs in the Family, EUA, 2003)
Direção: Fred Schepisi
Elenco: Michael Douglas (Alex Gromberg), Kirk Douglas (Mitchell Gromberg), Rory Culkin (Eli Gromberg), Cameron Douglas (Asher Gromberg), Diana Douglas (Evelyn Gromberg), Michelle Monaghan (Peg Maloney), Geoffrey Arend (Malik), Sarita Choudhury (Suzie), Irene Gorovaia (Abby Staley), Annie Golden (Deb), Mark Hammer (Stephen Gromberg), Audra McDonald (Sarah Langley), Josh Pais (Barney), Bernardette Peters (Rebecca Gromberg), Louie Torrellas (Jeremy), Jonathan Mondel (Morgan), Wynter Kullman (Katie), Kelly Overton (Erica), Marc Damon Johnson (Professor Edwards),
Sinopse: Os Gromberg são uma família de sucesso que enfrentam um grande problema: a dificuldade de relacionamento entre eles. Mesmo com todos os integrantes da família morando em Nova York, cada um tem suas preocupações e afazeres próprios, que fazem com que eles apenas se encontrem ocasionalmente em eventos. Entre eles está Mitchell (Kirk Douglas), o patriarca da família, que relutantemente precisa aceitar que não é imortal. Alex (Michael Douglas), seu filho mais novo, vive preocupado em não cometer os mesmos erros de seu pai quando jovem. Já Asher (Cameron Douglas), o filho mais velho de Alex, está apenas interessado em amor, sexo e rock'n'roll.
venceuUm Gigante de Talento
(The Air Up There, EUA, 1994)

2h45 Globo - Ritmo Total
(Drumline, EUA, 2002)
Direção: Charles Stone III
Elenco: Nick Cannon, Zoe Saldana, Orlando Jones, Leonard Roberts, GQ, Jason Weaver, Earl C. Poitier, Candace Carey, Shay Roundtree, Miguel A. Gaetan, J. Anthony Brown, Afemo Omilami, Angela E. Gibbs, Tyreese Burnett, Brandon Hirsch
Sinopse: O jovem bateirista negro de hip-hop, Devon Miles (Nick Cannon), ganha uma bolsa de estudos para estudar numa universidade de Atlanta, conhecida por sua tradicional banda de marchas. Quando ele começa se destacar entre os bateiristas da banda, o antigo baterista, começa a procurar algo sobre a vida de Miles que possa prejudicá-lo e descobre que o calouro pode ser uma fraude, relatando isso ao diretor da banda da escola.

CINEMA EM CASA14h45 SBT - Judas e Jesus - a História da Traição
(Judas, EUA, 2004) - Feito para a TV

SESSÃO DA TARDE15h25 Globo - Maria Filha de Seu Filho
(Maria, figlia del suo figlio, Itália, 1999)- feito para TV
Direção: Fabrizio Costa
Elenco:Yael Abecassis, Nancho Novo, Caterina Vertova, Nicholas Rogers, Ana Fernandez, Franco Castellano
Sinopse: A vida de Maria, virgem que deu a luz ao filho de Deus, é esmiuçada nessa trama. A história começa retratando sua infância, adolescência, fala de sua relação com José e do nascimento, morte e paixão de Jesus, seu filho.
Notas da Crítica:
Paulo Santos Lima, Folha Ilustrada: 1/4 ("Telefilme sobre a vida de Maria, mãe de Jesus, que, por sua duração alongada -176 min.- , será devidamente cortado pela emissora.").

23h Globo - Tratamento de Choque
(Anger Management, EUA, 2003)
Direção: Peter Segal
Elenco:
Jack Nicholson (Dr. Buddy Rydell), Adam Sandler (Dave Buznik), Marisa Tomei (Linda), Krista Allen (Stacy), Allen Covert (Andrew), Kurt Fuller (Frank Head), Conrad Goode (Bailiff), Heather Graham (Kendra), Luis Guzmán (Lou), Woody Harrelson (Galaxia)
Sinopse: Dave Buznik (Adam Sandler) é um pacato empresário que é condenado por um crime e sentenciado a realizar um tratamento para controlar seu temperamento. O encarregado de realizar este tratamento é o Dr. Buddy Rydell (Jack Nicholson), um louco psiquiatra que tem seus próprios problemas de temperamento e parece ser o único capaz de tirar Buznik do sério.
Notas da Crítica:
Paulo Santos Lima, Folha Ilustrada: 2/4 ("A direção de Segal quase consegue afundar, mas Nicholson e Sandler seguem avante e muito bem.").
Exibição Anterior= Globo Supercine 29.03.08


TELA DE SUCESSOSSBT - Maria Madalena(Gli Amici di Gesù - Maria Maddalena, EUA/Alemanha, 2000)-feito para a TV

DIVERCINE23h40 TV Cultura - Respiro(Itália/ França, 2002)
Direção: Emanuele Crialese
Elenco: Valeria Golino, Vincenzo Amato, Francesco Casisa, Veronica DAgostino, Filippo Pucillo, Muzzi Loffredo, Elio Germano, Avy Marciano
Sinopse: Lampedusa é uma ilha a oeste da Sicília onde gangues de rapazes brigam violentamente perto dos rochedos. À primeira vista, a vida lá pode ser tão monótona quanto acolhedora; tão sufocante quanto charmosa. Grazia (Valeria Golino) é uma jovem mãe de uma adolescente e dois meninos. Muito liberal e jovial, sua conduta logo desperta comentários maldosos na ilha, colocando toda a família em uma situação difícil. Seu marido, o apaixonado Pietro (Vincenzo Amato), tenta protegê-la disso, mas Grazia parece não se incomodar com o falatório e continua agindo da mesma maneira.
Notas da Crítica:
Paulo Santos Lima, Folha Ilustrada: 3/4 ("O talentosíssimo Emanuele Crialese aborda sensorialmente uma condição cultural e existencial única, geografando um trecho circunscrito do litoral italiano. E preste atenção na água, elemento estético e fundamental neste grande filme.").
Encontrando Forrester
(Finding Forrester, EUA, 2000)
Direção: Gus Van Sant
Elenco: F Murray Abraham, Robert Brown, Anna Paquin, Michael Nouri, Matt Damon, Sean Connery
Sinopse: Jamal é um jovem negro de 16 anos, morador do Bronx, que tem um talento especial para letras e para o basquete. Quando ele é enviado para uma escola de elite, que exige bastante de seus alunos, tem uma surpresa: conhece William Forrester, um renomado autor que abandonou a literatura para viver recluso. É o inicio de uma grande amizade.

CORUJÃO
3h35 Globo - Um Canto de Esperança
(Paradise Road, Austrália/ EUA, 1997)
Direção: Bruce Beresford
Elenco: Glenn Close, Frances Mcdormand, Pauline Collins, Cate Blanchett, Jennifer Ehle, Julianna Margulies
Sinopse: Durante a II Guerra, um grupo de mulheres diferentes entre si, que falam línguas distintas e têm hábitos peculiares, são mantidas como prisioneiras pelos japoneses em um campo de concentração no interior de Sumatra. Elas resolvem se unir para formar um coral muito especial: juntas, suas vozes conseguem dar valor à vida. Baseado em fatos reais, o filme teve como roteiro depoimentos de sobreviventes.
Notas da Crítica:
Paulo Santos Lima, Folha Ilustrada: 2/4 ("Beresford é mão pesada, mas, enfim, as ótimas atrizes são uma luz na madrugada.")


CINEMA EM CASA
14h15 SBT - Irmão Sol, Irmã Lua
(Fratello sole, sorella luna, Italia, 1972)
Direção: Franco Zeffirelli
Elenco
: Graham Faulkner, Judi Bowker, Leigh Lawson, Adolfo Celi
Sinopse: A história de São Francisco de Assis aqui é contada com o lirismo de Zeffirelli (Romeu e Julieta). O filme enfoca os primeiros anos da vida de Francisco, um mimado filho de aristocratas que parte para guerra animado e volta completamente transtornado. Ele então renuncia às riquezas da família e procura na comunhão com a natureza, traçar seu próprio destino, livre do apego às propriedades materiais. Irmão Sol, Irmã Lua mostra essa surpreendente, gratificante e significativa experiência, que transformou Francisco em santo e fundou uma doutrina, para conquistar a união espiritual com o mundo.
Bastidores: Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Direção de Arte
- Recebeu uma indicação ao BAFTA, na categoria de Melhor Figurino.
Notas da Crítica:
Inácio Araujo, Folha Ilustrada: 1/4 (Zeffirelli, um dos maiores sacrílegos do cinema, arma aqui um insuportável jogo de texto enfadonho e canastrice generalizada.")


CINE BRASIL
23h40 TV Cultura - Guerra do Brasil
(Brasil, 1987)
Direção: Sylvio Back
Sinopse: A produção se desenrola entre os anos de 1864 e 1870 em meio a Guerra do Paraguai. Depoimentos de historiadores e figuras do imaginário popular compõem o documentário para ilustrar uma importante passagem da história do País.
O filme traz fotos e quadros sobre o conflito, cenas de três filmes de ficção – um argentino e dois brasileiros –, além de passagens com a atriz paraguaia Patrícia Abente, ao interpretar trechos da peça Elisa, que retrata a vida de Francisco Solano López – político e militar que provocou a respectiva guerra – e sua então amante.
O cineasta revela dados sobre o conflito sangrento, tenta eliminar falsos planos criados pela versão patriótica que costumam prevalecer sobre os fatos dos bancos escolares e ilumina o buraco negro que é o tema no imaginário de brasileiros, argentinos e paraguaios.
A obra levou quatro anos para ser concluída. A produção visita os locais onde ocorreram os principais fatos e batalhas, com coletas de depoimentos de historiadores e reunião de lembranças de pessoas que vivem ainda nos antigos campos de batalha. Guerra do Brasil abre espaço para diversas versões, além de discutir a figura do ditador Solano López, tirano que fez inúmeros sacrifícios em nome do povo, segundo pesquisa de Back. O diretor avalia também a performance do militar brasileiro Duque de Caxias na batalha de Lomas Valentinas, considerada o início do fim da Guerra do Paraguai, e mostra os perfis destes personagens.
Bastidores: O filme Guerra do Brasil ganhou o Prêmio Especial do Júri no Rio Cine Festival em 1987, além do prêmio de melhor roteiro no primeiro Festival de Cinema de Natal, no mesmo ano.

Nenhum comentário: