SÁBADO 18.04.09


CINE BRASIL
23h40 TV Cultura - Yndio do Brasil
(Brasil, 1995)
Documentário
Direção: Sylvio Back
Sinopse
: Com cenas de 100 filmes diferentes, nacionais e estrangeiros - de ficção, cine-jornais e documentários - a obra conta com oito poemas escritos especialmente para sua realização e revela como o cinema vê e ouve o índio brasileiro, desde quando foi filmado pela primeira vez, em 1912. Yndio do Brasil não tem narração porque, segundo Back, a idéia era fazer um filme "poético sobre a desnaturalização do índio". As imagens surpreendentes parecem transportar o espectador a um universo indígena cruel e mágico.
Entre as imagens, estão desde os primeiros registros dos índios – em 1912 – até trechos de filmes americanos e alemães feitos na década de 80. Isso sem falar na influência de filmes nacionais, como o Descobrimento do Brasil (1932), de Humberto Mauro, e Como era gostoso o meu francês (1970), de Nelson Pereira do Santos.
Exibição Anterior: 01.03.08 Cine Brasil TV Cultura
SBT - Sob o Domínio do Mal
(The Manchurian Candidate, EUA, 2004)
Direção: Jonathan Demme
Roteiro: Daniel Pyne e Dean Georgaris, baseado em livro de Richard Condon. Elenco: Denzel Washington (Ben Marco), Meryl Streep (Eleanor Shaw), Liev Schreiber (Raymond Shaw), Jeffrey Wright (Al Melvin), Kimberly Elise (Rosie), Jon Voight (Senador Thomas Jordan), Ted Levine (Coronel Howard), Miguel Ferrer (Coronel Garret), Bruno Ganz (Delp)
Sinopse: Ben Marco (Denzel Washington) é um soldado que, em meio a Guerra do Golfo, é sequestrado pelo inimigo, juntamente com sua tropa. Alguns anos depois, já em sua casa, Ben começa a se lembrar do processo de lavagem cerebral pelo qual passou enquanto esteve preso, que fazia com que obedecesse ordens sem contestá-las. Com um de seus companheiros de tropa, Raymond Shaw (Liev Schreiber), agora concorrendo a um cargo na vida política do país, Ben tenta entrar em contato com ele, temendo que ele esteja sendo controlado neste exato momento.
Bastidores: - Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep).
- Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep).
Remake de The Manchurian Candidate (1962, de John Frankenheimer)


SUPER TELA
23h Record - Falando de Sexo
(Speaking of sex, EUA, 2004)
Direção: John McNaughton
Elenco: James Spader, Melora Walters, Jay Mohr, Nathaniel Arcand, etc.
Sinopse: Melinda e Dan formam um casal com sérios problemas matrimoniais. Dan faz uso de Viagra para ter relações com sua esposa, mas não precisa do remédio quando transa com sua amante, uma bela garçonete. O casal acaba procurando o auxílio de dois terapeutas: uma consultora matrimonial, a doutora Emily Page, e um especialista em depressão, o doutor Roger Klink, que, por sua vez, envolve-se com Melinda. Quando o casal resolve reaquecer seu casamento, passando uma ardente noite em um motel, o doutor Klink invade o quarto, numa crise de ciúmes. Os papéis se invertem e o casal acaba por agir como conselheiro dos profissionais que deveriam estar lhe ajudando.

SUPER TELA
23h Record - Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
(Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004)
Direção: Michel Gondry
Roteiro de Charlie Kaufman. Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Tom Wilkinson, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood
Sinopse: Joel Barish (Jim Carrey) acorda num certo dia dos Namorados com uma crise de depressão e uma inexplicável vontade de faltar no trabalho e pegar um trem e visitar uma praia em Montauk.
Clementine Kruczynski (Kate Winslet) é uma vendedora de livros que num certo dia dos Namorados conhece e se apaixona pelo tímido Joel Barish.
Joel Barish e Clementine Kruczynski mantiveram uma relação tumultuada e apaixonada por algum tempo.
Joel e Clementine são uma espécie de “Eduardo e Mônica” . Ele achava estranho a tinta no cabelo dela e ela reclamava que ele não sabia se comunicar. Ele dizia para ela que “falar sem parar não é se comunicar”. Eles brigam quando ela chega em casa tarde, bêbada e após bater o carro num hidrante. Ela se irrita quando ele deixa fios de cabelo grudados no sabonete depois do banho... “Isso é repulsivo!”.
Desiludida com o fracasso das tentativas de fazer com que a relação "dê certo" , Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter ao tratamento experimental do Dr. Howard Mierzwiak (Tom Wilkinson) que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber da atitude de Clementine, Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também decide se submeter ao tratamento experimental.
A primeira coisa a ser feita é trazer para o consultório todo tipo de objetos que lembrem o relacionamento: fotos, roupas, presentes, livros, CDs, anotações. Esses objetos serão utilizados para mapear o cérebro de Joel.
Durante o processo de apagamento, Joel decide que não quer mais apagar Clementine. Porém, o processo está em andamento e não pode mais ser cancelado. As memórias são apagadas em ordem inversa à dos acontecimentos, ou seja, as coisas que aconteceram depois são apagadas antes do que as que aconteceram antes. O desafio para Joel passa a ser tentar "driblar mentalmente" a cirurgia enquanto ela acontece. A forma que Joel usa para tentar driblar o apagador é criar novas lembranças de Clementine, guardando essas lembranças em pontos bem escondidos das suas memórias. Será que vai dar certo ?
Bastidores: -Estreou no dia 16 de julho de 2004 em São Paulo.
- Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Atriz (Kate Winslet).
- Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical (Jim Carrey), Melhor Atriz - Comédia/Musical (Kate Winslet) e Melhor Roteiro.
- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Edição e Melhor Roteiro Original. Recebeu ainda outras 4 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Jim Carrey) e Melhor Atriz (Kate Winslet).
- Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Filme Não-Europeu.
- Recebeu uma indicação ao Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Filme Estrangeiro.

3 comentários:

Marcos Tony disse...

Oi. Faço uma coluna sobre TV no site "VcFaz.net" (site colaborativo onde nós leitores, podemos dar nossa colaboração. A coluna que faço é uma reprodução de notícias de vários sites, de modo a agilizar a vida de quem não dispõe de muito tempo para pesquisas on line. Assim, encontram tudo num só lugar) e descobri seu blog hoje procurando por sites que divulguem filmes da TV Aberta. Seu blog está de parabéns e vou incluir seus textos na minha coluna com a devida citação de fonte e link para seu blog, ok?
Obrigado!
Abaixo link para o site:
http://www.vcfaz.net/

Clique na aba "Televisão" e veja na coluna "MIX NEWS".

airtonshinto disse...

Marcos Tony,
Obrigado pela visita e fique a vontade para usar o material do filmesberta.

Marcos Tony disse...

Muito obrigado, Airton!