SEXTA 01.05.09

INTERCINE1h45 Globo
A Hora do Espanto
(Fright Night, EUA, 1985)
Direção: Tom Holland
Elenco: Chris Sarandon (Jerry Dandrige), William Ragsdale (Charley Brewster), Amanda Bearse (Amy Peterson), Roddy McDowall (Peter Vincent), Stephen Geoffreys (Ed Thompson)
Sinopse: Para o jovem Charley Brewster (William Ragsdale) nada poderia ser melhor que um velho filme de terror bem tarde da noite na TV no programa "Fright Night", apresentado por Peter Vincent (Roddy McDowell), o "Grande Matador de Vampiros".
Certa noite, Charley e sua namorada Amy Peterson trocavam beijinhos no quarto dele quando Charley não pôde deixar de reparar, pela janela, que seus dois novos vizinhos, Jerry Dandrige e Billy Cole, carregavam um caixão fúnebre pelo quintal.
Dias depois, no noticiário da TV, Charley fica sabendo que uma prostituta foi encontrada morta perto de sua casa. Acontece que a mesma prostituta foi vista por Charley indo para a casa dos vizinhos no dia anterior.
Convencido de que os vizinhos devem estar envolvidos de alguma forma no crime, Charley decide ficar de vigília à noite, espionando pela janela o que ocorre na casa ao lado. É então que ele descobre que Jerry Dandrige é um vampiro.
O problema é que ninguém acredita na história de Charley, nem sua mãe, nem a polícia, nem o melhor amigo de Charley, o brincalhão Ed "Evil" Thompson, nem Amy, que no entanto decide buscar ajuda para Charley: Peter Vincent, o apresentador de TV, é o único que pode provar que Jerry Dandrige não é um vampiro...ou é?
A Hora do Espanto (Fright Night, EUA, 1985) dirigido por Tom Holland foi um marco do gênero "terror adolescente", exatamente por dosar humor, mitologia vampiresca, sensualidade juvenil e alguns sustos com um bom acabamento visual e efeitos especiais cuidadosos para a época.
O filme é repleto de cenas e personagens marcantes, como o apresentador Peter Vincent (cujo nome é uma mistura de Peter Cushing com Vincent Price, dois ícones do cinema de terror), que desejaria ter a coragem do personagem que ele mesmo criou mas não passa de um medroso incrédulo e o divertido Ed "Evil" Thompson, com sua gargalhada e sua incapacidade de levar a sério qualquer coisa, contrastando com o dramático e compenetrado Charley Brewster, o mocinho do filme. A transformação de Evil em lobo e sua morte, sob o olhar de Peter Vincente, é uma cena memorável.


3h35 Globo - Desejo de Matar III
(Death Wish 3, EUA, 1985)
Direção: Michael Winner
Elenco: Charles Bronson, Deborah Raffin, Ed Lauter, Martin Balsam, Gavan O'herlihy, Joseph Gonzalez.
Sinopse: O dublê de arquiteto e vingador Paul Kersey (Charles Bronson) volta a Nova York para ver um amigo, Charley (Francis Drake), mas ao chegar o vê morrendo, pois fora barbaramente surrado por membros de uma gangue, que se considera "dona" daquele território. Isto fez a vizinhança chamar a polícia e Kersey, com sua "sorte" habitual, é preso como suspeito, pois os policiais o acharam ao lado da vítima. Kersey só continua preso pois o chefe de polícia, Richard S. Shriker (Ed Lauter), conhece seu passado de justiceiro e assim quer usá-lo para limpar a área em troca da sua liberdade. Ele faz um trato com Kersey, dizendo que o manterá livre e em troca ele informará sobre as mortes que acontecerem. Sem opção, Kersey concorda e vai morar no apartamento de Charley, que fica num decadente prédio no meio de uma zona de guerra. O edifício é habitado por inquilinos anciãos, que estão apavorados pela guerra de gangues. Kersey declara sua própria guerra pessoal contra a gangue do bairro, que é liderada por Fraker (Gavan O'Herlihy), um psicopata que sente que a presença de Kersey pode ser uma ameaça à sua liderança. A partir de então Fraker decide apavorar a todos, mas seu objetivo principal é matar Kersey.

TELA DE SUCESSOSSBT - Plano B(Plan B, EUA/Dinamarca, 2001)
Direção: Greg Yaitanes
Elenco: Diane Keaton, Paul Sorvino, Maury Chaykin, Frank Pellegrino, Anthony DeSando, Nick Sandow, Glenn Cruz, Raymond Franza, Louis Vanaria, Bruno Iannone, Bob Balaban, John Ventimiglia, Traci Ann Wolfe, Natasha Lyonne, Michael Allinson
Sinopse: O mafioso Joe Malone não perdoa dívida nem mesmo dos parentes. Por isso procura a prima e viúva Fran, uma senhora atrapalhada e insegura, e oferece um emprego em sua confecção, que falsifica grandes grifes, para quitar a dívida de seu marido!!! Após ser pego numa emboscada, Fran acidentalmente o salva, matando os três bandidos. Surpreso com a atitude dela, Joe a contrata para eliminar seus inimigos, em troca de perdoar a dívida!!! Sem outra alternativa e sem coragem de matá-los, Fran traça um plano b!!!

DIVERCINE23h40 TV Cultura - 11 de Setembro: Um Filme
(11'09"01, França, 2002)
Direção: Samira Makhamalbaf (Irâ), Claude Lelouch (Franças), Youssef Chahine (Egito), Danis Tanovic (Bósnia), Idrissa Ouedraogo (Burkina Faso), Ken Loach (Reino Unido), Alejandro González Iñárritu (México), Amos Gitai (Israel), Mira Nair (Índia), Sean Penn (EUA) e Shohei Imamura (Japão).
Sinopse:
Onze curta-metragens abordando diversos aspectos dos ataques terroristas aos Estados Unidos, ocorridos em 11 de setembro de 2001. Danis Tanovic e Ken Loach relacionam a data do atentado a outros acontecimentos. Tanovic lembra-se do dia 11 de julho de 1995, quando ocorreu o massacre em Srebrnica e Loach rememora que Salvador Allende foi deposto do governo chileno em 11 de setembro de 1973. Idrissa Ouedraogo realizou uma comédia reflexiva sobre Burkina Faso. Samira Makhmalbaf mostra uma professora que tenta explicar o ataque a um grupo de crianças. Sean Penn evoca a vida de uma viúva que morava à sombra das duas torres desabadas. Claude Lelouch descreve as reações de vários surdos ao evento ou que testemunharam o evento. Shonei Imamura recorre às memórias japonesas da Segunda Guerra Mundial e Mira Nair mostra os problemas das minorias étnicas. Amos Gitai dá a sua interpretação sobre o papel da mídia em uma informação de significado internacional. Alejandro González Iñárritu apresenta 11 minutos de preces na escuridão, enquanto Youssef Chahine reflete a perspectiva do Oriente Médio.
Bastidores: - Recebeu uma indicação ao Cesar, na categoria de Melhor Filme da União Européia.
- Ganhou o Prêmio UNESCO e o Prêmio FIPRESCI de Melhor Curta-Metragem (segmento Reino Unido), no Festival de Veneza.
Exibição Anterior: 06.06.08 Divercine 21.01.09 Cine Verão TV Cultura

Nenhum comentário: