QUARTA 29.04.09

INTERCINE
1h50 Globo
O Quarto Anjo
(The Fourth Angel, EUA/ Inglaterra, 2001)
Direção: John Irvin
Elenco: Jeremy Irons, Forest Whitaker, Jason Priestley, Briony Glassco, Charlotte Rampling, Lois Maxwell
Sinopse: Jack Elgin é um homem obcecado por vingança desde que sua mulher e sua filha foram mortas durante um ataque terrorista. A medida que vai encontrando e eliminando os culpados, passa a ser perseguido por um agente do FBI.
Exibição Anterior: Corujão 02.03.08 Globo
X
Kramer vs. Kramer
(EUA, 1979)
Direção: Robert Benton
Roteiro de Robert Benton, baseado em livro de Avery Corman. Elenco: Dustin Hoffman (Ted Kramer), Meryl Streep (Joanna Kramer), Jane Alexander (Margaret Phelps), Justin Henry (Billy Kramer), Howard Duff (John Shaunessy), George Coe (Jim O'Connor), JoBeth Williams (Phyllis Bernard)
Sinopse: Ted Kramer (Dustin Hoffman) é um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna (Meryl Streep), sua mulher, não pode mais suportar esta situação e sai de casa, deixando Billy (justin Henry), o filho do casal, com Ted, que tudo faz para poder educá-lo, trabalhando e fazendo as tarefas domésticas. Quando consegue ajustar seu trabalho a estas novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted porém se recusa e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia de Billy.
Bastidores: - Ganhou 5 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Dustin Hoffman), Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep) e Melhor Roteiro Adaptado. Recebeu ainda outras 4 indicações, nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Ator Coadjuvante (Justin Henry), Melhor Atriz Coadjuvante (Jane Alexander) e Melhor Edição.
- Ganhou 4 Globos de Ouro: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Dustin Hoffman) e Melhor Atriz Coadjuvante (Meryl Streep). Recebeu ainda outras 4 indicações, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Justin Henry), Melhor Atriz Coadjuvante (Jane Alexander) e Melhor Revelação Masculina (Justin Henry).

CORUJÄO
3h45 Globo - O Clube do Fantasma
(The Ghost Club, EUA, 2003)
Direção: Ralph Portillo
Elenco:
Brittany Robertson, Clayton Griffin, Lindley Mayer, Derek Thompson, Michele Ashton, Dottie Snow.
Sinopse: Quatro amigos descobrem que um fantasma vem assustando os que passam por uma floresta da vizinhança. Decididos a dar um fim nessa historia, eles inauguram o clube do fantasma para pegar a alma penada em flagrante. É o inicio de uma fantasmagórica aventura para as quatro crianças.



SUPER TELA
22h45 Record - Filhos da Esperança
(Children of Men, EUA/Inglaterra, 2006)
Ficção Científica - 109 min.
Direção: Alfonso Cuáron
Roteiro de Alfonso Cuarón e Timothy J. Sexton, baseado em livro da inglesa P.D. James (Phyllis Dorothy James), escrito em 1992. Fotografia de Emmanuel Lubezki.Montagem de Alex Rodríguez. Elenco: Clive Owen (Theodore Faron), Julianne Moore (Julian Taylor), Michael Caine (Jasper), Chiwetel Ejiofor (Luke), Charlie Hunnam (Patric), Claire-Hope Ashitey (Kee), Pam Ferris (Miriam), Danny Huston (Nigel), Peter Mullan (Syd), Oana Pellea (Marichka), Paul Sharma (Ian), Jacek Koman (Tomasz).
Sinopse: "É estranho como fica o mundo sem as vozes das crianças"
(Miriam, enfermeira-parteira que não faz partos há quase 20 anos).
16 de novembro de 2027: dia do falecimento de Diego Ricardo, a pessoa mais jovem do mundo. Diego foi esfaqueado depois de recusar-se a dar um autógrafo. Nascido em 2009, ele tinha exatamente 18 anos, 4 meses, 12 horas e 8 minutos de vida quando morreu. Diego era a lembrança viva da duração do período de infertilidade da humanidade, que já beirava duas décadas.
Não se sabia o motivo, mas as mulheres não conseguiam mais engravidar. Especulava-se que a causa poderia ser a radiação gama decorrente das explosões nucleares ou a poluição excessiva. A humanidade discutia seriamente a possibilidade de sua própria extinção.
Londres era uma cidade arrasada pela histeria de seitas nacionalistas em permanente guerrilha urbana e marcada pela intolerância contra a imigração. Imigrantes ilegais eram detidos e levados para um Campo de Refugiados em Bexhill.
A falta de esperança era tão grande que o governo incentivava a opção pelo suicídio através de um produto chamado "Quietus", cujo slogan é "você decide quando".
Telões e outdoors espalhados pela cidade lembravam a todo momento que "contratar imigrantes ou dar abrigo a eles é crime".
Theo Faron é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata do Ministério da Energia. Procurado por sua ex-esposa Julian com quem teve um filho chamado Dylan, que morreu na pandemia de gripe de 2008, Theodore é apresentado a Kee, uma jovem que misteriosamente está grávida de 8 meses.
Julian tem uma missão para Theo: quer que ele consiga meios de levar Kee e o bebê até o navio "Tomorrow", pertencente a uma organização não-governamental secreta dedicada à pesquisa genética. Ela acredita que a criança que está para nascer pode vir a ser a salvação da humanidade.
Para chegar ao seu destino, porém, Theo teria que enfrentar todo tipo de ações dos guerrilheiros, mercenários, burocratas, traidores e oportunistas. Por outro lado, ele teria a ajuda do "neo-hippie" Jasper, da parteira Miriam e da foragida Marichke.
Children of Men estréia em São Paulo no dia 10 de novembro de 2006.
Notas da Crítica:

3 NOTAS 10
Airton Shinto, Shintocine: 10/10
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 5/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 5/5

1 NOTA 9,4
Vag, Samba Maioral: 9,4/10

3 NOTAS 9
Leonardo Heffer, Cinema com Rapadura: 9/10
Rodrigo Salem, SET: 9/10
Wally, Cine Vita: 9/10

1 NOTA 8,5
Arianne Brogini, Sexy: 8,5/10
Miguel Barbieri, VEJA SP: 8,5/10

2 NOTAS 8
Alex Xavier, Guia do Estadão: 8/10
Angélica Bito, Cinequanon: 4/5

1 NOTA 7
Daniel Pilon. Pilog: 7/10

4 NOTAS 6
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Chico Fireman, Filmes do Chico: 3/5
Elie Politi, Cinequanon: 3/5
Luiz Carlos Merten, O Estado de São Paulo: 6/10

1 NOTA 5
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 2/4

2 NOTAS 4
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Filipe Furtado, Paisà: 2/5

1 NOTA 2
Cid Nader, Cinequanon: 1/5

ÍNDICE NC: 7,27 (20)

Nenhum comentário: