TERÇA 21.04.09

SESSÃO BRASIL
1h55 Globo - Antônia
(Brasil, 2006)
Drama- 90 min.
Data de Estréia: 09.02.2007.
Lançamento em DVD: 20.06.2007.
Direção: Tata Amaral
Roteiro de Tata Amaral e Roberto Moreira. Produzido por Geórgia Costa Araújo e Tata Amaral para a Coração da Selva / O2 Filmes / Globo Filmes. Elenco: Negra Li (Preta), Leila Moreno (Barbarah), Quelynah (Mayah), Cindy (Lena), Thaíde (Marcelo Diamante), Sandra de Sá (Maria, Mãe de Preta), Thobias da Vai-Vai (Pai de Preta), Nathalye Cris, Z'Africa Brasil, Marco Vinícius Kamau, Ezequiel da Silva, DJ Negro Rico, Fernando Macário, Maionezi, Max B.O., Chico Santo, Giulio Lopes
Sinopse:
"Antônia" é o nome de um grupo vocal de rap formado por quatro mulheres negras da Vila Brasilândia, periferia da zona Norte de São Paulo.
Preta, Barbarah, Mayah e Lena começaram a aparecer no cenário musical da Vila Brasilândia fazendo backing vocals (vocais de apoio) das bandas de rap masculinas que faziam shows nas festas da comunidade hip hop.
Desde essa época já haviam reclamações de Hermano e de JP.
Hermano e Preta tiveram uma filha juntos, a esperta Emilia. Mas o casal mal-resolvido vivia brigando e Preta, que trabalhava como cobradora de lotação, perdeu a paciência e acabou decidindo levar Emilia para morar com ela na casa de Barbarah, abandonando Hermano. Barbarah, lutadora de kung fu, mora com o irmão Duda num terreno elevado no morro. Hermano quer que Preta volte para casa.
JP é o namorado ciumento de Lena. Ele não se conforma em ver Lena ficando "até tarde na rua" e usando minisaia nas apresentações.
Quando Mayah acabou de escrever os versos de "Antônia Brilha", canção composta pelo quarteto e que é o tema do grupo, elas estavam prontas para dar o primeiro passo rumo a uma carreira: iriam cantar sozinhas na abertura de um show para outra banda de rap.
Com "Antônia Brilha", elas se apresentaram pela primeira vez num palco como um grupo e chamaram a atenção de Marcelo Diamante (que não é bijouteria não), um empresário ligado à música.
O primeiro rompimento aconteceu logo após a primeira apresentação, quando Mayah foi vista por Preta conversando com Hermano. Foi o suficiente para que Preta, descontrolada emocionalmente, num ataque de ciúmes e raiva, rompesse com a amiga e "Antônia", que era um quarteto, passou a ser um trio: Preta, Barbarah e Lena.
Através dos contatos do otimista Marcelo Diamante, elas passaram a cantar rap, soul, MPB e pop em bares e festas da classe média. Mas quando o sonho delas parecia começar a se tornar realidade o cotidiano de violência, machismo e pobreza em que viviam afetou o grupo e mais rompimentos estariam por vir.



Nenhum comentário: