De Passagem

(Brasil, 2003)
Direção: Ricardo Elias
Elenco: Sílvio Guindane (Jeferson), Fábio Nepô, Lohan Brandão, Glennys Rafael, Paulo Igor, Francisca Queiroz, Priscila Dias, Wilma de Souza, Lucelia Machiavelli, Mariana Loureiro.
Sinopse: Extremamente próximos e cúmplices na infância, os irmãos Jeferson e Washington e o amigo Kennedy tomam rumos diferentes em suas vidas adultas.
Jeferson torna-se um moço sério e obstinado após se mudar para o Rio para seguir a carreira militar. Algum tempo depois, um telefonema o traz de volta a São Paulo: a notícia do assassinato de seu irmão.
Ainda de farda, desapontado com o ocorrido, Jeferson chega a casa dos pais. Lá, encontra o antigo amigo Kennedy que se oferece a percorrer, ao seu lado, o caminho para a identificação e liberação do corpo que a princípio estaria em Francisco Morato, cidade da Grande São Paulo. Os dois partem e alguns rancores e mágoas vêm à tona.
O irmão de Washington culpa o envolvimento com o tráfico como a causa da morte. Aponta também para o amigo como co-responsável por essa opção; desdenha quando ouve de Kennedy que ele não está mais no "movimento".
A rigidez de Jeferson não dá abertura à solidariedade do amigo.
E assim, de trem, metrô, a pé, de ônibus, os dois percorrem São Paulo. A dupla lembra também de um episódio em que, ainda crianças, foram obrigados pelos traficantes do bairro a levar uma encomenda a um lugar distante, o que provocou um acontecimento marcante em suas vidas. Assim como naquela vez, anos atrás, os dois passaram o dia com uma grande sensação de desorientação e desconforto.
Bastidores: Ganhou os Kikitos de Ouro de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Fábio Nepô), Melhor Roteiro e Prêmio da Crítica, no Festival de Gramado.

trailer

Um comentário:

Anônimo disse...

neste sabado tem o grande mentiroso no cine aventura e twister no cine maior,ambos na rede record.