QUARTA 5 de março de 2014

CLUBE DO FILME
0h TV Cultura - As Vinhas da Ira
(The Grapes of Wrath, EUA, 1940)
128 min
Direção: John Ford
Elenco: Henry Fonda, Jane Darwell, John Carradine, O.Z. Whitehead, Russell Simpson
Sinopse: Durante a Grande Depressão de 29 uma família de trabalhadores rurais pobres busca oportunidades de uma vida melhor, Tom Joad (Henry Fonda), após cumprir pena, leva sua família em uma pequena caminhonete, de Oklahoma para a Califórnia, onde dizem ser um lugar mais próspero e de maiores oportunidades. Durante a viagem eles se deparam com a nova realidade, ao mesmo tempo que descobrem que o lugar onde estão indo pode ser pior do que o que deixaram para trás.
Baseado na obra de John Steinbeck
Bastidores: -Vencedor de 2 Oscars: Melhor Direção (John Ford) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jane Darwell). Indicado também nas categorias Melhor Ator (Henry Fonda), Melhor Montagem (Robert L. Simpson), Melhor Filme (Darryl F. Zanuck e Nunnaly Johnson), Melhor Roteiro (Nunnaly Johnson) e Melhor Som (Edmund H. Hansen).
-"(...) Embora As Vinhas da Ira não deixe de mostrar a enormidade do sofrimento dos seus protagonistas, há uma importante diferença em relação ao livro. No romance de Steinbeck, a família a princípio encontra condições mais favoráveis em um acampamento do governo, porém, no fim, se vê reduzida a salários de fome. No filme, ela chega ao mesmo acampamento mais tarde, de modo que seu progresso se dá em uma curva ascendente, marcada pela última fala da Mãe: "Nós somos o povo...jamais deixaremos de existir" (Edward Buscombe, 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer)

Nenhum comentário: