SEXTA 17.12.10

INTERCINE
2h10 Globo
Um Pobretão na Casa Branca
(Head of State, EUA, 2004)
venceu
Os Suspeitos
(The Usual Suspects, EUA, 1995)
Direção: Bryan Singer
Elenco:
Gabriel Byrne, Chazz Palminter, Kevin Pollak, Pete Postlethwaite, Kevin Spacey, Stephen Baldwin
Sinopse: Após uma explosão no cais, a polícia contabiliza 27 corpos e U$91 milhôes de dólares em cocaína que estavam à bordo desaparecem. Há apenas duas testemunhas: um húngaro sobrevivente com queimaduras em estado crítico e Roger "Verbal" Kints, um conhecido ladrão, que é portador de um defeito físico, e testemunhou o ocorrido no cais e saiu completamente ileso. Quando os dois dão seus depoimentos, fica clara a participação de Keyser Soze, um húngaro misterioso e impiedoso, como o homem que foi o mentor intelectual de um golpe contra um grupo de traficantes de drogas da Argentina. O prêmio pelos sobreviventes que desapareceram foi estipulado em 91 milhões de dólares e o delegado encarregado das investigações acha que falta algo no caso, que crie um elo que possa ser possível saber quem é Keyser Soze.
Perto do final, Roger "Verbal" Kints (Kevin Spacey) diz: "A maior jogada do Diabo foi convencer o mundo que ele não existe." Está talvez seja a chave da história: quanto mais o filme se desenrola, mais percebemos que as coisas não são como parecem.
Bastidores: Ganhou 2 Oscars : Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante (Kevin Spacey). Cinco atores diferentes interpretaram cenas como Keyser Soze ao longo do filme, a maioria no formato de flashback.


22h TV Cultura - Em Segredo
(Grbavica, Bósnia-Herzegovina, 2006)
Direção: Jasmila Zbanic
Elenco
: Mirjana Karanovic, Luna Mijovic, Leon Lucev
Sinopse: A trama fictícia apresenta Esma, uma mãe solteira e de personalidade inconstante, e Sara, sua filha de cerca de 12 anos, na atual Sarajevo, no bairro Grbavica. Sara quer embarcar em uma excursão no colégio e Esma arranja um segundo emprego, como garçonete em uma boate noturna, com a finalidade de angariar fundos para a viagem da filha. Apesar da evidente dedicação da mãe, a relação entre as duas é bastante turbulenta, o que vem a agravar-se a partir do momento em que Sara começa a questionar se seu pai realmente foi um herói de guerra. Segundo a mãe, ele foi um combatente bósnio que teria morrido em uma trincheira na frente de batalha em nome do país. Um dia, farta de respostas vagas, Sara aponta uma arma para a mãe, exigindo saber a verdade sobre seu pai. É neste momento que o filme se transforma e o expectador finalmente tem a oportunidade de compreender o estranho comportamento de Esma. Sara ignora que é fruto de um estupro cometido contra sua mãe por um soldado sérvio.
Bastidores: O filme bósnio "Grbavica", sobre os horrores sofridos por milhares de mulheres estupradas durante a guerra dos Bálcãs obteve o Urso de Ouro de melhor filme do 56º Festival de Cinema de Berlim - 2006.

Nenhum comentário: