SABADO 07.03.09

INTERCINE
3h15 Globo
Era Uma Vez no México
(Once Upon a Time in Mexico, EUA, 2003)
venceu
Jerry Maguirre A Grande Virada
(Jerry Maguire, EUA, 1996)
Direção: Cameron Crowe
Elenco: Tom Cruise (Jerry Maguire), Cuba Gooding Jr. (Rod Tidwell), Renée Zellweger (Dorothy Boyd), Kelly Preston (Avery Bishop), Jerry O'Connell (Frank Cusham)
Sinopse: Jerry Maguire (Tom Cruise) é um agente esportivo bem-sucedido no ramo, mas numa noite escreve uma declaração de 25 páginas que sugere que os agentes tenham menos clientes e passem a usar um tratamento mais humano para com eles. Este fato provoca sua demissão em um curto espaço de tempo e ele começa a perder de uma só vez todos os seus clientes, sendo obrigado a concentrar toda a sua energia e potencial em seu único cliente, um temperamental jogador negro de futebol americano (Cuba Gooding Jr.).
Bastidores: - Ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Cuba Gooding Jr.), além de ter sido indicado em outras 4 categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Tom Cruise), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator - Comédia/Musical (Tom Cruise), além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Ator Coadjuvante.

SESSÃO ESPECIAL
13h Record - Sessão Dupla
Os Puxa-Sacos
(Greedy, EUA, 1994)
Direção: Jonathan Lynn
Elenco: Michael J. Fox, Kirk Douglas, Nancy Travis, Olivia d'Abo, Phil Hartman, Ed Begley Jr., Jere Burns, Colleen Camp, Bob Balaban, Joyce Hyser, Mary Ellen Trainor, Siobhan Fallon, Kevin McCarthy, Khandi Alexander, Jonathan Lynn
Sinopse: Família quer ficar rica da maneira mais fácil: herdando a fortuna do velho Tio Jack. Mas o ancião, além de humilhar os interesseiros, desfere um golpe mortal em suas pretensões casando-se com beldade jovem e cheia de vida.





CINE BELAS ARTES
23h30 SBT - Syriana: A Indústria do Petróleo
(Syriana, EUA, 2005)
Direção: Stephen Gaghan
Elenco: George Clooney (Bob Barnes); Matt Damon (Bryan Woodman); Jeffrey Wright (Bennett Holiday); Christopher Pummer (Dean Whiting);Amanda Peet (Julie Woodman); Max Minghella (Robby Barnes); Chris Cooper (Jimmy Pope); Mazhar Munir (Wasim Khan); Alexander Siddig (Principe Nasir Al-Subaai), Akbar Kurta (Principe Mishal Al-Subaai), Nadim Sawalha (Emir Hamed Al-Subaai).
Sinopse: Bob Barnes, agente da CIA em fim de carreira e que sabe demais, é recrutado para mais um trabalho de espionagem em Beirute e Teerã, mas ele não concorda com os métodos e é afastado para sempre da corporação. Barnes precisa evitar um assassinato enquanto tenta estabelecer uma relação com Robby, o filho adolescente, que anda cansado das constantes ausências do pai.
O advogado Bennett Holiday é escalado em Washington para analisar a fusão entre duas companhias petrolíferas. A menor, a texana Killen, dirigida como uma família por Jimmy Pope, acaba de encontrar poços no Golfo Pérsico onde ninguém suspeitava que existiam. É evidente que a empresa abusou da corrupção e da troca de favores com os árabes - e cabe a Holiday passar a limpo essa negociata. O problema é que ele foi contratado só para posar de eficiente, ninguém quer ver nada esclarecido.
Enquanto isso, uma empresa da Suíça é contratada para fazer a fusão das duas mega companhias de petróleo que se tornará uma das maiores do mundo, a Connex-Killen, caso as autoridades americanas aprovem a negociação. Bryan Woodman é um consultor em energia contratado para enganar os procuradores do governo americano. Woodman é pai de dois filhos e perde um de 6 anos num trágico acidente e vê o seu casamento com Julie desmoronar.
Enquanto isso, um emir (rei) saudita vê seus dois filhos brigarem pela sua sucessão. O mais velho, o Príncipe Nasir Al-Subaai, formado em universidades britânicas, tem idéias liberais, como estabelecer a bolsa do petróleo em países do Oriente Médio (e não em Nova York), vender o produto por meio de leilões para evitar monopólios e cartéis de preço e, por fim, adotar eleições livres e instaurar a democracia, acabando com a tradição de falta de respeito as leis da liderança local e preocupando-se com questões ate então não lidadas como a falta de possibilidade de emprego para os jovens e o modo como são tratadas as mulheres e os criticos ao sistema. O irmão mais novo, Mishal Al-Subaai vai se aliar com os barões da indústria do petróleo e com os governos ocidentais para dar o golpe, assassinar o irmão, assumir o poder e manter a bagunça no Irã, favorecendo assim os interesses dos EUA.
Na última e quarta história, o paquistanês Wasim Khan inicia seu treinamento para detonar um atentado contra a fusão das empresas. Ele grava sua mensagem suicida, despede-se dos filhos e da esposa. É um antigo empregado numa refinaria que perde o emprego com as demissões causadas pela fusão. Imigrante, pobre, sem recursos, com o pai na mesma situação, resolve se tornar o homem-bomba como último recurso.
Baseado no livro See No Evil de Robert Baer, agente da CIA.
Lançamento em DVD: 22/06/2006
Bastidores: Ganhou o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (George Clooney).

Nenhum comentário: