Matrix

The Matrix (1999) - Neo vs. Morpheus



Matrix
(EUA, 1999)
Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski.
Elenco: Keanu Reeves (Thomas A. Anderson/Neo), Laurence Fishburne (Morpheus), Carrie-Anne Moss (Trinity), Hugo Weaving (Agente Smith), Gloria Foster (Oráculo), Joe Pantoliano (Cypher), Marcus Chong (Tank), Julian Arahanga (Apoc), Matt Doran (Mouse), Belinda McClory (Switch), Ray Anthony Parker (Dozer)
Sinopse: Em um futuro próximo, Thomas Anderson, o Neo (Keanu Reeves), é um jovem programador de software e hacker que mora em um cubículo escuro e é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Uma noite, Neo desperta de um pesadelo e encontra frases digitadas misteriosamente na tela de seu computador. Coisas como descobrir o que é uma tal de Matrix e seguir um coelho branco. Palavras que transportarão Neo para uma viagem sem volta para a verdadeira realidade.Ao seguir o "coelho branco", Neo encontra Trinity (Carrie-Anne Moss), uma beldade rodeada por roupas justas de couro. Ela alerta Neo sobre o perigo que irá correr se quiser descobrir, afinal, o que é Matrix.
Antes que aconteça, ao chegar para mais um dia de trabalho, Neo é perseguido por agentes do governo, liderados pelo temível agente Smith (Hugo Weaving). Interrogado sobre os crimes que cometeu como hacker, Neo deve escolher entre sua liberdade ou denunciar o paradeiro de Morpheus, um lendário hacker, considerado o homem mais perigoso do mundo. Irritado com o trato, Neo se recusa e sofre uma experiência terrível nas mãos dos agentes.
Libertado, Neo acompanhaa Trinity e seu grupo até a presença de Morpheus (Laurence Fishburne), uma espécie de guru. Morpheus oferece a Neo duas pílulas. Se tomar a azul, terá o esquecimento e a ignorância. Se tomar a vermelha, ele conhecerá a verdade sobre Matrix. É claro que o mocinho não vai jogar essa oportunidade fora.
O parto para a nova vida oferecida por Morpheus é traumático e angustiante, uma das melhores cenas do filme. Ao tomar a pílula vermelha, Neo acorda em um estranho casulo, de onde é arrancado e levado para a nave de Morpheus e seu bando. Descobre então que o mundo que conhecia não existe.
A realidade acontece 200 anos depois do presente, em um planeta Terra escuro e devastado, onde computadores avançadíssimos assumiram o poder. A energia que move as máquinas tiranas é a energia elétrica produzida pelos corpos humanos. Cultivados em extensas "plantações", os seres humanos são aprisionados em casulos neurais, vivendo em suas mentes uma vida falsificada, criada por seus opressores. Matrix é o programa criado pelas máquinas para manter os seres humanos em sua feliz ignorância.
Morpheus é o líder de um bando de rebeldes que se dedica a libertar a humanidade dos grilões da Matrix. Eles moram em uma nave que vive escapando das Sentinelas, verdadeiros predadores anti-subversivos, desenhados peo Geoff Darrow, um dos artistas de quadrinhos favoritos dos diretores.
O filme não explica com detalhes como os rebeldes conseguiram escapar das garras da Matrix, nem de onde vem Zion, um foco de resistência rebelde onde os bebês ainda são concebidos naturalmente, sem a supervisão aterradora das máquinas. Além da bela Trinity, o grupo inclui o cético Cypher (Jon Pantoliano), os irmãos Tank (Marcus Chong) e Dozer (Ray Anthony Parker), concebidos em Zion, a guerreira Switch (Belinda Macclory), Apoc (Julian Arahanga) e Mouse (Matt Doran).
Para Morpheus, Neo é o Predestinado, uma espécie de messias cibernético. O homem vaticinado pelo Oráculo (Gloria Foster) que possui qualidades únicas para vencer o poder de Matrix e de seus terríveis agentes, os mesmos mal-encarados fantasiados de Homens de Preto que sequestraram Neo. Nenhum ser humano jamais escapou vivo de um confronto com um agente. Logo, Neo vai descobrir que o agente Smith é a encarnação de seus pesadelos, e que uma insidiosa traição toma corpo dentro da força rebelde.
Levado à presença do Oráculo (Foster), Neo precisará convencer a si mesmo de sua capacidade para enfrentar o desafio, diante das previsões sombrias da sacerdotisa. Quando Morpheus é capturado pelos agentes, sua "força interior" será mais do que suficiente para destruir para sempre a força maligna de Matrix, contrariando as previsões do Oráculo (e da lógica, já que depois de levar tanta pancada, Neo acaba sendo ressuscitado por um beijo da mocinha). Apesar do apelo romântico e meio descabido, dos buracos no roteiro e do excesso de violência, Matrix deve ficar na memória dos fãs do gênero como a mais suntuosa e envolvente criação da tecnologia que já se viu no cinema.
Bastidores: Ganhou 4 Oscars: Melhor Edição, Melhores Efeitos Sonoros, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Som.

Matrix Reloaded
(EUA, 2003)
Direção: Andy Wachowski / Larry Wachowski.
Roteiro de Andy Wachowski e Larry Wachowski. Produzido por Joel Silver para a Warner Bros. / Silver Pictures / NPV Entertainment / Village Roadshow Productions. Elenco: Keanu Reeves(Thomas A. Anderson/Neo), Laurence Fishburne (Morpheus), Carrie-Anne Moss (Trinity), Hugo Weaving(Agente Smith), Jada Pinkett-Smith (Niobe), Gloria Foster (Oráculo), Harold Perrineau (Link), Monica Bellucci (Persephone), Harry Lennix (Lock), Lambert Wilson (Merovingian), Randall Duk Kimz.
Sinopse: Após derrotar as máquinas em seu combate inicial, Neo ainda vive na Nabuconodosor ao lado de Morpheus, Trinity e Link, o novo tripulante da nave.
250 mil sentinelas estão escavando em direção à cidade de Zion, numa ofensiva jamais vista. As autoridades do último reduto de resistência humana prevêem que em apenas 72 horas a cidade será localizada e destruída pelas máquinas.
A Nabucodonosor é convocada para retornar a Zion, para participar da reunião que definirá o contra-ataque humano às máquinas. Entretanto, um recado enviado pelo Oráculo faz com que a nave parta novamente, levando Neo de volta à Matrix. Lá ele descobre que precisa encontrar o Chaveiro (Randall Duk Kim), um ser que possui a chave para todos os caminhos da Matrix e que é mantido como prisioneiro por Merovingian e sua esposa, Persephone.

Matrix Revolutions
(The Matrix Revolutions, EUA, 2003)
Ficção Científica - 129 min.
Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski
Elenco: Keanu Reeves (Neo), Laurence Fishburne (Morpheus), Carrie-Anne Moss (Trinity), Hugo Weaving (Smith), Mary Alice (Oráculo), Jada Pinkett Smith (Niobe), Harold Perrineau Jr. (Link), Lambert Wilson (Merovingian), Tanveer Atwal (Sati), Helmut Bakaitis (Arquiteto), Anthony Zerbe (Conselheiro Hamann), Francine Bell (Conselheira Grace), Monica Bellucci (Persephone), Rachel Blackman (Charra), Ian Bliss (Bane), Zeke Castelli (Oficial Mattis), Sing Ngai (Seraph), Essie Davis (Maggie), Nona M. Gaye (Zee), Lachy Hulme (Sparks), Christopher Kirby (Mauser), Peter Lamb (Colt), Nathaniel Less (Mifune), Harry J. Lennix (Lock), Tharini Mudalair (Kamala), Robyn Nevin (Conselheiro Dillard), Cornel West (Conselheiro West), Kevin Michael Richardson (Deus Ex Machina), Bruce Spence (Trainman), Clayton Watson (Garoto), Bernard White (Rama-Kandra).
Sinopse: Neo dá mais um passo na busca da verdade, que começa com sua jornada até o mundo real no início de Matrix - mas essa transformação o deixa privado de seu poder, perdido num limbo entre a Matrix e o mundo real das máquinas. Enquanto Trinity cuida de Neo, que está em coma, Morpheus sofre com a revelação de que o Escolhido, em quem ele depositou todas as suas esperanças, não passa de mais um sistema de controle inventado pelos criadores da Matrix.
A guerra épica entre homens e máquinas atinge o seu clímax: os militares de Zion, ajudados por corajosos voluntários civis como Zee e o Garoto, lutam deseperadamente para deter a invasão de Sentinelas na medida em que o exército das máquinas avança sobre sua fortaleza. Sob a ameaça de aniquilação total, os cidadãos do último bastião da humanidade lutam não apenas por suas vidas, mas pela possibilidade de existir futuro.
Sem que ninguém saiba, porém, o grupo está contaminado por dentro: Smith astuciosamente se apodera do corpo de Bane, membro da frota de hovercrafts. Tornando-se mais poderoso a cada segundo que passa, Smith está fora até mesmo do controle das máquinas e agora ameaça destruir o império destas, juntamente com o mundo real e a Matrix. Oráculo diz a Neo suas derradeiras palavras de orientação, e ele as acata, embora ciente de que também ela é um programa e de que suas palavras podem não passar de mais um elemento enganador no grande esquema da Matrix.
Com o auxílio de Niobe, Neo e Trinity decidem ir até onde nenhum humano jamais ousou ir, numa jornada traiçoeira acima do solo, através da superfície queimada da terra e para o coração da ameaçadora Cidade das Máquinas. Nesta imensa metrópole mecanizada, Neo se vê face a face com o maior poder do mundo das Máquinas - Deus Ex-Machina - e parte para uma negociação que é a única esperança de um mundo que agoniza.
A guerra chegará ao fim esta noite, e os destinos de duas civilizações e do próprio Neo dependem do desfecho de seu confronto com Smith.
Bastidores: Recebeu uma indicação ao Framboesa de Ouro, na categoria de Pior Diretor.

Nenhum comentário: