CINE BRASIL TV Cultura

CINE BRASIL
22h30 TV Cultura - Doces Poderes
(Brasil, 1996)
Direção: Lúcia Murat
Elenco: Marisa Orth (Bia), Antonio Fagundes (Chico Silva), Sérgio Mamberti (Bob), Otavio Augusto (Leo Miranda), Tuca Andrada, José de Abreu, Claudia Lira
Sinopse: Jornalista chega a Brasília para assumir, durante período eleitoral, a chefia da sucursal da principal rede de Tv do país. O antigo diretor está indo chefiar a campanha de um jovem candidato a governador, apoiado por políticos conservadores, que utiliza um discurso entre o populista e o moderno. Metade dos profissionais está se retirando, sob as mais variadas desculpas. Esses profissionais vão surgir, ao longo de todo o filme, em depoimentos nas ilhas de edição. Os mais variados discursos - desde a crise econômica até a falta de perspectiva desse fim de século - justificam suas opções. Através destes discursos, o filme mostra o desenvolvimento das campanhas e os conflitos vividos por estes personagens.

CINE BRASIL22h30 TV Cultura - Tiradentes(Brasil, 1999)
Direção: Oswaldo Caldeira
Elenco: Humberto Martins, Paulo Autran, Cláudio Corrêa e Castro, Rodolfo Bottino, Adriana Esteves, Giulia Gam, Júlia Lemmertz, Marco Ricca, Eduardo Galvão, Cláudio Cavalcanti, Emiliano Queiroz, Cláudio Mamberti, Geraldo Carrato, Fernando Almeida
Sinopse: Biografia de Tiradentes, um homem inquieto, aventureiro, soldado forte, corajoso e grande namorador, cuja vida foi povoada de sonhos, poemas, heroísmo e sacrifício.

CINE BRASIL
22h30 TV Cultura - Brava Gente Brasileira
(Brasil, 2000)
Direção: Lucia Murat
Elenco: Diogo Infante, Floriano Peixoto, Luciana Rigueira, Leonardo Villar, Buza Ferraz
Sinopse: Pantanal, 1778, região do Médio-Paraguai, um grupo de soldados acompanha Diogo, astrônomo, naturalista e cartógrafo, recém-formado em Coimbra, que chega à região para fazer um levantamento topográfico para a Coroa Portuguesa. A coluna se encaminha para o Forte Coimbra, permanentemente assediada pelos índios cavaleiros, com quem Portugal está tentando um acordo de paz.
No caminho do forte, um batedor descobre um grupo de mulheres índias tomando banho num rio. Em meio a alguns desencontros, os soldados estupram as mulheres. Três personagens se destacam: Pedro, que chefia o grupo e é particularmente feroz, Diogo, que terá de confrontar sua formação "ilustrada" com a dura realidade da colônia, e Antônio, que carrega um mapa secreto com a localização de supostas minas de prata. Todos se envolvem na carnificina, até mesmo Diogo, a quem Pedro entrega uma índia que tinha se escondido na mata.
Diogo impede Pedro de assassinar a índia e todos seguem para o forte. Ali, o comandante vive com uma índia de outra tribo - guaná, já catequizada e aculturada - os conflitos crescem. O filme vai trabalhar em torno destas relações, que representam em última instância o conflito entre os dois mundos e na prática o surgimento de um terceiro, onde os conceitos dos dois lados começam a se desintegrar.
Assim é o conflito de Diogo entre a lembrança da noiva virgem portuguesa e a atração culpada pela índia; ou as tentativas do comandante em conciliar os dois mundos; ou ainda a ferocidade de Pedro que caminha enlouquecido numa ânsia crescente de violência como se buscasse um limite que o Novo Mundo não lhe dá. Finalmente, a fantasia de Antônio em torno das minas de prata que lhe toma corpo e alma, deixando-o incapaz de lidar com a realidade.
O período das chuvas e da cheia vai significar uma trégua na luta com os guaicurus. Quando as águas começam a baixar, a possibilidade de paz ressurge. Os cavaleiros voltam ao forte e afirmam que aceitam o acordo. Propõem como manifestação de sua boa vontade que os portugueses fiquem com suas mulheres índias. Estes aceitam. Momentos depois grupos de índios escondidos na região entram no quartel e dizimam os soldados.

Nenhum comentário: