SEXTA 18.02.11

CORUJÃO I
1h35 Globo - Cold Mountain
(Inglaterra, 2003)
Drama - 155'
Direção: Anthony Minghella
Roteiro
de Anthony Minghella, baseado em livro de Charles Frazier. Elenco: Jude Law (Inman Balis), Nicole Kidman (Ada Monroe), Renée Zellweger (Ruby Thewes), Eileen Atkins (Maddy), Brendan Gleeson (Stobrod Thewes), Philip Seymour Hoffman (Veasey), Natalie Portman (Sara), Giovanni Ribisi (Junior), Donald Sutherland (Reverendo Monroe), Ray Winstone (Teague), Cillian MurphySinopse: Após a Guerra Civil, o soldado Inman sai de um hospital do exército e parte numa viagem longa, atravessando florestas e montanhas repletas de perigos para chegar até Cold Mountain.
Inman conheceu Ada pouco antes da guerra começar, de modo que as memórias que eles têm um do outro são poucas, mas preciosas.
O pai de Ada, um pastor, se mudara com a filha para Cold Mountain, onde queria pregar. Mas sua morte repentina deixa a filha, que só aprendera música e francês, sem saber lidar com a fazenda que herdou.
Uma vizinha bondosa envia para ajudá-la uma mulher local cheia de garra chamada Ruby, que, apesar de não ter instrução, é mais durona do que a maioria dos homens e sabe tudo sobre cuidar de uma fazenda.
Inman viaja apenas por trilhas secundárias, enquanto a Guarda Nacional percorre o campo em busca de desertores para executar.
Em suas viagens, o soldado topa com um pastor decadente, um camponês ignorante que chefia uma família de mundanas, uma jovem viúva vitimada pelos soldados federais soltos, e um anjo da guarda disfarçado de pastora de cabras.
Enquanto isso, Ada e Ruby são obrigadas a defender-se da Guarda Nacional local, liderada pelo traiçoeiro Teague e seu capanga Bosie.
Elas se surpreendem com a volta para casa do pai de Ruby, um tocador de rabeca que ela imaginava estar morto mas que retorna como desertor, na companhia de dois outros músicos.
Baseado em livro de Charles Frazier.
Exibição Anterior: Globo 11.01.10 Sessão de Gala
SESSÃO DA TARDE
16h05 Globo - George, o Rei da Floresta
(George of the Jungle. EUA. 1997)

CINEMA EM CASA
17h30 SBT - Space Jam: O Jogo do Século
(Space Jam, EUA, 1996)

22h TV Cultura - Amantes Constantes
(Les Amants Réguliers, França, 2005)
Drama - 178 min.
Direção: Philippe Garrel.
Roteiro de Philippe Garrel, Arlette Langmann e Marc Cholodenko. Fotografia de William Lubtchansky. Produzido por Nikos Meletopoulos e Mathieu Menut. Elenco: Louis Garrel, Clotilde Hesme, Julien Lucas, Eric Rulliat.
Sinopse: A trama se inicia em maio de 1968 , época de grandes manifestações sociais e políticas na França. Estudantes de universidades e cursos técnicos de Paris saíram às ruas contra atitudes que cerceavam a liberdade, contra as reformas educacionais e contra o conservadorismo. Setores da sociedade ligados a sindicatos e professores aderiram a esta luta contra o governo de De Gaulle com greves, manifestações e arrombamentos e incêndios de prédios públicos.
A escalada da violência em Paris é crescente. Estudantes enfurecidos e sem muita organização ("Organização é para rebanhos. Queremos a Anarquia") lideram uma baderna no Quartier Latin. As barricadas aparecem. Carros são queimados ou usados como proteção contra os explosivos lançados pelos policiais. Um poderoso efetivo da tropa de choque com cacetetes, capacetes e escudos impede-lhes a passagem ("Os Girondinos estão nas ruas"). A batalha começa. De um lado, rapazes e moças jogam nos policiais paralelepípedos arrancados das ruas. Estes respondem com granadas de gás lacrimogêneo. A vanguarda dos estudantes é formada por rapazes com a cabeça protegida por capacetes de moto. Centenas de jovens são presos. Alguns conseguem fugir, escondendo-se em casas ou subindo em telhados.
O Maio de 68 terminou para os jovens parisienses de uma geração como um sonho emocionante que quando acaba deixa a sensação de uma grande e real frustração.
François Dervieux é um jovem de 20 anos, aspirante a poeta. Ele recusa-se a acompanhar um policial que chega a sua casa com um mandato de busca por ele não ter realizado seu alistamento no serviço militar obrigatório e é levado aos tribunais.
O jovem Antoine, que vive à custa de uma herança milionária deixada pelo seu falecido pai ("meu pai é o dinheiro"), após os confrontos civis transforma a sua casa em uma república socialista, que também é salão de animadas festas e ateliê de arte. Orbitam em torno da república os jovens que filosofam e decidem os rumos das suas vidas a base de charutos de bambu, ópio, haxixe e desilusão.
1969. François apaixona-se por Lilie, escultora de obras em argila. Ambos já tinham se visto em manifestações populares, mas só vão se conhecer numa festa na casa-república, e logo desenvolvem uma árdua paixão, passando a morar juntos e a compartlhar um romance intenso e contraditório.
Bastidores: No Festival de Veneza 2005, o filme venceu o Leão de Prata de direção e também um prêmio Osella de contribuição técnica para o veterano diretor de fotografia francês William Lubtchanski – que esteve por trás da fotografia em A Mulher do Lado (81), de Truffaut, Shoah (85), de Claude Lanzmann, Nouvelle Vague (90), de Godard, e de alguns trabalhos de Jacques Rivette, como A Bela Intrigante (91) e Quem Sabe? (2001).
Louis Garrel venceu em 2006 o César de revelação masculina.
Projeção: (Reserva Cultural) A legendagem em letras brancas sem contorno em preto é um problema para o espectador que não entende francês. O filme é em preto-e-branco e muitas vezes os diálogos ficam incompreensíveis.
Les Amants Réguliers estreou em São Paulo no dia 22 de setembro de 2006.
Exibição Anterior: TV Cultura 05.11.10 Mostra Internacional de Cinema
TELA DE SUCESSOS
23h SBT - Fique Rico ou Morra Tentando
(Get Rich or Die Tryin', EUA, 2005)

Nenhum comentário: