SEXTA 28.01.11


22h TV Cultura - A Rainha
(The Queen, Reino Unido/ França/ Itália, 2006)
Drama - 97 min.
Direção: Stephen Frears.
Roteiro de Peter Morgan. Fotografia de Affonso Beato. Música de Alexandre Desplat. Figurinos de Consolata Boyle. Elenco: Helen Mirren (Elizabeth II); Michael Sheen (Tony Blair); James Cromwell (Príncipe Philip); Sylvia Syms (Rainha-mãe), Paul Barrett, Helen Mc Crory.
Sinopse: Recém eleito pela primeira vez para o cargo de Primeiro-Ministro, Tony Blair foi empossado pela Rainha Elizabeth II no dia 2 de maio de 1997. Blair falava em seus discursos da necessidade de "modernizar" a administração pública britânica, o que de certa forma contrastava com o cerimonialismo da nomeação cheia de protocolos e formalidades realizada no Palácio de Buckingham.
Enquanto Blair tomava posse e iniciava seu mandato em Londres, a princesa Diana era implacavelmente perseguida por fotógrafos e repórteres do noticiário sensacionalista ao redor da Europa. Essas perseguições, aliadas à imprudência de Diana e seus acessores, acabariam tomando proporções perigosas e provocando uma tragédia na madrugada do dia 31 de agosto de 1997: um acidente fatal no túnel L´Alma de Paris que matou Diana, o seu motorista, Henri Paul, que estava embriagado, e o namorado de Diana, o milionário Dodi al Fayed.
Quando foi anunciada a morte de Diana, a Rainha Elizabeth II estava em Balmoral (Escócia), onde tradicionalmente a família real passa suas férias de verão. Inicialmente a Rainha queria que o assunto fosse tratado à margem dos assuntos da realeza, já que Diana, apesar de ser mãe dos dois filhos do príncipe Charles (William e Harry), estava divorciada dele desde 1992.
Por ser conhecida mundialmente por sua preocupação com os pobres, doentes e desvalidos, a morte de Diana, a "Princesa do Povo" deixou o povo britânico desconsolado. Milhares de buquês de flores em homenagem a ela cobriram a entrada de sua residência em Kensington.
Enquanto isso, a Rainha mantinha-se em silêncio, alheia a tudo o que acontecia, dando a impressão que não compreendia o pesar de seu povo.
Foi marcada uma reunião com assessores e representantes do Parlamento, da Família Real, dos Spencer (a família de Diana) e da Segurança Pública para decidir detalhes do funeral. É nesta reunião que, em consenso, foi decidido que seria utilizado um cerimonial público e não um enterro discreto e restrito às famílias, como desejava a Rainha.
Outra questão polêmica foi a ausência, no Palácio de Buchingham, de uma bandeira britânica hasteada a meio mastro. A Rainha considerava fora de questão colocar tal sinal de luto nacional já que na opinião dela Diana não pertencia mais à família real.
Tudo o que a Rainha pretendia era restringir aquele momento à um tempo de lamentação silencioso e digno, o que era interpretado pela imprensa como total falta de sintonia entre a realeza e os seus súditos. Manchetes pipocavam todos os dias questionando a omissão da Rainha, que não havia dado nenhum pronunciamento até então, permanecia em retiro fora de Londres. Tony Blair, por sua vez, cresce em popularidade ao dar declarações manifestando suas homenagens à princesa.
A situação chegava ao limite quando uma pesquisa de opinião constatou que 25% da população já era a favor da abolição da monarquia.
Tony Blair, preocupado com a governabilidade, aconselha a Rainha a tomar algumas medidas para evitar um desastre político ainda maior.
Bastidores: - Ganhou o Oscar de Melhor Atriz (Helen Mirren), além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.
- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Atriz - Drama (Helen Mirren) e Melhor Roteiro. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor.
- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Helen Mirren). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Michael Sheen), Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Maquiagem e Melhor Edição.
- Recebeu uma indicação ao César de Melhor Filme Estrangeiro.
- Ganhou o Goya de Melhor Filme Europeu.
- Ganhou o Volpi Cup de Melhor Atriz (Helen Mirren), o prêmio de Melhor Roteiro e o Prêmio FIPRESCI, no Festival de Veneza.
Data de Estréia: 09/02/2007.
Lançamento em DVD: 04/06/2007
Exibição Anterior: TV Cultura 19.11.10 Mostra Internacional de Cinema

Nenhum comentário: