QUARTA 19.01.11

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA22h TV Cultura - Vermelho Como o Céu
(Rosso come il Cielo, Itália, 2006)
Drama - 96 min.
Direção: Cristiano Bortone
Roteiro de Paolo Sassanelli, Cristiano Bortone e Monica Zapelli. Elenco: Francesco Campobasso (Davide), Luca Capriotti (Mirco), Simone Colombari (Padre Achille), Marco Cocci (Ettore), Andrea Gussoni (Valerio), Patrizia La Fonte (Suor Santa), Paolo Sassanelli (Don Giulio).
Sinopse: Verão de 1970. Pontedera, perto de Pisa, na Itália. Mirco Balleri (Luca Capriotti) é um garoto toscano de 10 anos que gosta de brincar com os amigos de cabra-cega e de bolinha de gude, de consertar objetos quebrados (que ele mesmo quebra) e principalmente de ir ao cinema com o pai assistir a faroestes e comédias. O cinema é a paixão de Mirco.
Certo dia, Mirco sobe num caixote sobre uma cadeira para observar a espingarda do pai presa no alto de uma parede de sua casa. O menino escorrega, cai, a arma dispara e Mirco é levado para o hospital com ferimentos nos olhos. Pouco tempo depois, vem a notícia: ele está cego.
Mirco é obrigado por lei a transferir-se de escola, sendo impedido de continuar estudando num colégio normal e acaba indo para um Internato de Cegos em Gênova, o tradicional Instituto Cassoni, onde passará a ser educado com a expectativa de aprender braile e tornar-se um tecelão ou telefonista.
Com a ajuda de Francesca, a filha da arrumadeira do Internato, certo apoio do professor Giulio e o auxílio de um gravador/toca-fitas, mas contra o desejo do diretor do Instituto, o padre Achille, Mirco passa a explorar possibilidades alternativas de exercitar sua criatividade e seu modo de captar o que o mundo oferece aos seus sentidos e de expressar-se artisticamente. As descobertas de Mirco logo despertam o entusiasmo dos outros alunos do Internato, levando a eles uma sensação de liberdade que muitos nunca tinham sentido antes. Os métodos tradicionais da escola e sua existência como um local de segregação social são questionados e tudo culminará na apresentação dos alunos no final do ano letivo.
Estréia nos cinemas: 20/04/2007
Exibição Anterior: TV Cultura 13.10.10 Mostra Internacional de Cinema na Cultura

Nenhum comentário: