Proibido Proibir


(Brasil, 2006)
Direção: Jorge Durán
Roteiro
de Jorge Durán e Dani Patarra, com colaboração de Gustavo Bohrer e Eduardo Durán, baseado em argumento de Jorge Durán. Elenco: Caio Blat (Paulo), Alexandre Rodrigues (Leon), Maria Flor (Letícia), Edyr Duqui (Rosalina), Adriano de Jesus (Cacauzinho), Luciano Vidigal (Mário), Raquel Pedras (Rita).
Sinopse: O botafoguense Paulo, estudante de medicina de uma faculdade pública do Rio de Janeiro, faz estágio no Hospital Universitário. Paulo é do tipo desencanado, anda sempre despenteado, com a barba por fazer, uma latinha com algumas "pedrinhas mágicas" e um livro de anatomia na bolsa a tiracolo. Seu lema é "Proibido Proibir".
Paulo divide o aluguel baratinho de uma quitinete perto do Campus Universitário com o flamenguista León, estudante de Sociologia. León é mais "certinho", anda sempre bem arrumado, é o melhor aluno de sua classe e ao contrário de Paulo, que tem vários relacionamentos afetivos mas não se amarra em nenhum, León tem uma namorada, a estudante de arquitetura Letícia.
Quando Paulo conheceu Letícia ficou com a impressão de que ela é uma "Patricinha": tem carro, mora com os pais, sonha em viajar até Paris para conhecer os museus e monumentos de lá e sabe falar francês. Letícia sente-se incomodada com o estado das coisas no Rio de Janeiro: a sujeira, a violência, o descaso das autoridades.
Paulo, León e Leticia passam a compartilhar de bons momentos juntos, em casa, nas festas universitárias regadas a muita cerveja, na praia e no Campus, e acabam se envolvendo com a história de dona Rosália.
Rosália é paciente terminal do Hospital Universitário. Quando era mais nova, foi porta-bandeira de escola de samba. Tem dois filhos: o camelô Cinézio e o adolescente Cacau.
O quadro clínico dela revelou que ela tem leucemia e precisa ser tratada com quimioterapia. Sendo assistida pelo "médico em formação" Paulo, Rosália compartilha com ele suas aflições, medos e vícios, e expressa o desejo de ver seus dois filhos antes de morrer.
Comovido e envolvido afetivamente com dona Rosália, Paulo resolve ir até o Morro para trazer Cinézio e Cacau para verem a mãe e para isso pede ajuda de Letícia, que o leva de carro até lá.
Mas as coisas não acontecem como se esperava...
Estreou nos cinemas no dia 27 de abril de 2007


Um comentário:

arlen disse...

cara vc gravou a sangue frio