TEMPERATURA MÁXIMA

Globo - As Crônicas de Nárnia - O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa
(The Chronicles Of Narnia, EUA/Inglaterra, 2005)
Direção: Andrew Adamson
Elenco: Tilda Swinton (Feiticeira Branca); James Cosmo (Papai Noel); Rupert Everett (Voz: Raposa); Dawn French (Voz: Sra. Castor); Ray Winstone (Voz: Sr. Castor); James McAvoy (Sr. Tumnus); Jim Broadbent (Professor Kirke); Georgie Henley (Lucy); Skandar Keynes (Edmund); Anna Popplewell (Susan); William Moseley (Peter)
Estréia nos cinemas: 09/12/2005
Sinopse: O longa começa durante a II Guerra Mundial com a força aérea nazista bombardeando Londres. Durante o ataque, milhares de crianças são deslocadas para cidades menores, entre elas os irmãos Peter, Lucy, Edmund e Susan Pevensie, que vão para a propriedade rural do misterioso professor Digory Kirke.
Na casa onde ficam refugiados, eles brincam de esconde-esconde e descobrem um imenso guarda-roupa, que os leva para o fantástico mundo de Nárnia.
Em Nárnia os meninos se envolvem na boa e velha luta entre o bem e o mal. Do lado do bem , o leão Aslan. O mal é personificado por Jadis, a Feiticeira Branca que condena Nárnia a um eterno inverno.
Nárnia é habitada por marmotas, raposas falantes e seres mitológicos como faunos, centauros, gigantes, ciclopes e o minotauro."-Desculpe, não quero bancar o intrometido, mas você é uma Filha de Eva?Ou estou enganado?
-Meu nome é Lúcia.
-Mas você é, desculpe, o que chamam de menina?
-Claro que sou uma menina.
-Então é de fato humana?
-Evidente que sou humana!
-É claro, é claro. Que besteira a minha. Mas eu nunca tinha visto um Filho de Adão ou uma Filha de Eva. Estou encantado. Meu nome é Tumnus.
-Muito prazer, Sr. Tumnus.
-Posso perguntar, Lúcia, filha de Eva, como veio parar aqui em Nárnia?
-Nárnia?Que é isso?
-Aqui é a terra de Nárnia: tudo que está entre o lampião e o grande castelo de Cair Paravel, nos mares orientais. Você veio dos bosques do Ocidente?
-Eu entrei pelo guarda-roupa da sala vazia.
-Ah! Se eu tivesse estudado mais geografia quando era um faunozinho saberia alguma coisa sobre esses países estrangeiros. Agora é tarde.
-Mas não são países coisa nenhuma. É logo ali atrás, acho... Não tenho certeza. Lá é verão.
-Mas em Nárnia é sempre inverno, e há muito tempo. Aliás, vamos apanhar um resfriado se ficarmos aqui coinversando debaixo da neve. Filha de Eva das terras longínquas de Sala Vazia, onde reina o eterno verão da Bela cidade de Guarda-Roupa, que tal se a gente tomasse uma xícara de chá?""Pedro leu o seguinte:
O antigo inquilino deste prédio, o fauno Tumnus, está preso, aguardando julgamento, acusado de crime de alta traição contra Sua Majestade Imperial Jadis, Rainha de Nárnia, Castelã de Cair Paravel, Imperatriz das Ilhas Solitárias, etc. É acusado outrossim de auxílio aos inimigos da supracitada Majestade, abrigando espiões e confraternizando-se com humanos.
Ass:MAUGRIM, Comandante-chefe da Polícia Secreta
VIVA A RAINHA!""-Aqui estou, Majestade.
-Como se atreve a vir sozinho? Não dei ordem para que trouxesse seus irmãos?
-Perdão, Majestade. Fiz o que pude. Eles estão aqui perto...na casinha que fica sobre o dique, no rio, onde vive o casal de castores.
-É tudo quanto tem a dizer?
-Não,Majestade.-respondeu Edmundo, apressando-se em contar tudo o que ouvira na casa dos castores.
-O quê?! Aslam! Aslam! Será possível? Se descubro que é mentira sua...
-Perdão. Estou só repetindo o que ouvi.
Mas a rainha já deixara de preocupar-se com ele e batia palmas. E logo apareceu o anão que antes a acompanhava na floresta.
-Prepare o trenó. E tire os guizos dos arreios.
-Majestade, não poderia dar-me um pouquinho de manjar turco? A senhora... a senhora disse...
-Silêncio, debilóide humano!""-Seja bem-vindo, Pedro, Filho de Adão. bem vindas, Susana e Lúcia, filhas de Eva. Bem vindos, Sr. e Sra. Castor.
A voz, profunda e generosa, teve o efeito de um calmante. Ficaram alegres e animados, não mais perturbados por estarem ali sem dizer uma palavra.
-Mas por onde anda o quarto humano?
-Quiz traí-los e aderiu à Feiticeira Branca, Aslam. - respondeu o Sr. Castor.
Num impulso, Pedro disse:
-Em parte, foi culpa minha, Aslam. Fiquei zangado com ele...
Aslam nada disse; ficou simplesmente olhando para Pedro com seus olhos enormes.
-Por favor...Aslam-disse Lúcia., nào podemos fazer algo para salvar Edmundo ?
-Faremos o que for preciso. Mas pode ser mais difícil do que você pensa."
Bastidores: -Foi escolhida a Melhor Direção de Arte do ano pela Washington Area Film Critics.
-Escolhido o melhor filme-família de 2005 pela 11º Critics Choice Awards
-Vencedor do Oscar 2006 na categoria MELHOR MAQUIAGEM (Howard Berger e Tami Lane). Indicado também nas categorias MELHOR MIXAGEM DE SOM (Terry Porter, Dean A. Zupancic e Tony Johnson) e MELHORES EFEITOS VISUAIS (Dean Wright, Bill Westenhofer, Jim Berney e Scott Farrar).

Nenhum comentário: