SEGUNDA 01.09.08

CINE BAND CLÁSSICOS
0h15 Band - Terra de Ninguém
(No Man's Land, Bósnia, Eslovênia, Itália, França, Reino Unido e Bélgica, 2001)
Direção: Danis Tanovic
Elenco: Branko Djuric, René Bitorajac, Filip Sovagovic, Simon Callow, Katrin Cartlidge, entre outros.
Sinopse: A ação se restringe ao curto espaço de uma trincheira entre as duas linhas inimigas. Nela acabam se encontrando o soldado bósnio Chiki (Branko Djuric) e o sérvio Nino (René Bitorajac).
Na noite anterior, um grupo de soldados bósnios perdera-se na névoa e aguarda clarear, para prosseguir seu caminho. Pela manhã, são atacados por sérvios. Somente Chiki sobrevive. Esconde-se na trincheira, esperando o momento certo de fugir.
Nesse ínterim, o comandante sérvio manda dois soldados averiguarem a região. Eles só encontram os mortos e resolvem fazer uma armadilha. Colocam uma mina explosiva sob o corpo de Cera (Filip Savagovic), exatamente na trincheira onde Chiki está escondido. Quando o descobrem, inicia-se um tiroteio.
Restam Chiki e Nino, os inimigos. Os dois não concordam em nada e discutem o tempo inteiro. Até que Cera dá sinais de estar vivo. Chiki e Nino descobrem que precisam se unir e resolver um problema.
Se Cera se mexer, nada restará. Eles dão um jeito de chamar a atenção das linhas de ataque, para que representantes da Nações Unidas os socorram.
A estratégia dá certo e o sargento francês vai para a trincheira. Porém, recebe ordens de seus superiores para retornar, pois a situação é muito complicada. Ele não aceita e usa a presença da imprensa para pressionar o comando. Com isso, consegue que um especialista em minas compareça ao local.
A partir daí, monta-se um circo. Somente os inimigos falam a mesma língua, a comunicação é muito difícil. Contudo, a maioria consegue, ao menos, falar rudimentos de inglês.
Realista, Tanovic vai às últimas conseqüências, mostrando a hipocrisia dos dirigentes da ONU, preocupados mais em preservar a imagem da instituição do que em resolver o drama dos soldados. É um final doloroso. Mais uma vez constata-se a estupidez da guerra e a maneira cega como agem aqueles que estão diretamente envolvidos nela.

FIM DE NOITE
3h45 SBT - O Pacto dos Lobos
(Le Pacte Des Loups, França, 2001)
Direção: Christophe Gans
Elenco:
Samuel Le Bihan, Vincent Cassel, Mark Dacascos, Bernard Freeson, Emilie Dequenne, Monica Bellucci, Jeremie Renier, Jean Yanne
Sinopse: França, 1764 - durante o reinado de Luís XV - , um monstro com uma mandíbula gigante aterroriza quem se aventure a sair de casa. Ele já estrangulou dezenas de mulheres e crianças. O biólogo da corte, o naturalista e aventureiro Gregoire Fronsac e seu amigo índio Mani são enviados para desvendar o mistério. Irritado com a falta de resultados, o rei envia seu chefe da guarda, que apenas mata um lobo e vai exibi-lo à corte. Lutando contra tudo e todos, Fronsac não desiste. Ele parte para uma última caçada, mas o jovem não está preparado para o que irá encontrar.

Nenhum comentário: