ESTRÉIAS NOS CINEMAS

Linha de Passe
(Brasil, 2008)
Direção: Walter Salles, Daniela Thomas
Roteiro: Daniela Thomas,George Moura
Elenco: Vinícius de Oliveira (Dario), João Baldasserini (Dênis), José Geraldo Rodrigues (Dinho), Kaique de Jesus Santos (Reginaldo), Sandra Corveloni (Cleuza)
Sinopse: Dona Cleuza é uma empregada doméstica que cria sozinha numa casa em Cidade Líder, na periferia de São Paulo, quatro filhos, enquanto espera pelo quinto. Torcedora fanática do Corinthians, ela sofre com a idéia de ver seu time rebaixado para a segunda divisão.
Dinho é o filho mais velho de Dona Cleuza. Dono de temperamento explosivo, resolveu dar um novo rumo à sua vida passando a frequentar assiduamente uma igreja evangélica pentecostal ("O Espírito se move em Você") e com isso acabou virando motivo de gozação ("depois que virou crente não fala mais com os pecadores, não?"). Dinho trabalha como frentista num posto de gasolina onde tenta ganhar a confiança do chefe controlador, que não gosta nada quando o irmão de Dinho, o motoboy Dênis, quer encher o tanque "na faixa".
Dênis é um dos 300 mil motoboys da cidade. Com a grana que recebe mal consegue pagar as prestações da moto e ainda tem um filho, fruto de um relacionamento prematuro, para ajudar a criar. Dênis está numa penúria tão grande que pode acabar fazendo besteira...
Dario completa 18 anos em 17 de maio de 2007. Para ele, esta data significa muito, já que quando um garoto completa 18 anos deixa de participar das "peneiras", os processos de seleção para pleiteantes a carreira de jogador profissional de futebol. Dario é um meia-armador driblador, arrojado, mas às vezes isso não é suficiente para alcançar seu sonho. Quando surge uma oportunidade de uma vaga no Tiradentes F.C., Dario resolve ir pro tudo ou nada.
Reginaldo é o filho mais novo de dona Cleuza e o único negro na família. Procura saber quem é seu pai, a quem procura compulsivamente depois que ficou sabendo que ele é um motorista de ônibus.
Enquanto isso o ralo da pia da cozinha entupiu.

Notas da Crítica:
Inacio Araujo, Folha Ilustrada: 4/4
Daniel Oliveira, Pilula Pop: 90/100
Alysson Oliveira, Cineweb: 4/5
Marcelo Hessel, Omelete: 4/5

Pablo Villaça, Cinema em Cena: 4/5
Rodrigo Salem, SET: 8/10
Geraldo Jr., CineNet: 3/5

Hellboy II - O Exército Dourado ´
(Hellboy II: The Golden Army, EUA, 2008)
Direção:
Guillermo del Toro
Elenco:
Ron Perlman, Selma Blair, Doug Jones (1), James Dodd, John Alexander (1), Luke Goss, Seth MacFarlane, John Hurt, Jeffrey Tambor, Anna Walton, Brian Steele, Roy Dotrice, Jamie Wilson (2), Iván Kamarás
Sinopse: Nessa segunda aventura do anti-herói Hellboy, o reino dos seres fantásticos está em plena guerra contra a humanidade. O Príncipe Nuala (Luke Goss) é quem comanda seu exército dourado formado por criaturas rebeldes para vencer a batalha, mas Hellboy (Ron Perlman) e seus aliados fazem de tudo para defender o planeta.

Notas da Crítica:
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 5/5
Thiago Siqueira, Cinema com Rapadura: 9/10
Roberto Sadovski, SET: 8,5/10
Daniel Oliveira, Pilula Pop: 80/100
Erico Borgo, Omelete: 4/5

Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Rafael Ferraz, CineNet: 2/5

O Aborto dos Outros
(Brasil, 2007)
Direção: Carla Gallo
Sinopse: Vítima de estupro, uma menina de 13 anos aguarda no hospital os procedimentos para um aborto legal já autorizado. Grávida de seis meses, uma mulher casada interrompe a gravidez, depois que exames constatam má-formação fetal grave, incompatível com a vida após nascimento. Outras mulheres, debatem-se com seus dilemas religiosos, uma delas após realizar cinco abortos teme castigo de Deus. Empregada doméstica que recorreu a um remédio para provocar o aborto teve hemorragia intensa, foi parar num hospital. Acabou denunciada e sendo algemada na cama, além de enfrentar um processo. Vista sob o prisma de situações-limite, o aborto de mulheres geralmente pobres revela aspectos solitários e extremos.

Notas da Crítica:
Fernanda Teixeira, Almanaque Virtual: 4/5

Mariane Morisawa, SET: 7,5/10
Sergio Rizzo, Folha Ilustrada: 3/4
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 2/5

Canções de Amor
(Les Chansons damour, França, 2007)
Direção: Christophe Honoré
Elenco
: Louis Garrel, Ludivine Sagnier, Clotilde Hesme, Chiara Mastroianni, Brigitte Roüan, Jean-Marie Winling, Alice Butaud, Yannick Renier, Grégoire Leprince-Ringuet, Esteban Carvajal-Alegria
Sinopse: As origens de Canções de Amor remetem a um material musical pré-existente: as canções escritas por Alex Beaupain. Os personagens começam a cantar assim que se apaixonam, porque são incapazes de expressar paixão de outra forma. Os cenários, como os apartamentos dos pais, retornam como um coro, com um tom diferente de acordo com o que foi cantado previamente. E assim como numa música, em que certos instrumentos retornam ou desaparecem enquanto outros são adicionados, os personagens secundários dão um ímpeto refrescante à história enquanto outros são eliminados dela. Ismaël perambula sem direção, mas a despeito de tudo continua caminhando. Erwann apressa um pouco seu passo. Já Jeanne é condenada à imobilidade: ela lembra um ponto fixo, pois a tragédia a congela. E Alice anda ao lado de Ismaël, mas ela resolve se afastar do seu caminho para seguir outra história, agora com um rapaz bretão que acaba de conhecer.
Notas da Crítica:
Bruno Saito, Guia da Folha: 4/4
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 4/4
Marcelo Hessel, Omelete: 5/5

Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Pedro Butcher, Guia da Folha: 3/4
Sergio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Rodrigo Zavala, Cineweb: 3/5
Tatianna Babadobulos, CineNet: 3/5
Inacio Araujo, Guia da Folha: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 1/4
Sérgio Alpendre, Paisà: 1/4
ÍNDICE NC: 6,63/12

Caçadores de Dragões
(Chasseurs de Dragons, França Alemanha Luxemburgo, 2008)
Direção:
Guillaume Ivernel, Arthur Qwak
Sinopse
: Zoe acredita em contos de fadas, por isso quando conhece Guisdô e Lian-Chu fica encantada com eles. Eles são caçadores de dragões. Junto com os dois, ela irá procurar uma criatura misteriosa, para receber a recompensa de seu tio, Lorde Arnold, e comprar uma fazendinha.
Notas da Crítica:
Raphaela Ximenes, Almanaque Virtual: 4/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 1,5/5

Nenhum comentário: