ESTRÉIAS NOS CINEMAS

Trovão Tropical
(Tropic Thunder, EUA, 2008)
Direção: Ben Stiller
Elenco: Ben Stiller, Trieu Tran, Robert Downey Jr., Jack Black, Brandon T. Jackson, Jay Baruchel, Nick Nolte, Danny R. McBride, Steve Coogan, Bill Hader, Brandon Soo Hoo, Reggie Lee, Tom Cruise, Matthew McConaughey
Sinopse: No outono de 1969 uma equipe de elite do exército norte-americano formada por 10 homens super treinados desembarcaram no Vietnã para uma missão ultra-secreta. Deles, somente 4 retornaram. Dos quatro, três escreveram livros dos quais somente um foi transformado em roteiro e deu origem a um filme: Trovão Tropical, escrito por um militar conhecido somente como "4 Folhas".
Trovão Tropical ganhou um orçamento milionário e começou a ser filmado pelo diretor iniciante Damien Picardi, com a supervisão do chefe de estúdio Les Grossman. O elenco reunia um time de primeira, composto por Tugg Speedman, um musculoso herói de ação que deseja se tornar respeitado como ator dramático e que vem de um fracasso de crítica chamado "Simplesmente Jack", em que tentou interpretar um doente mental, Kirk Lazarus, australiano cinco vezes vencedor do Oscar, que passou por um procedimento cirúrgico para se tornar negro e aceitar o papel, o gorducho Jeff Portnoy, comediante de filmes B, viciado em drogas e com fama de 'flatulento", o cantor de rap que tenta ingressar na carreira de ator Alpa Chino e o novato Kevin Sandusky.
O fato é que o elenco cheio de estrelas e o orçamento milionário não conseguiram render um bom processo de produção, e o diretor, juntamente com o roteirista, ameaçados de perder o emprego, decidiram mudar tudo, transformando as filmagens numa espécie de reality show, abandonando os atores no meio de uma floresta no Vietnã com câmeras escondidas por todos os cantos.
Mas algo dá errado e as coisas saem de controle quando Tugg Speedman é raptado pelo grupo de traficantes vietnamitas de drogas "Dragão em Chamas" que mantém uma aldeia no meio de uma plantações de papoulas.

Notas da Crítica:
Raphaela Ximenes, Almanaque Virtual: 5/5
Roberto Sadovski, SET: 9/10
Marcelo Forlani, Omelete: 4/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 3/5

O Nevoeiro
(The Mist, EUA, 2007)
Direção: Frank Darabont
Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Alexa Davalos, William Sadler, Laurie Holden, Chris Owen, Nathan Gamble, Andre Braugher, Toby Jones
Sinopse: David Drayton é um artista plástico especializado em pintar posters de filmes. Contrariando a tendência moderna, David dispensa o uso de computadores e prefere fazer seu trabalho artesanalmente num estúdio em sua casa numa cidadezinha isolada, onde vive com sua esposa e o filho Billy.
O local é bem arborizado e fica próximo de uma base do exército americano. Correm boatos que tal base é utilizada para experimentos com armas biológicas. Outra presença pouco desejada nas vizinhanças é uma indústria química que despejaria resíduos tóxicos no lago da região.
Uma tempestade violenta de madrugada provocou uma série de desabamentos e causou grandes estragos. De manhã, restou um nevoeiro espesso, que aumentava gradativamente. Os serviços de energia elétrica e de telefonia estavam suspensos.
David e seu filho Billy estavam no Mercado quando o nevoeiro cobriu todo o local. Um homem ensanguentado entrou correndo, dizendo que foi atacado por uma criatura de dentro da bruma branca.
Uma mulher começa a pregar o fim dos tempos, o apocalipse, e a necesidade de oferecer sacrifícios como maneria de alcançar a salvação.
A situação só vai piorar daí pra frente, e a "profetiza" começa a ganhar cada vez mais adeptos.
Notas da Crítica:
Renné França, Pílula Pop: 90/100
Erico Borgo, Omelete: 4/5

Pablo Villaça, Cinema em Cena: 4/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
A.S.Vieira, Almanaque Virtual: 3/5
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 6/10

O Mistério do Samba
(Brasil, 2008)
Direção: Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda
Depoimentos de: Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho, Marisa Monte.
Sinopse: A cantora Marisa Monte conduz uma série de entrevistas que formam um painel do cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela, grupo de veteranos artistas de uma das escolas de samba mais populares do Rio de Janeiro.

Notas da Crítica:
Cadhu Cardoso, Cineweb: 5/5
Jose Geraldo Couto, Folha Ilustrada: 4/4
Sergio Rizzo, Guia da Folha: 4/4
Eduardo Viveiros, Omelete: 4/5
Paulo Cabral, SET: 8/10
Amir Labaki, Guia da Folha: 3/4
Bruno Saito, Guia da Folha: 3/4
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 3/4
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Inacio Araujo, Guia da Folha: 3/4
Luiz Vita, Cineweb: 3/5


Ainda Orangotangos
(Brasil, 2007)
Direção: Gustavo Spolidoro
Roteiro: Gibran Dipp e Gustavo Spolidoro, baseado em livro de Paulo Scott. Elenco: Karina Kazuê (Japonesa), Lindon Shimizu (Japonês), Kayodê da Silva (Garoto com camisa do Internacional), Janaína Kramer (Morena teórica), Renata de Lélis (Loira assanhada), Artur José Pinto (Papai Noel), Nilsson Asp (Seu Pedro), Arlete Cunha (Ruiva do pesadelo), Letícia Bertagna (Garota tatuada)
Sinopse: Porto Alegre, no dia mais quente do verão. Um casal de imigrantes chineses cruza a cidade em um vagão de metrô. Doentes e cansados, eles tentam ajudar um ao outro, ao mesmo tempo em que enfrentam a desconfiança dos demais passageiros e a incompreensão de sua língua. O chinês vagueia pelos corredores da estação de metrô e pelo mercado público da cidade, em busca de ajuda. É o início de uma série de situações-limite vividas por diversos habitantes da cidade.

Notas da Crítica:
Erico Borgo, Omelete: 4/5

Moyses Ferreira, Almanaque Virtual: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 2/5

Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais
(Brasil, 2008)
Direção: Carlos Prates
Elenco
: Rafaela Amado, Priscila Assum, Tavinho Moura, Andrea Dantas, Regina Coelho, Lina de Carlo, Leilany Fernandes
Sinopse: Em Minas, nos anos da Ditadura militar, cineastas atormentados pelas personagens de seus filmes lançam a pergunta fulminante: por que as mulheres são tão belas? Nenhum cometeu o erro de imaginar que a razão fosse o vestido. Mesmo quando as mulheres se encontram bem cobertas, a nudez sob as vestes pode ser possuída pelos olhos do bicho homem. Basta que ele saiba olhar com concentrada gana.

Notas da Crítica:
Sergio Rizzo, Folha Ilustrada: 3/4

Fernanda Teixeira, Cineweb: 2/5


Os Desafinados
(Brasil, 2008)
Direção:
Walter Lima Jr.
Elenco
: Rodrigo Santoro (Joaquim), Alessandra Negrini (Luiza), Cláudia Abreu (Gloria), Selton Mello (Dico), Ângelo Paes Leme (Davi), Jair Oliveira (Geraldo)
Sinopse: Começo da década de 1960. O quarteto de músicos Os Desafinados tenta sucesso na era da Bossa Nova. Em Nova York, um deles conhece a brasileira por quem se apaixona. Anos mais tarde, o grupo irá se reunir para fazer um documentário depois da morte desta mulher – e relembrar os velhos tempos.
Notas da Crítica:

Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 4/4
Marcus Vinícius de Medeiros. Almanaque Virtual: 5/5
Pedro Butcher, Guia da Folha: 3/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4
Mariane Morisawa, SET: 6,5/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5

Bruno Saito, Guia da Folha: 2/4
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Sergio Rizzo, Guia da Folha: 2/4
Amir Labaki, Guia da Folha: 1/4



Pelos Meus Olhos
(Te Doy Mis Ojos, Espanha, 2003)
Direção: Icíar Bollaín
Elenco: Laia Marull, Luis Tosar, Candela Peña, Rosa Maria Sardà, Kiti Manver, Sergi Calleja, Elisabet Gelabert, Nicolás Fernández Luna, David Mooney (2), Chus Gutiérrez, Elena Irureta, Roberto Álamo (1), Javier Batanero, Ricardo Birnbaum, Francesc Garrido
Sinopse: A história de uma mulher que, numa noite de inverno, foge de casa levando o filho e mais algumas poucas coisas. Ela sabe que o marido vai procurá-la e isso a deixa apavorada. Ela é tudo para ele. Ele diz, inclusive, que foi ela que lhe deu os seus olhos. Ao longo do filme, as personagens vão revelando um fascinante quadro familiar, através do qual saberemos quem é quem e onde os conceitos de lar, amor e proteção se confundem com inferno, dor e medo.
Notas da Crítica:
Marcelo Hessel, Omelete: 3/5


La León
(La León, Argentina, França, 2007)
Direção:
Santiago Otheguy
Elenco
: Jorge Román, Daniel Valenzuela (1), José Muñoz (2), Juan Carlos Rivas, Mirta Duran Rivas, Esteban Gonzalez, Alfredo Rivas, Alberto Rivas, Mirta Rivas, Lorena Rivas (2), Aida Merel, Diego Quiroz, Mariano González, Marcos Woinsky, Jimena Cavaco
Sinopse: Num labirinto de rios e de riachos, num mundo ao mesmo tempo sensual e selvagem, Alvaro leva uma vida humilde e solitária. A pesca é seu trabalho diário. A sua homossexualidade e a sua paixão para os livros fazem dele um personagem à parte entre os habitantes desta região da Argentina perdida no tempo. A única relação entre este território sem fronteiras definidas e a cidade é constituída por GR Leon, uma embarcação pilotada diariamente GR Turu, um homem violento e autoritário. Turu vê a diferença de Alvaro como uma ameaça e parece determinada a incomodar.
Notas da Critica:
Mario Fanatic Abbade, Omelete: 3/5


O Retorno
(Brasil, 2008)
Direção:
Rodolfo Nanni
Sinopse
: Em 1958, o cineasta Rodolfo Nanni fez com Josué de Castro, o documentário O Drama das Secas. 50 anos depois, ele refaz o mesmo itinerário, no Nordeste, para reexaminar os efeitos da seca sobre a população de lavradores.
Notas da Crítica:
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5

Moyses Ferreira, Cineweb: 3/5

Shortbus
(EUA, 2006)
Direção: John Cameron Mitchell
Elenco: Sook-Yin Lee (Sofia), Paul Dawson (James), Lindsay Beamish (Severin), PJ DeBoy (Jamie), Raphael Barker (Rob), Peter Stickles (Caleb), Jay Brannan (Ceth), Alan Mandell (Tobias), Adam Hardman (Jesse)
Sinopse: Sofia (Sook-Yin Lee) é uma terapeuta de casais que nunca teve um orgasmo. Entre seus pacientes estão James (Paul Dawson) e Jamie (PH DeBoy), que mantém uma relação que começa a dar passos maiores. Há ainda Severin (Lindsay Beamish), uma dominatrix que mantém sua vida em segredo e não se abre para as pessoas. Eles se encontram regularmente no Shortbus, um clube underground onde arte, música, política e sexo se misturam.

Notas da Crítica:
Andy Malafaya, Cineplayers: 8/10
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 4/5

Conrado Heoli, Cineplayers: 7,5/10
Rafaela Zampier, Cineplayers: 7/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5


P.S., EU TE AMO
(P.S., I Love You, EUA, 2007)
Direção: Richard LaGravenese
Elenco: Hilary Swank, Gerard Butler, Lisa Kudrow, Harry Connick Jr., Gina Gershon, Kathy Bates, Jeffrey Dean Morgan, James Marsters, Dean Winters, Tony Devon, Mike Doyle (1), Marcus Collins, Stephen Singer, Eliezer Meyer, Sal Longobardo
Sinopse: Holly Kennedy (Hillary Swank) é uma jovem bonita, feliz e realizada. Casou-se com o homem de sua vida, o divertido e apaixonado Gerry (Gerard Butler). Mas este é acometido por uma doença grave e morre, deixando Holly em estado de choque. Mas Gerry, antes de falecer, deixou para a esposa uma série de cartas. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: P.S. I Love You. A mãe de Holly (Kathy Bates) e as melhores amigas dela, Sharon (Gina Gershom) e Denise (Lisa Kundrow),
estão preocupadas porque as cartas mantêm a jovem presa ao passado. Mas o fato é que as mensagens estão ajudando a aliviar sua dor e a guiá-la a uma nova vida cheia de descobertas.
Notas da Crítica:

Priscila Sampaio, Cineplayers: 8/10
Alfredo Sternhein, SET: 7/10Rodrigo Cunha, Cineplayers: 7/10
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 3/5Site Oficial: http://psiloveyoumovie.warnerbros.com/


COISAS QUE PERDEMOS PELO CAMINHO
(Things We Lost in the Fire, EUA Inglaterra, 2007)
Direção: Susanne Bier
Elenco: Halle Berry, Benicio Del Toro, David Duchovny, Alexis Llewellyn, Micah Berry, John Carroll Lynch, Alison Lohman, Robin Weigert, Omar Benson Miller, Paula Newsome, Sarah Dubrovsky, Maureen Thomas, Patricia Harras, V.J. Foster, Caroline Field
Sinopse: Recém-enviuvada, mulher convida o problemático melhor amigo do falecido marido para morar com ela e seus dois filhos. Ao mesmo tempo em que causa transformações na vida da mulher, ele ajuda a família a superar a dor da perda.
Notas da Crítica:

Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 4/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 3/5
Marcelo Hessel, Omelete: 3/5Site Oficial: http:www.thingswelostinthefire.com

Nenhum comentário: