TERÇA 28.01.14

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
0h30 TV Cultura - Eleição - O Submundo do Poder
(Hak seh wui, Hong Kong, 2005).
Direção: Johnnie To.
Roteiro: Nai-Hoi Yau e Tin-Shing Yip. Elenco: Simon Yam (Lok), Tony Leung Ka Fai (Big D), Louis Koo (Jimmy), Nick Cheung (Jet), Tian-lin Wang (Tio Teng), Siu-Fai Cheung (Mr. So), Maggie Shiu (esposa de Big D).
Sinopse: Hong Kong.
A eleição para presidente da Tríade Wo Shing é um evento tradicional há mais de um século.
Ao redor de uma mesa, enquanto tomam chá, o "Conselho dos Tios" decide quem liderará a Tríade mais numerosa e antiga de Hong Kong pelos próximos dois anos, assumindo o topo de uma hierarquia que envolve cerca de 50 mil membros.
A Tríade Wo Shing mantém o controle de um volumoso orçamento, baseado em negócios como tráfico de drogas, cassinos e cobrança de proteção para restaurantes, bares, boates e fliperamas.
Com estilos bem diferentes, os dois candidatos à eleição são Big D, mais agressivo e disposto a usar o suborno e a violência para ganhar a disputa e Lok, mais sereno, conciliador e racional em suas decisões, mas também capaz de usar todos os recursos para obter o poder.
Lok é escolhido pelo "Conselho dos Tios" como o líder, mas para efetivar sua eleição ele precisa apossar-se do bastão da "Cabeça de Dragão", o símbolo de autoridade da Tríade Wo Shing. Ao saber da sua derrota, Big D não se conforma e decide fazer todo o possível para impedir que o bastão chegue às mãos de Lok. A crise interna na Tríade abre a possibilidade para uma guerra que ameaçaria definitivamente a sua Unidade.
Election / Hak seh wui estreou em São Paulo no dia 22 de setembro de 2006.
Notas da Crítica:
6 NOTAS 8
Alessandro Giannini, SET: 8/10
Cid Nader, Cinequanon: 4/5
Filipe Furtado, Paisà: 4/5
Guilherme Martins, Revista Paisà: 4/5
Paulo Santos Lima, Revista Paisà: 4/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 4/5
1 NOTA 8,75
Kleber Mendonça Filho, Cinemascopio: 3,5/4
2 NOTAS 7,5
Daniel Pilon, Pilog: 7,5/10
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 3/4
2 NOTAS 7
Luiz Antonio Giron, Época: 7/10
Luis Carlos Merten, O Estado de São Paulo: 7/10
5 NOTAS 6
Alysson Oliveira, Cinequanon: 3/5
Elie Politi, Cinequanon: 3/5
Leonardo Mecchi, Cinequanon: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Sérgio Alpendre, Revista Paisà: 3/5

4 NOTAS 4
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Erico Fuks, Cinequanon: 2/5
Fernando Watanabe, Cinequanon: 2/5
Sérgio Nunes, Cinequanon: 2/5
1 NOTA 3
Miguel Barbieri, Veja São Paulo: 3/10

ÍNDICE NC: 6,42 (21)


CORUJÃO

3h15 Globo - Sem Vestígios
(Untraceable, EUA, 2008) - lançado diretamente em DVD
Direção: Gregory Hoblit
Elenco: Diane Lane, Dan Callahan, Colin Hanks, Billy Burke e Joseph Cross.
Sinopse: Dentro do FBI existe uma divisão dedicada a investigar e condenar criminosos que atuam na Internet. Bem vindo à linha de frente da guerra contra os crimes cibernéticos, onde a agente especial Jennifer Marsh (Diane Lane) já viu de tudo... até agora. Um predador com uma sagacidade de alta tecnologia está exibindo seus assassinatos em seu próprio website e o destino de cada uma de suas vítimas atormentadas em cativeiro está nas mãos do público: quanto maior for o número de acessos ao site, mais rápido morre a vítima. Quando esse jogo de gato e rato se torna pessoal, Marsh e sua equipe têm de correr contra o relógio para rastrear essa mente engenhosa que é virtualmente impossível de rastrear.

SESSÃO DA TARDE
16h20 Globo - Tinker Bell e o Tesouro Perdido
(TINKER BELL AND THE LOST TREASURE, EUA, 2008)
Direção: Klay Hall
Sinopse: A Festa do Outono deste ano promete ser especial. A Lua Azul das colheitas vai chegar, o que permite que as fadas usem uma preciosa pedra da lua para reparar a Árvore do Pó Mágico – a fonte de toda a sua magia. Mas quando a Sininho põe, acidentalmente, todo o pó mágico em perigo, tem que se aventurar até ao outro lado do mar numa missão secreta para repor a ordem. Com ajuda do seus amigo Terence - e um encantador e malandro pirilampo chamado Blaze - Sininho desafia um espantoso novo mundo e descobre o maior tesouro de todos.

Nenhum comentário: