CORUJÂO
1h25 Globo - Cidade do Silêncio
(Bordertown, EUA/Inglaterra, 2007) - lançado diretamente em DVD no Brasil
Drama - 112 min.
Direção: Gregory Nava
Elenco: Jennifer Lopez, Antonio Banderas, Kate del Castillo, John Norman, Irineo Alvarez
Sinopse: Graças ao Tratado de Livre Comércio empresas do mundo inteiro montaram fábricas no México, na fronteira com os Estados Unidos. Com mão-de-obra barata e isenção de impostos, estas companhias fabricam produtos a baixo custo, que são vendidos nos Estados Unidos. Nas mais de mil fábricas de Juarez um televisor é fabricado a cada três segundos e um computador a cada sete. As fábricas contratam mulheres, que aceitam salários menores e reclamam menos dos expedientes longos e condições ruins de trabalho. Muitas fábricas operam 24 horas por dia. Muitas mulheres são atacadas a caminho do trabalho ou de casa, tarde da noite ou no início das manhãs. As companhias não garantem a segurança dos funcionários e várias mulheres foram mortas em Juarez.
Com este quadro o editor-chefe do Chicago Sentinel, George Morgan (Martin Sheen), envia para lá a repórter Lauren Adrian (Jennifer Lopez), que não queria fazer a matéria e só concordou em ir pois, se fizer um bom trabalho, terá chance de ser correspondente estrangeira. Ao chegar entra em contato com um repórter com quem já trabalhou, Alfonso Diaz (Antonio Banderas), que agora é o editor de El Sol, um jornal que não aceita a "versão oficial" sobre as mortes que acontecem na região. Diaz diz para Lauren que 375 mortes é só mais uma mentira da polícia, pois na verdade quase 5 mil mulheres já morreram. A situação fica muito tensa quando uma jovem de 16 anos, Eva Jimenez (Maya Zapata), é atacada. Seus agressores pensavam que estava morta e agora ela pode testemunhar sobre quem tentou matá-la. Lauren faz tudo para protegê-la, inclusive da polícia, mas alguns não ligam a mínima para a situação de Eva e das mulheres de Juárez.
CORUJÃO3h20 Globo - Nacho Libre
(EUA, 2006)
Direção: Jared Hess
Elenco: Jack Black , Ana de la Reguera , Héctor Jiménez , Darius Rose , Moises Arias
Sinopse: Nacho (Jack Black) foi criado em um monastério mexicano, localizado em Oaxaca. Para tentar salvar o local ele decide se inscrever em um torneio de luta livre. Porém esta atitude tem também outro motivo: o interesse de Nacho pela irmã Encarnación (Ana de la Reguera), uma bela freira mexicana que chegou recentemente ao monastério.
SESSÂO DA TARDE
15h57 Globo - Skyrunners
(EUA, 2009) - feito para a TV
Direção: Ralph Hemecker
Elenco: Kelly Blatz, Joey Pollari, Conrad Coates, Jacqueline Macinnes Wood, Nathan Stephenson, Kerry Lai Fatt
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO
22h TV Cultura - O Casamento
(Il Regista di Matrimoni, Itália/ França, 2006)
Direção: Marco Bellocchio
Elenco: Sergio Castellitto, Sami Frey, Donatella Finocchiaro, Maurizio Donadoni, Simona Nibili
Sinopse: Franco Elica, é um cineasta ateu preocupado com o casamento de sua filha com um católico conservador. Quando é chamado para dirigir uma nova versão de um filme, ele acaba fugindo para à Sicília depois que um escândalo explode na produção. Escondido em uma pequena aldeia, acaba conhecendo uma série de personagens coloridos: um homem que leva a vida fazendo filme de casamento, um cineasta que está fingindo sua própria morte para finalmente alcançar a fama buscou em toda sua vida e da cultura do nobre. Príncipe Ferdinando Gravina di Palagolina. O Príncipe convoca Franco para filmar e dirigir o casamento de sua bela filha, Bona. De fato, Franco acaba imediatamente se apaixonando pela filha do Príncipe e faz com que o rumo da estória mude de percurso, pois sua nova missão é: salva-la de um casamento encomendado.
CORUJÃO
2h55 Globo -O Ilusionista
(The Ilusionist, EUA, 2006)
Direção: Neil Burger
Roteiro de Neil Burger. Elenco: Edward Norton (Eisenheim); Paul Giamatti (Walter Uhl); Jessica Biel (Princesa Sophie); Rufus Sewell (Príncipe Leopold).
Sinopse: "Tudo o que vocês viram foi um truque. Foi somente uma ilusão." (Eisenheim)
Viena, Áustria, início do século XX. O jovem Edward Abramorvitz, filho de um carpinteiro, andava pelo vilarejo próximo de sua casa quando encontrou, sentado sob uma frondosa árvore, um mágico andarilho. O mágico fez aparecer um sapo em sua mão, transformou o sapo em uma rosa vermelha, a rosa virou uma flauta voadora e depois o mágico desapareceu misteriosamente. Diz a lenda que a árvore frondosa também sumiu. Foi a partir desse encontro lendário que Edward passou a dedicar-se à arte da magia e do ilusionismo.
Edward treinava suas habilidades manuais com moedas, baralhos e outros objetos, e foi enquanto treinava equilíbrio com um ovo e um bastão de madeira que conheceu a jovem duquesa Sophie von Teschen, que ficara encantada com os truques de Edward. A duquesa, pertencente à aristocracia austríaca e húngara, passou a ser vigiada pela Guarda Imperial, temerosa de que ela se envolvesse com um pobre "camponês". Edward e Sophie passaram a se encontrar às escondidas até que foram descobertos. Edward recebeu ameaças da Guarda Imperial e decidiu abandonar Viena.
O jovem mágico viajou para Praga e ficou na fazenda do seu tio antes de iniciar uma longa jornada de aprimoramento de suas técnicas de ilusionismo, indo à Rússia, à Àsia Menor e ao Extremo Oriente.
Quinze anos depois de ter saído da cidade, Edward retornou à Viena, agora com o nome de Eisenheim, o Ilusionista.
Eisenheim apresentava-se como o homem que havia desvendado os mistérios da vida e da morte, do espaço e do tempo, do destino e do acaso, que subjugara as forças do universo e as leis da natureza.
O espetáculo de Eisenheim trouxe-lhe grande popularidade e despertaram a curiosidade do inspetor de polícia Walter Uhl, que ficou particularmente intrigado com o número do pé de laranja que germinava de uma semente, crescia até formar caule, folhas e frutos, tudo isso em questão de segundos. A fama de Eisenheim também chamam a atenção de um dos mais poderosos e céticos homens da Europa, o Príncipe Leopold, ambicioso herdeiro do trono austríaco, que determinou-se a desmascarar o ilusionista. Leopold pretendia noivar-se em breve com a duquesa Sophie von Teschen, num plano para aplicar um golpe de Estado e assumir o Império Austro-Húngaro. Mas a duquesa ainda recorda de sua paixão juvenil por Edward e ao se encontrar com Eisenheim inicia um novo romance clandestino com ele que pode acabar em tragédia.
Estreou no dia 8 de dezembro de 2006 em São Paulo.
Notas da Crítica:
2 NOTAS 8,5
Celso Sabadin, Cineclick: 8,5/10
Roberto Pujol, SET: 8,5/10
6 NOTAS 8
Andreisa Caminha, Cinema com Rapadura: 8/10
Carlos Dunham, Sobrecarga: 4/5
Emilio Franco Jr., Cineplayers: 8/10
Marcelo Forlani, Omelete: 8/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Rodrigo Salem, SET: 8/10
4 NOTA 7,5
Alex Xavier, Guia do Estadão: 7,5/10
Arianne Brogini, Sexy: 7,5/10
Sérgio Dávila, Folha Ilustrada: 3/4
Sérgio Rizzo, Folha de São Paulo: 7,5/10
5 NOTAS 7Airton Shinto, Shintocine: 7/10
Alexandre Koball, Cineplayers: 7/10
Bruno Fidelis Gomes, Cinepop: 3,5/5
Diego Benevides, Cinema com Rapadura: 7/10
Luiz Carlos Merten, O Estado de São Paulo: 7/10
4 NOTAS 6
Ary Monteiro Jr., Cineplayers: 6/10
Daniel Pilon, Pilog: 6/10
Miguel Barbieri, VEJA SP: 6/10
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
2 NOTAS 5
Andy Malafaya, Cineplayers: 5/10
Régis Trigo, Cineplayers: 5/10
1 NOTA 4
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
1 NOTA 2
Francisco Guarnieri, Paisà: 1/5
ÍNDICE NC: 6,80 (25)
CINE FÃ-CLUBE
Globo - Justin Bieber: Never Say Never
(EUA, 2010)
Direção: Jon M. Chu
Elenco: Justin Bieber, Miley Cyrus, Jaden Smith
Sinopse: Documentário sobre a vida e a turnê do cantor pop mimado e de grande sucesso Justin Bieber. Nascido no Canadá, o jovem desde cedo mostrou certo talento para a música ao tocar vários instrumentos como autodidata e logo despertou para o canto. Cantando na rua ou em concursos púbicos, Bieber foi conquistando seu espaço e na medida que seus vídeos na internet começaram a ter acessos fora do comum, um empresário americano viu nele potencial e investiu em sua carreira. Depois de receber diversas negativas, seguiu na insistência e uma vez com o contrato assinado com uma gravadora, foi uma questão de tempo para que os shows da Bieber Fever (Febre Bieber) começassem a acontecer um após o outro. Era hora de começar a pensar num sonho: cantar no lendário Madison Square Garden, em Nova York, Estados Unidos.
SESSÃO LIVRE
14h50 Band O Julgamento do Diabo
(Shortcuts to Happiness, EUA, 2007)
Direção: Alec Baldwin.
Elenco: Anthony Hopkins, Alec Balwdin, Jennifer Love Hewitt, Ken Murton, Frank Sivero, Dan Aykroyd, Gregg Bello, Kim Cattral, John Savage, Al Palagonia, Barry Miller, Jason Patric, Paul Thornton.
Sinopse: O escritor fracassado Jabez Stone, que não tem sorte com as mulheres e vive em um apartamento sujo e bagunçado de Nova York é demitido da loja em que trabalha. A caminho de casa, é assaltado e tem seu último e inédito romance roubado. Tudo parece perdido, até que uma mulher estonteante, o Diabo, bate em sua porta e lhe promete fama, riqueza, mulheres e sucesso como escritor, tudo em troca de sua alma. Stone concorda e sua vida se torna perfeita, mas quando todo esse sucesso começa a desaparecer, o escritor decide procurar Daniel Webster, o único homem que sempre derrotou o Diabo. Webster decide enfrentar seu velho inimigo novamente em um julgamento, em um duelo inteligente que definirá o destino da alma de Jabez.
CINE MAIOR
20h30 Record - Coraline e o Mundo Secreto
(Coraline, EUA, 2008)
Direção: Henry Selick
Sinopse: O filme mostra a história de Coraline Jones, uma menina que se muda com seus pais, jornalistas especializados em jardinagem, mas que odeiam terra e plantas, para uma casa antiga e enorme.
Entediada e frustrada pela falta de atenção dada pelos pais, Coraline resolve explorar as inúmeras portas do local, e ao perseguir um pequeno animalzinho saltitante, acaba abrindo uma porta que dá para outra casa, em um mundo paralelo...
CINE BRASIL
23h TV Cultura - A Casa de Alice
(Brasil, 2007) Exibição em HD
Direção: Chico Teixeira
Elenco: Carla Ribas (Alice), Berta Zemel (Jacira), Vinicius Zinn (Lucas), Ricardo Vilaça (Edinho), Zé Carlos Machado (Lindomar), Felipe Massuia, Luciano Quirino (Nilson)
Sinopse: Alice trabalha como manicure num salão de beleza e vai levando a vida. Ela acredita que esse é o seu destino. Aos 40 anos de idade, divide a casa com seu marido, o taxista Lindomar, seus três filhos jovens e ariscos Lucas, Edinho e Júnior e sua mãe Jacira, que cuida dos afazeres domésticos enquanto escuta o programa de rádio de Carlinhos Abranches. Depois de 20 anos de casamento, nem Lindomar nem Alice esperam grandes emoções a dois. O casal está naquela fase em que nem um esforço de sedução por parte de Alice funciona mais. Pelo contrário, é motivo para um desalento ainda maior. E as coisas sempre podem piorar.
Bastidores: O filme recebeu o Prêmio Especial do Júri para a atriz Carla Ribas no festival de Miami, foi considerado o Melhor Filme no festival de Friburgo, na Suíça, e Prêmio Especial do Júri, Atriz e Crítica no festival de Guadalajara, no México, todos em 2007.
Notas da Crítica:
Anahi Borges, Cinequanon: 4/5
Daniel Oliveira, Pílula Pop: 80/100
Elie Politi, Cinequanon: 4/5
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 4/5
Leonardo Mecchi, Cinequanon: 4/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Sergio Nunes, Cinequanon: 4/5
Angela Andrade, Cinequanon: 3/5
Erico Fuks, Cinequanon: 3/5
Fernando Watanabe, Cinequanon: 3/5
Marcelo Hessel, Omelete: 3/5
Alfredo Sternhein, SET: 5/10
Marcelo Miranda, Contracampo: 2/4
Filipe Furtado, Contracampo: 2/4
Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Eduardo Valente, Paisà: 2/5
Marcelo Miranda, Cinequanon: 2/5
Leonardo Luiz Ferreira, Paisà: 1/5
Sérgio Alpendre, Paisà: 1/5
Ruy Gardnier, Contracampo: 0/4
Sergio Alpendre, Contracampo: 0/4
ÍNDICE NC: 4,62/21