TERÇA 15.10.13

SESSÃO BRASIL
1h55 Globo - Alma Corsária
(Brasil, 1993)
Direção: Carlos Reichenbach
Elenco
: Bertrand Duarte (Rivaldo Torres), Jandir Ferrari (Teodoro Xavier), Andrea Richa (Anesia),Flor (Verinha), Mariana De Moraes (Eliana), Jorge Fernando (Magalhães), Emílio Di Biasi (Pai de Anesia/Tio de Artur)
Sinopse: Rivaldo Torres e Teodor Xavier, amigos de infância, lançam o livro Sentimento Ocidental. Os poetas convidam a mais variada fauna humana para o evento, incluindo um suicida em potencial, salvo por Torres no Viaduto do Chá. Enquanto a festa avança, o filme recua até o final da década de 50, flagrando a gênese da amizade dos dois protagonistas, levando a um final de expectativas e grandes surpresas.

SESSÃO BRASIL
2h10 Globo - PAULO GRACINDO - O BEM-AMADO
(Brasil, 2010)
Documentário
Direção: Gracindo Junior
Elenco: Paulo Gracindo, Lima Duarte, Daniel Filho, Arnaldo Jabor, Fernanda Montenegro, José Wilker
Sinopse: Aos 20 anos Paulo Gracindo deixou Maceió rumo ao Rio de Janeiro, na tentativa de alcançar o sucesso no teatro. Fez muito sucesso no rádio, onde trabalhou como apresentador e atuou em radionovelas. Na televisão seu papel de maior sucesso foi o de Odorico Paraguaçu, na novela "O Bem-Amado".
Paulo Gracindo era um artista mutante. Na explosão radiofônica, popularmente conhecida como a Era do Rádio (entre as décadas de 30 a 50), ele migrou para programas de auditório à Cesar de Alencar. Em 1951, protagonizou a maior rádio novela da história, O Direito de Nascer. Também nesse mesmo veículo, deu vida ao quadro Primo Rico, Primo Pobre, ao lado de Brandão Filho - esquete que viria parar na televisão e, trinta anos depois, seria reeditado pelo Zorra Total.
Depois do teatro e rádio, Gracindo deu mais um salto. No cinema, teve boas parcerias com Leon Hirszman em A Falecida (1965) e Glauber Rocha em Terra em Transe (1967). Aí veio a telinha e o tapete vermelho se estendeu a ele. A telenovela popularizou o talento já consagrado no rádio e no teatro. Um tempo em que Fernanda Montenegro, que dá depoimento no longa, define assim: "Antes existiam personagens, hoje há apenas desenhos de personagens".
Há também uma interessante análise do nem sempre interessante Arnaldo Jabor, que explica como o ator, com quem trabalhou no filme Tudo Bem (1978), atravessou todos os tipos da arte da interpretação. O longa também conta causos, como a inspiração ao personagem do Primo Rico, destaque do programa Balança, Mas Não Cai, e pérolas, como o encontro de Paulo com o cabeludo Roberto Carlos.

CINE ESPETACULAR
23h SBT - Ninja Assassino
(Ninja Assassin, EUA, 2009)
Direção: James McTeigue
Elenco: Rain, Rick Yune, Naomie Harris, Ben Miles, Sung Kang, Randall Duk Kim.
Sinopse: Raizo (Rain) é um dos assassinos mais mortais do mundo. Tirado das ruas ainda criança, ele se transforma em um matador treinado pelo Clã Ozunu, uma sociedade secreta cuja existência é considerada um mito. Mas assombrado pela lembrança da execução de seu amigo pelo Clã, Raizo se revolta e... desaparece. Agora, ele espera, preparando para executar sua vingança.
Em Berlim, a agente da Europol Mika Coretti (Naomie Harris) encontra por acaso uma trilha de dinheiro ligando diversos assassinatos de políticos a uma rede do submundo de caçadores de recompensa do Oriente. Contrariando as ordens de seu superior, Ryan Maslow (Ben Miles), Mika descobre em arquivos da agência secreta a verdade por trás dos assassinatos. Sua investigação faz com que ela se torne um alvo, e o Clã Ozunu envia um time de matadores, liderado pelo letal Takeshi (Rick Yune), para silenciá-la para sempre. Raizo salva Mika dos inimigos, mas ele sabe que o clã não descansará até que ambos sejam eliminados. Agora, envolvidos em um jogo mortal de gato e rato pelas ruas da Europa, Raizo e Mika precisam confiar um no outro se quiserem sobreviver... e finalmente desmantelar o evasivo Clã Ozunu.


CINEMA EM CASA
14h15 SBT - Super Monkey
(Funky Monkey, EUA, 2003)
Direção: Gene Quintano
Elenco: Matthew Modine, Roma Downey, Seth Adkins, Jason Flemyng, Jeffrey Tambor, entre outros
Sinopse: Alec Mccall é contratado da Zit Tecnologia para treinar um chimpanzé chamado Clement. Ao suspeitar que os planos de Zit para Clarence não eram nada nobres, McCall foge com o macaco. Durante a fuga, conhecem e são acolhidos pelo pequeno Michael. Treinado em artes marciais, o macaco logo se entrosa com o garoto e é descoberto e perseguido por capangas da Zit.


CINEMA NA MADRUGADA
0h55 Band – Parceiros no Crime
(Partners, EUA, 2000) – feito para a TV
90 min.
Direção: Joey Travolta
Elenco: Casper Van Dien, David Paymer, Vanessa Angel, Jenifer Lewis e Seiko Matsuda
Sinopse: Bob é um programador de computador que decide passar por cima de seu chefe. Ele rouba uma serie de códigos altamente valiosos que pretende vender aos concorrentes. Tudo parece estar indo muito bem ate que ele comenta seu plano dentro de um ônibus, ao alcance de um vigarista que descobre que Bob esta esperando um alto pagamento pelas informações.
O vigarista tira proveito da situação e decide fazer parte do esquema. Bob agora que tem um sócio indesejado dentro do crime, nao tem muita, escolha senão entrar na chantagem e no jogo do vigarista ainda mais, quando a namorada do vigarista, uma dupla de agentes japoneses, um detetive e muitos outros interessados decidem entrar nessa confusão.

SUPERCINE
1h05 Globo - A PERSEGUIÇÃO
(The Grey, Alemanha, 2011)
Direção: Joe Carnahan
Elenco: Liam Neeson, Dermot Mulroney, Frank Grillo, Joe Anderson, Nonso Anozie, Dallas Roberts
Sinopse: Um grupo de petroleiros está voltando para casa após uma longa temporada de trabalho no Alasca até que uma falha mecânica acaba derrubando o avião que os transportava. Os sobreviventes lutarão contra ferimentos mortais, o intenso frio e a fome voraz. Mas o grupo não poderia nem desconfiar que a principal ameaça ainda está por vir: o local está dominado por um alcateia de lobos faminta, em número maior e disposta a manter seu território.

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
0h30 TV Cultura - Bad Family
(Paha Perhe, Finlândia, 2010)
Direção: Aleksi Salmenperä
Elenco: Ville Virtanen, Lauri Tilkanen, Pihla Viitala, Vera Kiiskinen, Niki Seppälä, Ismo Kallio, Tomi Salmela
Sinopse: O filme conta a história de um pai muito protetor e controlador que suspeita de incesto entre seu filho e filha. Estas dúvidas e preocupações crescentes fazem com que ele se torne delirante e inflexível em sua missão de acabar com o caso de amor entre seus filhos.

Nenhum comentário: