QUINTA 05.09.13

CORUJÃO
3h55 Globo - A Lula e a Baleia
(The Squid and the Whale, EUA, 2005)
Comédia - 81 min.
Direção: Noah Baumbach
Roteiro
de Noah Baumbach. Produzido por Wes Anderson, Charlie Corwin, Clara Markowicz e Peter Newman para a Seven Hills Pictures / Original Media / Destination Films / American Empirical Pictures / InterAL Inc. / Peter Newman/Interal Productions / Squid and Whale Inc. / Andrew Lauren Productions / Ambush Entertainent. Música de Britta Phillips e Dean Wareham. Elenco: Jeff Daniels (Bernard Berkman), Laura Linney (Joan Berkman), Jesse Eisenberg (Walt Berkman), Owen Kline (Frank Berkman), Halley Feiffer (Sophie), Anna Paquin (Lili), William Baldwin (Ivan), David Benger (Carl), Adam Rose (Otto), Henry Glovinsky (Lance), Eli Gelb (Jeffrey), Peter Newman (Sr. Greenberg), Peggy Gormley (Sra. Greenberg), Greta Kline (Greta Greenberg).
Sinopse: Nova York, 1986.Bernard Berkman (Jeff Daniels) é escritor e professor de literatura. Casado com Joan há 17 anos, tem dois filhos: Walt, de 16 anos, e Frank/Picles, de 12.
O casamento de Bernard e Joan está em crise há anos, desde que Joan teve um caso com um vizinho, o psiquiatra Richard.
O filme começa numa quadra de tênis, num jogo de duplas. De um lado da quadra estão Bernard e Walt; do outro, Joan e Frank.O que poderia ser um divertido passatempo familiar torna-se um jogo nervoso e tenso, e acaba numa dura discussão entre Bernard e Joan.
Joan (Laura Linney) é a esposa de Bernard. Influenciada pela obra do marido, começou a escrever profissionalmente e teve um artigo publicado no The New Yorker com boa repercussão. Ao contrário da carreira do marido, que não consegue publicar nada há anos, o futuro da carreira de Joan parece ser promissora. Joan tem uma vida amorosa complicada, com vários relacionamentos extra-conjugais, que, juntamente com certo ciúme profissional, acabaram levando à separação.
Bernard e Joan decidem por uma Custódia Conjunta dos filhos, o que significa que Walt e Frank ficariam metade dos dias da semana na casa de Bernard e na outra metade dos dias na casa de Joan. Só falta decidir o que fazer com o gato.
Frank (Owen Kline) é um estudante adolescente em fase de descobertas e experiências do funcionamento da sua sexualidade. Sonha em ser tenista profissional e tem aulas de tênis com Ivan, o novo namorado de sua mãe. Ao contrário de seu irmão Walt, Frank prefere ficar na casa da mãe.
Walt (Jesse Eisenberg) admira o trabalho do pai e é metido a intelectual. Entra num concurso de jovens talentos dizendo-se compositor da canção Hey You, que na verdade é um sucesso do Pink Floyd. Ganha o concurso mas é desmascarado por um professor que descobre a fraude. Walt tem um caso romântico com a estudante Sophie mas fica indeciso quando Lili, aluna de Bernard, vai morar num quarto na casa do pai dele.
Walt tem uma recordação de infância: uma visita num museu de história natural onde estão expostas uma baleia e uma lula em conflito.
Estreou em São Paulo no dia 14 de abril de 2006.
Notas da Crítica:

3 NOTAS 10
Marco Antonio Barbosa, Jornal do Brasil: 3/3
Sérgio D. Branco, Premiere: 5/5
Sérgio Nunes, Cinequanon: 5/5

14 NOTAS 8

Airton Minoru Shinto, Shintocine: 8/10
Alessandro Giannini, SET: 8/10
Alysson Oliveira, Cinequanon: 4/5
Carlos Dunham, Sobrecarga: 4/5
Chico Fireman, Filmesdochico: 4/5
Edgar Olimpio de Souza, Boca a Boca: 4/5
Elie Politi, Cinequanon: 4/5
João Lopes, Premiere: 4/5
Marcelo Hessel, Cinequanon: 4/5
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 4/5
Miguel Somsen, Premiere: 4/5
Paulo Roberto Selbach Junior, Baú de Filmes: 8/10
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5
Rui Pedro Tendinha, Premiere: 4/5

5 NOTAS 7,5

Ana Paul, Multiply: 3/4
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Kleber Mendonça Filho, Cinemascopio: 3/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4

1 NOTA 7

Daniel Pilog, Pilog: 7/10

11 NOTAS 6

A. Pascoalinho, Premiere: 3/5
Angélica Bito, Cinequanon: 3/5
Cid Nader, Cinequanon: 3/5
Fábio Yamaji, Cinequanon: 3/5
Francisco Ferreira, Premiere: 3/5
João M. Tavares, Premiere: 3/5
José V. Mendes, Premiere: 3/5
Marcelo V., Multiply: 3/5
Maria do Carmo Piçara, Premiere: 3/5
Rui Brazuna, Premiere: 3/5
Vitor Moura, Premiere: 3/5


1 NOTA 5
Filipe Furtado, Anotações de Um Cinéfilo: 2/4

3 NOTAS 4

Cesar Zamberlan, Cinequanon: 2/5
Cláudio Szynkier, Paisà: 2/5
Érico Fuks, Cinequanon: 2/5

1 NOTA 2,5

Pedro Butcher, Guia da Folha: 1/4

ÍNDICE NC: 6,98 (38)

CLUBE DO FILME
22h TV Cultura - FALE COM ELA
(Hable con ella, Espanha, 2002)
Direção: Pedro Almodóvar
Elenco: Javier Cámara (Benigno Martín), Darío Grandinetti (Marco Zuluaga), Leonor Watling (Alicia), Rosario Flores (Lydia González), Mariola Fuentes (Rosa), Pina Bausch (bailarina do Café Müller)
Sinopse: Benigno é um enfermeiro que mora em frente a uma academia de balé, comandada por Katerina Bilova. Ele fica frequentemente na janela da sua casa vendo, com especial atenção, uma das estudantes de Katerina, Alicia Roncero, por quem está apaixonado. Benigno chega ao ponto de marcar uma consulta com o pai dela, um psiquiatra que tem um consultório na própria casa, só para ter uma chance de falar com Alicia. Lá, Benigno entra no quarto dela e olha o recinto com admiração. Acaba roubando um prendedor de cabelos dela.
O destino dos dois se traçam depois que Alicia sofre um acidente de carro que a deixa em um coma. Ela é internada no hospital onde Benigno trabalha e ele passa a cuidar dela.Benigno fala com ela o tempo todo, movido por um misto de fé e amor, pois crê que de alguma forma ela consegue ouvi-lo.
"O filme abre com uma apresentação de Pina Bausch que dá o tom do que está por vir. É uma "dança" complexa de identidades que competem e se fundem e que raramente permitem que os personagens se dirijam uns aos outros em pé de igualdade. As reações contrastantes - uma aparenta ser histérica e a outra, quase alheia - dos dois protagonistas masculinos ao balé de Bausch indicam que estamos entrando em um mundo de motivações, ações e reações subjetivas" (1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer)
Bastidores: Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original (Pedro Almodóvar). Indicado também como Melhor Direção (Pedro Almodóvar)

Nenhum comentário: