TERÇA 21.05.13

SESSÃO BRASIL
2h35 Globo - Querô
(Brasil, 2006)
Direção: Carlos Cortez
Elenco: Maxwel Nascimento, Maria Luisa Mendonça, Ângela Leal, Ailton Graça, Milhem Cortaz, Claudia Juliana.
Sinopse: À noite, pelas ruas da zona portuária de Santos, um adolescente corre ofegante e ferido, com uma arma na mão. Este adolescente é Jerônimo da Piedade, filho da prostituta Alzira e de pai desconhecido.
Jerônimo nasceu num bordel, e contrariando o conselho de Violeta, a cafetina do local, não foi deixado numa creche ou num convento para ser criado por freiras. A mãe de Jerônimo queria cuidar pessoalmente do menino, mesmo que para isso tivesse que deixar o bordel e tentar sobreviver nas ruas. Alzira não resistiu muito tempo e acabou morrendo ao beber querosene. Daí veio o apelido de Jerônimo, Querô(sene), que sem ter com quem ficar acabou ficando mesmo no bordel de Violeta e foi criado mesmo pelas leis das ruas, da bandidagem, da esperteza. A oração de Querô era "Deus, me ajude a ter uma arma".
Vivendo de pequenos furtos, Querô acabou se envolvendo com Tainha e Bolacha, dois assaltantes que o levaram para roubar um gringo. O crime fez com que Querô fosse detido e levado para a FEBEM.
Logo no primeiro dia na instituição, Querô arruma encrenca com Cocada, um dos líderes dos menores delinqüentes que brinca com a origem do apelido de Querô e acaba indo parar no Pronto Socorro. A partir daí a raiva de Querô começa a crescer cada vez mais, e seu ódio é alimentado pelo ambiente opressivo, individualista e ocioso do internato, que chega a um limite quando Querô se rebela contra o "disciplinador" da FEBEM e acaba liderando um motim e a fuga em massa dos menores.
Querô procura ajuda primeiro com o homossexual Naná e depois com a evangélica Gina, através de quem Querô conhece Lica, a sobrinha do pastor, que canta nos cultos da igreja e por quem Querô se apaixona.
No dia do aniversário de Lica, Querô quer muito presenteá-la com uma caixinha de música, mas para isso teria que arranjar dinheiro. Por causa disso, Querô irá se envolver em uma grande enrascada que terminará quando à noite, pelas ruas da zona portuária de Santos, um adolescente corre ofegante e ferido, com uma arma na mão.
Baseado no romance "Querô – Uma Reportagem Maldita", escrito pelo dramaturgo Plínio Marcos na década de 70.

SESSÃO DA TARDE
16h Globo - Confusão Pra Cachorro
(Diamond Dog Caper, EUA, 2008) [HD]
Direção: Mark Stouffer
Elenco
: French Stewart, Luke Benward, Brittany Curran, Kelly Perine, Kevin Farley, Denyse Tontz
Sinopse: Um malvado ladrão de diamantes e seus dois comparsas atrapalhados escondem cinco milhões em diamantes na coleira de um cão sem dono, mas Owen, um garoto inteligente, apaixona-se pelo cachorro e descobre o segredo. Começa então uma terrível e divertida batalha entre o cão, seu novo dono e os ladrões mais procurados dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: