Lula, o Filho do Brasil

(Brasil, 2009)
Drama - 128'
Direção: Fábio Barreto
Elenco: Rui Ricardo Diaz (Luiz Inácio Lula da Silva, adulto), Guilherme Tortólio (Luiz Inácio Lula da Silva adolescente), Glória Pires (Eurídice Ferreira de Melo, a Dona Lindu), Lucélia Santos (Professora de Lula), Cléo Pires (Maria de Lourdes da Silva) , Juliana Baroni (Marisa Letícia Lula da Silva), Milhem Cortaz (Pai de Lula) , Clayton Mariano, Suzana Costa (parteira), Jones Melo (vendedor), José Ramos (motorista de pau-de-arara)
Sinopse: Luiz Inácio da Silva nasceu em outubro de 1945 no então distrito de Caetés, município de Garanhuns, interior do estado de Pernambuco. É o sétimo de 8 filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Melo. Quando ainda estava na barriga da mãe, seu pai decidiu tentar a vida como estivador em Santos, levando consigo Valdomira Ferreira de Góis, uma prima de Eurídice conhecida como Mocinha, com quem formaria uma segunda família.
Três anos depois Aristides retorna, acompanhado de Sebastiana, sua filha. Uma semana depois ele parte mais uma vez, deixando o bebê e levando consigo Jaime (Maicon Gouveia), o segundo filho mais velho. Durante a seca de 1952 a família recebe uma carta de Aristides, chamando-a para viver com ele em São Paulo. Lindu vende tudo o que tem e viaja junto com os filhos. Após 13 dias de viagem num transporte conhecido como "pau-de-arara", chegaram na cidade de Guarujá e descobriram que a carta era falsa. Quem a escreveu foi Jaime, que já não aguentava mais os maus tratos do pai.
A convivência forçada das duas famílias de Aristides causou atrito e, 4 anos depois, Eurídice levou os filhos para morar consigo num cômodo atrás de um bar localizado na Vila Carioca, bairro da cidade de São Paulo. Após a separação, Lula quase não se reencontrou mais com seu pai, que morreu em 1978.
Durante o período em que as duas famílias de seu pai conviveram, Lula foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias. A fim de contribuir na renda familiar, começou a trabalhar aos 12 anos, em uma tinturaria. Durante o mesmo período também trabalhou como engraxate e office-boy. Aos 14 começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a carteira de trabalho assinada pela primeira vez. Transferiu-se depois para a Fábrica de Parafusos Marte. Pouco depois, conseguiu uma vaga no curso técnico de torneiro mecânico do SENAI. Formou-se 3 anos mais tarde e, em 1963, empregou-se na metalúrgica Aliança, onde acidentou-se numa prensa hidráulica, o que lhe fez perder o dedo mínimo da mão esquerda.
Alguns anos depois, mudou-se para São Bernardo do Campo, onde, em 1968, filiou-se ao Sindicato dos Metalúrgicos. Em 1969 foi eleito para a diretoria do sindicato dos metalúrgicos da cidade. Em 1975 foi eleito presidente do mesmo sindicato.
Baseado no livro A História De Lula, O Filho Do Brasil (2009) da escritora e jornalista Denise Paraná.
Bastidores: -Representante do Brasil na pré-seleção da disputa do Oscar 2011 de Melhor Filme Estrangeiro.

Nenhum comentário: