DOMINGO 17.04.11

SÁBADO NO CINEMA

1h Band - O Planeta dos Macacos

(Planet of the Apes, EUA, 1968)

Direção: Franklin J. Schaffner

Roteiro de Michael Wilson e Rod Serling, baseado em livro de Pierre Boulle. Música: Jerry Goldsmith. Direção de Fotografia: Leon Shamroy. Elenco: Charlton Heston (Coronel George Taylor),Roddy McDowall (Dr. Cornelius),Kim Hunter (Dr. Zira),Maurice Evans (Dr. Zaius),James Whitmore (Presidente da Assembléia),James Daly (Dr. Honorius),Linda Harrison (Nova),Robert Gunner (Landon),Lou Wagner (Lucius),Woodrow Parfrey (Dr. Maximus),Jeff Burton (Dodge),Buck Kartalian (Julius),Wright King (Dr. Galen).

Sinopse: O coronel George Taylor, astronauta americano, se perde no espaço e acaba pousando em um inóspito planeta e se surpreende com a nova realidade. Nesse lugar os macacos são a raça inteligente e dominante, enquanto os homens não passam de cobaias de laboratório. A chegada do astronauta causa um grande alvoroço na comunidade científica dos macacos. Alguns como o Dr. Cornelius e sua mulher Zira vêem em Taylor uma interessante oportunidade de estudo. Para eles o fato é a chance para provar a semelhança entre humanos e macacos. Outros não o vêem com bons olhos, como Dr. Zaius, líder científico e religioso da sociedade primata. Ele considera Taylor perigoso, chegando a chamar de hereges os macacos que tentam proteger o hóspede. A pressão cresce e o grupo foge da cidade primata. Taylor, Cornelius, Zira e Nova, uma humana que Taylor conhece enquanto estava preso, se dirigem para a “Zona Proibida”, tentando escapar da perseguição e descobrir mais sobre a heresia levantada por Zaius. Lá eles descobrem muito mais do que esperavam.

Bastidores: Ganhou um Oscar especial dado a John Chambers, por seu trabalho na maquiagem de O Planeta dos Macacos. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora.

O Oscar especial dado a John Chambers aconteceu porque na época o Oscar não tinha entre suas categorias a de melhor maquiagem. Assim sendo, como forma de reconhecimento pelo trabalho feito em O Planeta dos Macacos nesta área, resolveu-se por dar a Chambers um Oscar honorário.

Exibições Anteriores: Band 20.03.10 Cine Clube 05.07.10 Cine Band

Nenhum comentário: