SÁBADO 17.07.10

INTERCINE1h50 Globo
Os Sonhadores
(The Dreamers, França/ Inglaterra/ Itália, 2004)
Direção: Bernardo Bertolucci
Elenco:
Michael Pitt, Eva Green, Louis Garrel, Robin Renucci, Anna Chancellor e Florian Cadiou.
Sinopse: Matthew (Michael Pitt) é um estudante americano em um programa de intercâmbio em Paris. Insaciavelmente apaixonado por cinema, Matthew freqüenta a Cinemateca Francesa, onde procura sempre as poltronas da frente, “para poder ver as imagens primeiro, quando ainda estariam “fresquinhas”, recém saídas do projetor”. Matthew fica hospedado numa pensão para estudantes.
Primavera de 1968. Henri Langlois, fundador e diretor da Cinemateca Francesa é demitido pelo Ministro da Cultura André Malraux e a sala de projeção fecha por tempo indeterminado. Jovens cinéfilos reúnem-se para protestar. Matthew conhece Isabelle (Eva Green) e seu irmão gêmeo Théo (Louis Garrel), outros freqüentadores assíduos da Cinemateca, filhos de um poeta famoso.
Os pais de Theo e Isabelle viajam e Matthew é convidado para passar uns dias na casa dos irmãos, quando descobre que Theo e Isabelle são irmãos gêmeos siameses- ligados pelo cérebro. Mathew gosta dos filmes de Nicholas Ray, especialmente de Johnny Guitar e Juventude Transviada, prefere Buster Keaton a Chaplin e Jimi Hendrix a Eric Clapton. Theo prefere Charles Chaplin, Eric Clapton e acha Jerry Lewis um gênio incompreendido.
Os irmãos cinéfilos Theo e Isabelle fazem um jogo de adivinhação de filmes onde um tem que adivinhar de qual filme o outro está interpretando um trecho. Quem perder tem que pagar um castigo.
Na trilha sonora, destaque para Janis Joplin, The Doors e Edith Piaf.

CORUJÃO
3h30 Globo - Uma Mulher Para Dois
(Mad Dog And Glory, EUA, 1993)
Direção: John Mcnaughton
Elenco: Robert De Niro, Uma Thurman, Bill Murray, Kathy Baker, David Caruso, Mike Starr
Sinopse: Wayne Dobie (Robert De Niro) é um tímido fotógrafo policial que ao salvar a vida de Frank Milo (Bill Murray), o poderoso mafioso da cidade, ganha como presente a companhia da bela Glory (Uma Thurman) – uma das integrantes da quadrilha de Frank - por uma semana, o que lhe meterá em muitas encrencas.


Nenhum comentário: