ESTRÉIAS NOS CINEMAS

SERRAS DA DESORDEM
(Brasil, 2005)
135 min.
Direção: Andrea Tonacci
Elenco: Carapirú, Tiramukõn, Camairú, Myhatxiá, Sydney Ferreira Possuelo, Luis Aires do Rego, Estelita Rosalita dos Santos, Wellington Gomes Figueiredo, Talita Rocha
Sinopse: Carapirú é um índio nômade que, após ter seu grupo familiar massacrado num ataque surpresa de fazendeiros, consegue escapar e viver, durante 10 anos, perambulando pelas serras do Brasil central. Capturado em novembro de 1988, a dois mil quilômetros de distância de seu ponto de partida, é levado pelo sertanista Sydney Possuelo para Brasília. Sua história ganha as páginas dos jornais, gerando polêmica entre historiadores e antropólogos em relação à sua origem e identidade. É identificado como um Guajá por um índio intérprete, órfão de 18 anos, que havia sido resgatado, há 10 anos, pelo próprio sertanista, dos maus tratos de um fazendeiro. Mais uma surpresa do destino: os dois índios reconhecem-se como pai e filho, sobreviventes do massacre de 10 anos antes, ambos acreditando-se mortos. O elenco é formado pelas próprias pessoas que viveram os fatos.
Notas da Crítica:
Inácio Araujo, Guia da Folha: 4/4
Neusa Barbosa, Cineweb: 5/5


A FAMÍLIA SAVAGE
(The Savages, EUA, 2007)
Direção: Tamara Jenkins
Sinopse: Os irmãos John Savage (Philip Seymour Hoffman) e Wendy Savage (Laura Linney) precisam se juntar para cuidar do pai doente (Philip Bosco). Separados afetivamente e geograficamente por muitos anos, os filhos de Lenny Savage pouco conhecem sobre o homem que tentam salvar. No processo de cura do velho Savage, os irmãos confrontarão suas personalidades em um cômico drama familiar.
Notas da Crítica:
Rodrigo Salem, SET: 8,5/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5

Pablo Villaça, Cinema em Cena: 8/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Sérgio Dávila, Guia da Folha: 3/4
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Geo Euzebio, Cineplayers: 6,5/10

Carlos Heli de A., Jornal do Brasil: 6/10
Luis Antonio Giron, Época: 5/10
Marina Person, Guia da Folha: 2/4
Pedro Butcher, Guia da Folha: 1/4

JUMPER
(EUA, 2008)
Direção: Doug Liman
Elenco: Hayden Christensen, Samuel L. Jackson, Diane Lane
Sinopse: David Rice (Hayden Christensen) é um Jumper, alguém capaz de se teletransportar, podendo ir a qualquer lugar, a qualquer momento. Sua vida sofre uma reviravolta quando ele percebe que está sendo perseguido por uma organização secreta com a missão de matar os Jumpers. Ele se alia a outro garoto com o mesmo poder, e embarca em uma guerra que já vem sendo travada há milhares de anos. Caçado pelo mundo todo, aos poucos ele descobre uma verdade surpreendente sobre seu próprio passado e o de sua família.
Site Oficial: http://www.jumperthemovie.com/
Notas da Crítica:

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 4/5
Thiago Siqueira, Cinema com Rapadura: 7/10
Rodrigo Salem, SET: 5,5/10

Guilherme Zauith, Omelete: 2/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 2/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 1/5

TRAÍDOS PELO DESTINO
(Reservation Road, EUA, 2007)
Direção: Terry George
Elenco: Jennifer Connelly, Mira Sorvino, Mark Ruffalo e Joaquin Phoenix.
Sinopse: O filme conta o drama de dois pais: Ethan Lerner, cujo filho Josh, de dez anos, morre ao ser atropelado por Dwight Arno, pai de outro adolescente, que foge sem prestar socorro.
Ao atropelar o garoto num posto de gasolina com o carro em alta velocidade, Dwight mergulha em profunda depressão e angústia, já que é pai de um menino também de dez anos e estudante da mesma escola de música do jovem morto.
Ethan, o pai da vítima, tem sua vida revirada e passa a ver a vingança como principal motivo para continuar respirando.
Baseado em um livro homônimo de John Burnham Schwartz.

Notas da Crítica:
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 2/4
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 2/5
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 2/5

PAIXÃO PROIBIDA
(Silk, Canadá, França, Itália, Inglaterra, Japão, 2007)
Direção: François Girard
Elenco: Sei Ashina, Michael Pitt, Tony Vogel, Toni Bertorelli, Keira Knightley, Kenneth Welsh, Martha Burns, Alfred Molina, Michael Golding, Carlo Cecchi, Chiara Stampone, Marc Fiorini, Leslie Csuth, Toru Tezuka, Hiroya Morita
Sinopse: Na França do século 19, Herve Joncour é o contrabandista de seda, casado, que viaja até o Japão para pegar uma encomenda. É lá que ele conhece uma bela garota japonesa, concubina de um barão local, por quem fica completamente apaixonado. Sem falar a mesma língua, os dois passam a se comunicar por meio de cartas. Mas chega a guerra e eles são forçados ao rompimento, ainda que o amor persista. Um amor tão forte e desesperador que a esposa de Herve, Helene, começa a desconfiar.
Baseado no romance de Alessandro Baricco.

Notas da Crítica:
João Marcos Braga, Almanaque Virtual: 2/5


Atos Que Desafiam a Morte
(Death Defying Acts, Inglaterra, Austrália, 2007)
Direção: Gillian Armstrong
Elenco: Catherine Zeta-Jones, Guy Pearce, Timothy Spall, Saoirse Ronan, Jack Bailey, Aaron Brown, MacKay Crawford, Martin Fisher, Tim Frost, Miles Jupp, Silvia Lombardo, Cloe Mackie, Holly Mackie, Frankey Martyn, Aileen OGorman
Sinopse: Uma bela médium charlatã aceita o desafio do mágico Harry Houdini (1874 - 1926): ele dará 10 mil dólares a qualquer um que conseguir provar a existência do Além ajudando-o a entrar em contato com sua mãe morta. Mas o mágico exige provas: as últimas palavras da mãe, que apenas ele ouviu. A médium, passa então ao convívio do escapista - e um inevitável interesse romântico surge entre os dois.
Notas da Crítica:
Raphaela Ximenes, Almanaque Virtual: 3/5
Erico Borgo, Omelete: 2/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 2/5

A PROCURA DA VINGANÇA
(Seraphim Falls, EUA, 2007)
Direção: David Von Ancken
Elenco: Pierce Brosnan, Liam Neeson, Angie Harmon, Anjelica Huston, Jimmi Simpson, Nate Mooney.
Sinopse: Ao fim da Guerra Civil Norte-Americana, um coronel caça um homem com quem tem uma antiga rixa.
Notas da Crítica:
André Gordirro, SET: 7/10

Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
Herbert Bastos, Almanaque Virtual: 2/5


Partículas Elementares
(Elemetarteilchen, Alemanha, 2006)
Direção: Oskar Roehler
Elenco: Moritz Bleibtreu, Christian Ulmen, Martina Gedeck, Franka Potente, Nina Hoss, Uwe Ochsenknecht e Corinna Harfouch.
Sinopse: Dois meio-irmãos, Michael (Christian Ulman) e Bruno (Moritz Bleibtreu), tentam superar os traumas causados por uma infância problemática. Filhos de uma mãe hippie (Nina Hoss), eles cresceram separados, cada um com uma avó diferente.
Com mais de 30 anos, eles possuem personalidades opostas, sendo um deles tímido e introspectivo, enquanto o outro é adepto de fantasias sexuais realizadas com prostitutas. Quando ambos conhecem duas mulheres pelas quais se apaixonam, algo muito sério acontece, fazendo com que os dois homens decidam entre lutar pelas suas conquistas ou voltar a viver como antes.

Notas da Crítica:
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5


VELOCIDADE SEM LIMITES
(Redline, EUA, 2008)
Direção: Andy Cheng
Elenco: Nadia Bjorlin, Angus MacFadyen, Kevin Levrone, Eddie Griffin e Nathan Phillips
Sinopse: Ambição, sedução e poder...tudo isso em altíssima velocidade! É este o mundo no qual Natasha Martin, uma fanática por automobilismo e vocalista de uma das mais promissoras bandas da Costa Oeste, vai se envolver ao pisar fundo em uma competição de corridas ilegais com alguns dos carros mais caros do planeta, organizada apenas para o prazer de um bando de milionários entediados. Neste jogo, as gatas são quentes, os carros são quentes e a adrenalina está pegando fogo! Vai encararar?

Notas da Crítica:
Marcos Vinícius de Medeiros, Almanaque Virtual: 1/5



Um comentário:

Anônimo disse...

Adicionei o blog em meus favoritos e consulto quase diariamente. Muito útil.

Sugiro que adicione a duração de cada filme. Poderia também destacar melhor o horário e a emissora. Eu colocaria o horário em vermelho ao lado de um pequeno logotipo da respectiva emissora.

Particularmente, gostaria também de ter o link para o respectivo filme cadastrado no adorocinema.com.br
Lá eu tenho informações complementares, comentários diversos, fotos de posters, cenas dos filmes.

Obrigado. Parabéns. Sucesso.