MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA (9)

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
23h40 TV Cultura - Um Estranho Com Meu Filho
(Mutterglück, Alemanha, 2005) - feito para a TV
Direção: Christian Gorlitz
Elenco: Jürgen Vogel , Viktorija Malektorovych , Kristo Ferkic , Nina Petri
Sinopse: Na história, o gentil e bondoso Achim leva uma vida atarefada, porém solitária, numa fazenda. Ele se apaixona pela melancólica Anna, que perdeu recentemente o marido e uma filha num incêndio. Os dois se casam e logo Anna engravida. A mulher começa a se comportar de maneira estranha, deixando Achim perplexo e cada vez mais alarmado. O filho morre num acidente – teria sido mesmo um acidente? -. Achim não tem nenhuma razão para desconfiar, até que aparece um homem trazendo informações interessantes sobre Anna: ele é o primeiro marido dela, que não morreu em nenhum incêndio e acusa Anna da morte da filha. Temendo pela vida da criança que ainda não nasceu, Achim interroga a esposa, que o acusa de estar aliado ao seu ex-marido. Achim mantém-se leal a ela, mesmo quando começa a sentir dores inexplicáveis, que pioram sempre que Anna lhe serve um chá.

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
23h40 TV Cultura - Lili Marlene
(Lili Marleen, Alemanha, 1981)
Direção: Rainer Fassbinder
Elenco: Hanna Schygulla, Giancarlo Giannini, Mel Ferrer, Karl-Heinz von Hassel
Sinopse: Ao gravar a canção "Lili Marlene", Wilkie (Hanna Schygulla) se torna a cantora mais popular da Alemanha de Hitler. Mas mesmo no auge da fama, não encontra a felicidade por viver um amor proibido com Robert (Giancarlo Giannini), um músico judeu que participa da resistência contra os nazistas. Baseado na autobiografia da cantora Lale Andersen.

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
23h40 TV Cultura - Meu Pai, Minha Mulher e Minha Amante
(Mein Vater, meine Frau und meine Geliebte, Áustria, 2004) - feito para TV
Direção: Michael Kreihsl.
Elenco: Birgit Doll, Gerti Drassl, Julia Edtmeier, Heinrich Herki, Marek Kondrat, Erika Marozsán, Erol Nowak, Kari Rakkola, Johannes Silberschneider, Florian Stetter, Ulrich Tukur, Friedrich von Thun, Emmy Werner
Sinopse: A trajetória de uma conceituada família áustro-húngara antes da explosão da Primeira Guerra Mundial. Com ambições para se tornar médico, Ernst (Florian Stetter) é filho de um respeitado oftalmologista que comanda a família com braço de ferro. Entretanto, o caminho traçado por Ernst está longe do ideal considerado por seu pai - ele se casa com a criada da família para depois descobrir que ela mentiu sobre uma suposta gravidez. Após a decepção, Ernst inicia um tórrido caso com uma mulher nobre e casada, que abandona tudo para viver esse grande amor. Mas enquanto sua carreira evolui, sua vida pessoal entra em queda livre.

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
23h40 TV Cultura - Uma Noite em St. Pauli
(Saint Pauli Nach, Alemanha, 1999)
Direção: Sönke Wortmann
Sinopse: O filme fragmenta sua história para analisar o submundo do crime na noite de Hamburgo. O elo entre cada trama é um táxi que cruza a cidade de St. Pauli. Dentro do veículo estão Robby (Ill-young Kim), o motorista, e Johnny (Benno Fürmann), um jovem punk rebelde. Entre uma situação e outra, surge um homem que ameaça a multidão nas ruas com uma arma. Acidentalmente, ele mata o pobre Johnny. A partir desse momento, o filme mergulha na história do tal homem para tentar explicar a tragédia, além de passar por dramas de outros personagens, como o punk Sven (Florian Lukas), que fazem da vida noturna local um verdadeiro mundo à parte.

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
22h40 TV Cultura - Meu Melhor Inimigo
(Mein Liebster Feind , Alemanha, 1999)
Direção: Werner Herzog
Sinopse: Filme sobre a tempestuosa e também lendária relação de trabalho entre dois mitos do cinema, Werner Herzog e Klaus Kinski, e seus planos independentes e simultâneos de matar um ao outro. Um relacionamento de amor e ódio, que é um complicado quebra-cabeças para quem está de fora, mas ao mesmo tempo revela a profunda confiança entre um diretor e um ator.
Uma rede de coincidências levou Herzog, então um estudante de 13 anos, a encontrar Kinski no mesmo apartamento em Munique. Em um ataque de raiva, Kinski destruiu todos os móveis do lugar. Era apenas um de seus acessos de fúria. Assim, Herzog sabia o que o esperava quando, alguns anos mais tardes, chamou Kinski para trabalhar em Aguirre, A Cólera dos Deuses. Outros quatro filmes marcaram definitivamente a parceria entre eles: O Enigma de Kaspar Hauser (seleção da 1ª Mostra), Nosferatu - O Vampiro da Noite, Fitzcarraldo e Cobra Verde .

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
22h40 TV Cultura - Woyzeck
(Alemanha, 1978)
Direção: Werner Herzog
Elenco: Klaus Kinski, Eva Mattes e Wolfgang Reichmann.
Sinopse: O filme, baseado na dramaturgia do escritor alemão Georg Büchner, traz a história de um soldado comum, uma pessoa extremamente submissa, que é humilhado por tudo e por todos, e até serve como cobaia para experiências de medicina. Vive apenas para a mulher e o filho. Quando esta o trai com um oficial do exército, ele a mata.

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
22h40 TV Cultura - Cidade dos Sonhos
(Mullholand Drive, EUA/ França, 2001)
Direção: David Lynch
Elenco: Naomi Watts, Laura Harring, Justin Theroux, Ann Miller, Mark Pellegrino, Robert Foster e Dan Hedaya.
Sinopse: É noite. Uma limusine negra, mais parecida com um carro funerário, serpenteia lentamente pela Mulholland Drive, uma estrada sinuosa que corta a área montanhosa de Los Angeles, onde ficam as mansões de nove entre dez estrelas hollywoodianas. Elegantemente acomodada no banco de trás, uma morena lindíssima exibe ares de Rita Hayworth. Súbito, o carro pára e o motorista aponta uma arma para a vistosa mulher. Mas não tem tempo de dispará-la. Antes, é atingido por um conversível apinhado de adolescentes, no auge de um racha desenfreado. Todos morrem, menos a mulher, que sai do carro e desce cambaleante as encostas da estrada.
A história, passada nos dias de hoje, mas cheia de referências artificiais ao passado, começa como um filme noir, seguindo os passos da morena vivida por Laura Harring. Vítima de amnésia, ela busca refúgio num apartamento da Sunset Boulevard – a referência à obra-prima de Billy Wilder não aparece por acaso. Enquanto toma banho, ela é surpreendida pela loiraça Betty Elms (Naomi Watts), um clone de Grace Kelly recém-chegada a Los Angeles para tentar a carreira de atriz. Perguntada sobre seu nome, a morena olha na parede um cartaz do clássico Gilda, e diz que se chama Rita, de Rita Hayworth, a protagonista. A exemplo da personagem da fita de Charles Vidor, a falsa Rita é uma mulher fatal que inspira confusão só pelo jeito com que vira os olhos ou acende um cigarro.
Quando começa a recuperar a memória, Rita cisma que se chama Diane Selwyn. Cada vez mais interessada no drama da nova amiga, enquanto faz seus primeiros testes nos estúdios, Betty ajuda a morena a desvendar seu passado e, juntas, começam a investigar o que nem a polícia suspeita. O périplo das duas – que acabam se apaixonando – as leva ao corpo em putrefação da suposta Diane e a um teatro chamado Silencio, onde acontecem estranhíssimos shows de dublagem. Apesar das aparições insólitas de um produtor anão, de um cáuboi fantasma de falas enigmáticas e de um homem perseguido por um pesadelo que sempre termina com a visão de um mendigo horroroso, até a metade Cidade dos sonhos é um filme sem grandes problemas de compreensão. Mas, de uma hora para outra, o enredo de clichês propositais e criativamente reciclados começa a trocar os sinais. O que parecia normal passa a exibir uma contra-face perversa e corrompida. É como se a própria amnésia da personagem de Rita fosse transferida para a cabeça do espectador.

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
22h40 TV Cultura - Tudo Bem, Até Logo
(Tout Va Bien, On s'En Va, França, 2000)
(França, 2000)
Direção: Claude Mouriéras.
Elenco: Michel Piccoli, Miou-Miou, Sandrine Kiberlain, e Natacha Régnier.
Sinopse: Na trama, três irmãs vivem felizes em Lyon, na França. Em um clima de felicidade compartilhada, parece que tudo vai bem. Mas a história vai mostrar que as aparências enganam. Laure é a irmã mais velha, que administra a casa e a escola de tango herdada do pai. Beatrice atingiu o sucesso financeiro e, por ser rica e generosa, se considera indispensável. Claire, a mais nova, é uma pianista de talento não reconhecido, que incomoda a todos, mas é querida por ser a caçula. Cada um das três irmãs se sente absolutamente essencial à felicidade das outras. Mas, de repente, após uma ausência de 15 anos, o pai das garotas reaparece, quebrando a harmonia das filhas, que têm de lidar com a dependência e semelhança com este homem que por diversas vezes foi tão odiado.

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA22h40 TV Cultura - Bicicletas de Pequim
(Zi Xing Che, China/França, 2000)
Direção: Wang Xiaoshuai
Elenco: Lin Cui, Xun Zhou, Yuanyuan Gao, Shuang Li.
Sinopse: Durante décadas, na China, a bicicleta foi um meio de locomoção, um objeto de trabalho e um símbolo de ascensão social, e o longa retrata a realidade das "magrelas" ao mostrar a vida do jovem Guei, de 16 anos, que se transfere para Pequim em busca de uma vida melhor.
Trabalhador, o rapaz sonha em comprar a bicicleta que usa do patrão no serviço de entregas com o objetivo de afirmar a sua existência na grande cidade, além de obter reconhecimento por parte dos colegas. Às vésperas de alcançar seu objetivo, porém, a bicicleta é roubada. Depois de uma busca desesperada, Guei consegue encontrá-la, mas já nas mãos de outro.
O "outro" é um rapaz recém-aprovado para estudar num curso superior, e que esperava ganhar do pai uma bicicleta como recompensa. Como a aprovação veio, mas o presente não, o jovem teve que tomar uma atitude drástica.

Nenhum comentário: