CINE BRASIL TV Cultura (4)

CINE BRASIL
22h30 - Geraldo Filme
(Brasil, 1998)
Direção: Carlos Cortez
Sinopse: Resgata as origens do samba paulistano através da trajetória de Geraldo Filme, considerado um dos principais incentivadores e renovadores do samba na capital paulista. O diretor Carlos Cortez reúne no documentário, imagens raras do compositor nas escolas e rodas de samba, além de depoimentos de amigos como o dramaturgo Plínio Marcos, o sambista Osvaldinho da Cuíca, o grupo Demônios da Garoa, Fernando Faro e o músico Toniquinho Batuqueiro. A co-produção é da TV Cultura e da Birô de Criação. Geraldo Filme, que no documentário é vivido pelo ator Léo Medeiros, foi o primeiro presidente da União das Escolas de Samba do Estado e diretor da Vai-Vai. Compôs cerca de 70 músicas, algumas gravadas por cantoras como Beth Carvalho e Clementina de Jesus. Morreu em janeiro de 95, aos 67 anos.

CINE BRASIL
22h30 TV Cultura - A Viúva Valentina
(Brasil, 1960)
Direção: Eurides Ramos
Elenco: Dercy Gonçalves, Jayme Costa, Catalano, Herval Rossano, Francisco Dantas, Mara Di Carlo e Wilson Gray.
Sinopse: A trama conta a historia de uma modesta costureira do bairro do Catete, no Rio de Janeiro, que, com a morte do marido, herda ações de uma pequena indústria paulista. Os diretores dessa empresa, após comprarem quase a totalidade das ações, disputam o último lote, em mãos da desconhecida Valentina (Dercy Gonçalves). Através de uma série de situações hilariantes, o filme abre espaço para o forte talento de Dercy, destacando também os números musicais com Nelson Gonçalves e o trio Irakitan.

CINE BRASIL22h30 TV Cultura - Se Meu Dólar Falasse
(Brasil, 1970)
Direção: Carlos Coimbra
Elenco:
Dercy Gonçalves, Grande Otelo (Tiziu), Borges de Barros, Zilda Cardoso (Catifunda), Milton Ribeiro, Manoel Vieira, Zélia Hoffman, Roberto Ferreira, Sadi Cabral, David Cardoso e Norberto Nardone.
Sinopse: Na trama, Dercy Gonçalves vive uma inocente nova rica que sonha dia e noite em pertencer à alta sociedade e, para isso, acaba se envolvendo ingenuamente com uma quadrilha de traficantes de tóxicos. O filme mostra uma Dercy excêntrica, dona de uma butique, que fica responsável por transportar uma caixa com 15 mil dólares que acaba indo parar no caminhão de lixo. O fato desencadeia grandes confusões, pois um bando de catadores de lixo liderados pelo intelectual Comendador encontra os dólares perdidos e, numa troca milionária, consegue equipar seus barracos com as maravilhas do mundo moderno, como, por exemplo, televisão e geladeira.

CINE BRASIL
22h30 TV Cultura - Anahy de las Misiones
(Brasil, 1997)
Direção: Sérgio Silva
Elenco
: Marcos Palmeira, Araci Esteves, Dira Paes, Matheus Nachtergaele, Paulo José, Roberto Bomtempo, Nélson Diniz
Sinopse: A trama se passa em 1839, no interior do Rio Grande do Sul, e conta a saga de Anahy, uma mulher forte dos pampas, que luta pela sobrevivência durante o período mais conturbado da história do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha, que durou dez anos (1835-1845). Arrastando um velho carroção sem bois, Anahy e seus quatro filhos enfrentam a guerra, a morte e o medo. Indiferente às paixões políticas, o objetivo é sobreviver, mascateando com caramurus (defensores do Império) e farrapos (revolucionários). A força de Anahy está na capacidade de manter unida, a qualquer preço, a sua miserável família num mundo devastado pela guerra. Para sobreviver, recolhem despojos dos combates e os negociam nos acampamentos dos soldados das duas facções. Anahy presencia episódios históricos e lendários da revolução.

Nenhum comentário: