NÃO ESTOU LÁ
(Im Not There, EUA, 2007)
Direção: Todd Haynes
Elenco: Cate Blanchett (Bob Dylan / Jude), Christian Bale (Bob Dylan / John / Jack), Richard Gere (Bob Dylan / Billy), Heath Ledger (Bob Dylan), Ben Whishaw(Bob Dylan / Arthur), Marcus Carl Franklin (Bob Dylan / Woody), Charlotte Gainsbourg, Bruce Greenwood
Sinopse: Bob Dylan, ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais. De jovem menestrel a profeta folk, de poeta moderno a roqueiro, de ícone da contracultura a cristão renascido, de caubói solitário a popstar.
Aos dez anos ele já escrevia poemas e tocava piano e guitarra. Começou a carreira imitando os roqueiros Little Richard e Buddy Holly mas em seu primeiro disco (1962) dedicou-se á música folk.
No seu segundo disco gravou o hit "Blowin' In The Wind", que se tornaria um hino do movimento dos direitos civis e Dylan ganhou fama como "cantor de protesto".
Aborrecido com este rótulo, Dylan levou suas músicas para um tom mais introspectivo e letras sobre temas mais amenos, ligando-se à cultura beat.
A fase "elétrica" de Dylan começa simultãneamente à fase áurea dos Beatles, quando ele se une a uma banda de apoio e passa a chamar a atenção da crítica e da mídia em geral.
Após um acidente de moto, Dylan retirou-se do palco por dois anos e ao retornar tinha aderido ao country.
No começo dos anos 70 dedicou-se mais a shows que a musicas inéditas. Em 1977 surpreendeu novamente ao lançar um álbum de música gospel e renegar toda sua obra anterior. Filiou-se a uma igreja e recebeu vários prêmios compondo hinos cristãos.
No início dos anos 80 ele deixa o cristianismo e volta para suas raízes judaicas, enquanto tenta reencontrar seu estilo.
Bastidores: - Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
- Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
- Recebeu 4 indicações ao Independent Spirit Awards, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Marcus Carl Franklin) e Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett).
- Ganhou o Prêmio Robert Altman, concedido pelo Independent Spirit Awards.
- Ganhou o Prêmio Especial do Júri e o Volpi Cup de Melhor Atriz (Cate Blanchett), no Festival de Veneza.
Notas da Crítica
CORUJÃO
3h25 Globo - Presas no Subúrbio
(Stuck In The Suburbs, EUA, 2004)- feito para a TV
Direção: Savage Steve Holland
Elenco: Danielle Panabaker, Brenda Song, Ryan Belleville, Kirsten Nelson, Todd Stashwick, Jennie Garland
Sinopse: Brittany e Natasha levam uma vida sem graça até que a agenda de um jovem astro chamado Jordan cai em suas mãos. Depois de descobrir que a vida de Jordan não é a maravilha que imaginavam, as garotas o ajudam a lutar para que a gravadora mostre seu trabalho e sua verdadeira personalidade.
MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
0h30 TV Cultura - A Grande Viagem
(Le Grand Voyage, FRA/MAR, 2005)
Direção: Ismaël Ferroukhi.
Elenco: Nicolas Cazalé (Reda), Mohamed Majd (Pai), Jacky Nercessian (Mustapha), Kamel Belghazi (Khalid), Atik Mohamed (Ahmad), Malika Mesrar El Hadaoui (Mãe), Ghina Ognianova.
Estréia: 07/04/2006.
Sinopse: Faltando poucas semanas para o seu exame de admissão, o jovem Reda (Nicolas Cazalé), que vive ao sul da França com sua família de origem islâmica, se vê obrigado a dirigir o carro que vai levar seu pai (Mohamed Majd) para Meca, cumprindo a tradição muçulmana do Hajj (peregrinação Santa). Isso porque o seu irmão, que iria fazer a viagem, acabou tendo a carta de habilitação cassada por atravessar um farol vermelho e estar dirigindo bêbado.
Reda e seu pai não tem nada em comum, conversando muito pouco durante a viagem feita num carro com uma das portas remendada. Eles passam por vários países (França- Itália- Eslovênia- Croácia-Iuguslávia- Bulgária- Turquia- Síria- Jordânia- Arábia Saudita), um observando o comportamento do outro. Reda inicialmente não entende as escolhas do pai, que lhe parecem estranhas: parar o carro no acostamento perto da alfândega só para fazer uma oração para Alá ajoelhado num tapetinho estendido no chão? Passar por cidades turísticas como Milão e Veneza sem ficar nem uma horinha pra tirar uma foto? Fala séééério!
Durante a viagem, pai e filho encontrarão algumas personagens intrigantes, como a mulher caronista que entra no carro sem pedir permissão e Mustapha, um turco que morou na França.
O Hajj é um dos "Cinco Pilares do Islam", sendo obrigatório pelo menos uma vez na vida para todo o muçulmano adulto, desde que este disponha dos meios econômicos e goze de saúde. Ele só pode ser efetuado uma vez por ano, entre o oitavo e o décimo dia do mês de Dhu al-Hijja, o último mês do calendário islâmico.
DELÍRIOS
(Delirious, EUA, 2007)
Direção: Tom DiCillo
Elenco: Elvis Costello, Steve Buscemi (Les Galantine), Minnie Driver, Gina Gershon, Alison Lohman (K`Harma Leeds), Michael Pitt (Toby Grace)
Sinopse: Um fotógrafo de celebridades deseja tirar uma foto excepcional. Seu amigo acaba se envolvendo com uma estrela, ele fica com ciúmes e planeja uma terrível e cômica vingança.
Notas da Crítica:
Alysson Oliveira, Cineweb: 4/5
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 3/5
Rodrigo Alvarado, Almanaque Virtual: 2/5
Marcelo Hessel, Omelete: 1/5
As Crônicas de Spiderwick
(The Spiderwick Chronicles, EUA, 2008)
Direção: Mark Waters
Elenco: Andrew McCarthy, David Strathairn, Freddie Highmore, Joan Plowright, Martin Short, Mary-Louise Parker, Nick Nolte.
Sinopse: Quando a família Grace se muda de Nova York para o velho casarão de um tio-avô, Arthur Spiderwick (David Strathairn), fatos estranhos começam a acontecer. Misteriosos desaparecimentos e acidentes ocorrem diariamente, o que intrigam os irmãos Jared (Freddie Highmore), Simon (Freddie Highmore) e Mallory (Sarah Bolger). Eles decidem investigar a casa e encontram um livro mágico, que os leva a um mundo repleto de criaturas mágicas e, às vezes, perigosas.
UM AMOR DE TESOURO
(Fools Gold, EUA, 2008)
Direção: Andy Tennant
Elenco: Matthew McConaughey, Kate Hudson, Donald Sutherland, Alexis Dziena, Ewen Bremner, Ray Winstone
Sinopse: Dois caçadores de tesouros casados já passaram oito anos atrás de uma suposta fortuna. Agora, desesperados, quebrados e prestes a se separar, eles tropeçam em uma pista que pode desembocar no que tanto procuram.
Notas da Crítica:
Daniel Oliveira, Pílula Pop: 40/100
Marcelo Forlani, Omelete: 2/5
Tony Tramell, Almanaque Virtual: 2/5
Paulo Santos Lima, Folha Ilustrada: 1/4
ESTRÉIAS NOS CINEMAS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário