ESTRÉIAS NOS CINEMAS

PARANOID PARK(França, 2007)
Direção:Gus Van Sant
Roteiro de Gus Van Sant, baseado em livro de Blake Nelson
Elenco:Gabe Nevins, Dan Liu, Jake Miller, Taylor Momsen
Sinopse: Alex (Gabe Nevins) é um adolescente de 16 anos fascinado por skate. Um dia o colega Jared o convida para conhecer o Paranoid Park, um tradicional complexo de pistas de skate em Portland, situado próximo a uma linha de trens. É em Paranoid Park que grafiteiros, guitarristas, bêbados, mendigos e skatistas em geral marginalizados de alguma forma compactuam da paixão pelo desafio aos limites das "manobras radicais". Alex ficou fascinado pelo ambiente de Paranoid Park e decidiu fazer uma nova visita no sábado, desta vez sozinho, para explorar melhor as possibilidades de aventuras do local.
Na segunda-feira, enquanto soldados americanos morriam no Iraque e crianças passavam fome na África, no meio da aula de Física o auto-falante do colégio avisou que Alex devia comparecer na sala reservada. O policial Richard Lu começou então o interrogatório. Queria saber onde Alex esteve no fim-de-semana, com quem esteve, onde dormiu, se esteve em Paranoid Park, o que comeu, onde, se o lanche tinha maionese ou não. O fato é que no domingo de manhã partes do corpo do policial James Wilcox foram encontrados sobre os trilhos da linha ferroviária próxima ao Paranoid Park e os skatistas do colégio estavam sendo interrogados como medida preventiva pois a suspeita é de que o policial foi assassinado e os frequentadores do parque podem estar envolvidos.
Alex responde as questões do investigador e é dispensado. Ele sabe sobre o assunto muito mais do que contou ao investigador, mas está ainda tentando "digerir" os acontecimentos daquele fim de semana. Para tentar "desabafar" Alex ouve os conselhos de uma amiga e começa a escrever suas memórias num caderno, já que os pais estão distantes demais para ouvi-lo.
Notas da Crítica:

Cássio Starling Carlos, Guia da Folha: 4/4
Christian Petermann, Guia da Folha: 4/4
Francisco Guarnieri, Contracampo: 4/4
Gilberto Silva Jr., Contracampo: 4/4
Guilherme Martins, Paisà: 5/5

Inácio Araujo, Folha Ilustrada: 4/4
Leonardo Luiz Ferreira, Almanaque Virtual: 5/5
Luiz Carlos Oliveira Jr., Contracampo: 4/4

Marina Person, Guia da Folha: 4/4
Ruy Gardnier, Contracampo: 4/4
Tatiana Monassa, Contracampo: 4/4

Rafael Barion, Guia do Estado: 9,5/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 4/5
Geo Euzebio, Cineplayers: 8/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 8/10
Alessandro Giannini, SET: 7,5/10

Christian Petermann, Guia da Folha: 7,5/10
Filipe Furtado, Contracampo: 3/4

Pedro Butcher, Guia da Folha: 3/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4
Carlos Heli de A., Jornal do Brasil: 7/10
Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 7/10
Mário 'Fannatic' Abbade, Omelete: 3/5
Amir Labaki, Guia da Folha: 0/4
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
(4 Luni, 3 Saptamini si 2 Zile, Romênia/ França, 2007)
Direção: Cristian Mungiu
Elenco: Adi Carauleanu, Luminita Gheorghiu, Vlad Ivanov, Anamaria Marinca (Otilia), Alexandru Potocean, Laura Vasiliu (Gabita).
Sinopse: Otilia e Gabita compartilham o mesmo dormitório em uma moradia estudantil. Elas são colegas de faculdade nessa pequena cidade da Romênia e vivem os últimos dias de comunismo. Otilia aluga um quarto em um hotel barato. À tarde, ambas irão encontrar um certo Sr. Bebe. É que Gabita está grávida, o aborto é ilegal e nenhuma delas passou por algo assim antes. 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias pertence a um grande projeto chamado "Histórias da Era de Ouro - uma história subjetiva do comunismo na Romênia", contada por meio de suas lendas urbanas. O objetivo principal do projeto é falar sobre esse período sem referência direta ao comunismo. São diferentes histórias, focadas em opções pessoais feitas em tempos de infortúnios, pelos quais as pessoas tiveram que passar como se fosse tudo normal.
Bastidores: Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2007.
Notas da Crítica:

Alysson Oliveira, Cineweb: 5/5
Fernanda Teixeira, Almanaque Virtual: 5/5

Igor Costoli, Pílula Pop: 100/100Marcelo Hessel, Omelete: 5/5
Marina Person, Guia da Folha: 4/4
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 5/5

Pedro Butcher, Guia da Folha: 4/4
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 5/5
Sérgio Rizzo, Guia da Folha: 4/4
Eduardo Valente, Paisà: 4/5
Filipe Furtado, Paisà: 4/5

Marcio Ferrari, SET: 8/10
Cássio Starling Carlos, Guia da Folha: 3/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 3/4Fernando Watanabe, Paisà: 2/5
Paulo Santos Lima, Paisà: 2/5

Amir Labaki, Guia da Folha: 1/4

O GÂNGSTER(American Gangster, EUA, 2007)
Direção: Ridley Scott
Roteiro: http:awards.universalpictures.compdfamgang.pdf
Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor, Carla Gugino, Cuba Gooding Jr., Josh Brolin.
Sinopse: Frank Lucas era o chofer e guarda-costas de Bumpsy Johnson, um chefão do tráfico de drogas conhecido como o "Robin Hood do Harlem", querido por toda a comunidade e que morreu em 1968 de ataque cardíaco numa loja de departamentos.
Bumpsy estava explicando para Lucas que os tempos mudaram e atualmente ninguém quer mais saber de "intermediários". Todo mundo quer comprar diretamente do fabricante, e as lojas de um modo geral cresceram e se despersonalizaram.
Poucos anos depois Frank Lucas ouve no rádio que em torno de 1/3 das tropas de soldados norte-americanos no Vietnã estavam viciados em algum tipo de droga - ópio, cocaína ou maconha - devido à facilidade de se encontrar a "mercadoria" naquele lugar e à excelente qualidade do produto. Lucas decide ir até o Vietnã, em plena guerra, atrás de matéria-prima para vender a heróina mais pura e barata encontrada no mercado norte-americano, a "blue magic", concorrendo diretamente com a máfia italiana e tendo sua sede no violento bairro do Harlem, Nova York.
O policial Richie Roberts (Russell Crowe), cuja honestidade virou motivo de piada dentro do departamento de polícia ao devolver US$ 1 milhão de dólares encontrados no porta-malas de um carro, comanda uma força tarefa federal para levar Lucas à justiça.
Notas da Crítica:
Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 5/5
Roberto Sadovski, SET: 10/10
Arianne Brogini, Sexy: 9/10
Igor Costoli, Pílula Pop: 80/ 100
Alexandre Koball, Cineplayers: 8/10
Marcelo Forlani, Omelete: 4/5

Neusa Barbosa, Cineweb: 4/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 4/5
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 4/5
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 8/10
Amir Labaki, Guia da Folha: 3/4
Inácio Araujo, Guia da Folha: 3/4
Marina Person, Guia da Folha: 3/4
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 3/4
Sandro Macedo, Guia da Folha: 7,5/10
Rodrigo Rosp, Cineplayers: 6,5/10
Geo Euzebio, Cineplayers: 6/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Sergio Rizzo, Guia da Folha: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4Site Oficial: http:www.americangangster.net

O SIGNO DA CIDADE
(Brasil, 2007)
Direção: Carlos Alberto Riccelli
Roteiro de Bruna Lombardi. Elenco: Bruna Lombardi (Teca), Juca de Oliveira (Aníbal), Eva Wilma (Adélia), Denise Fraga (Lydia), Graziella Moretto (Mônica), Malvino Salvador (Gil), Luís Miranda (Sombra), Fernando Alves Pinto (Devanir), Cristina Mutarelli (Hilda), Sidney Santiago (Josialdo), Thiago Pinheiro (Luís), Kim Ricelli (Gabriel), Laís Marques (Júlia), Bethito Tavares (Biô), Irene Stefania (Isadora), Zécarlos Machado (Delegado), Ana Rosa (Mãe de Biô), Selma Egrei (Celeste), Valéria Lauand (Enfermeira Iolanda), Wandi Doratiotto (Cara do estacionamento), Iara Jamra (Agente de viagens).
Sinopse: São Paulo. Gil (Malvino Salvador) é casado, mas está solitário. Lydia (Denise Fraga) gosta de se arriscar. Josialdo (Sidney Santiago) nasceu para ser mulher. Mônica (Graziella Moretto) é interesseira e quer apenas se dar bem. Todos ouvem o programa noturno de rádio da astróloga Teca (Bruna Lombardi), que lida com os anseios de seus ouvintes e seus próprios problemas.

Notas da Crítica:
Roberto Sadovski, SET: 7/10
Érico Borgo, Omelete: 3/5

Fernanda Teixeira, Almanaque Virtual: 3/5
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5
Cássio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 2/4

A LENDA DO TESOURO PERDIDO: O LIVRO DOS SEGREDOS
(National Treasure: Book of Secret, EUA, 2007)
Direção: Jon Turteltaub
Elenco:
Nicolas Cage (Ben Gates), Diane Kruger (Abigail Chase), Helen Mirren (Emily Appleton), Jon Voight (Patrick Gates), Harvey Keitel (Sadusky), Ed Harris (Jeb Wilkinson), Alicia Coppola (Agente Spellman), Christian Camargo (John Wilkes Booth), Bruce Greenwood (Presidente), Joel Gretsch (Thomas Gates)
Sinopse: Quando uma página perdida do diário de John Wilkes Booth (Christian Camargo) reaparece, o bisavô de Ben Gates (Nicolas Cage) torna-se o principal conspirador do assassinato de Abraham Lincoln. Querendo provar a inocência do parente, Ben reúne mais uma vez sua equipe e segue uma série de pistas, que os levam de Paris a Londres antes de retornarem aos Estados Unidos.
Notas da Crítica:

Franthiesco Ballerini, Jornal da Tarde: 9/10Marcus Vinícius de Medeiros, Almanaque Virtual: 4/5
Roberto Sadovski, SET: 7/10
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Celso Sabadin, Cineclick: 5,5/10Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 2/4
Geo Euzebio, Cineplayers: 4/10
Marcelo Forlani, Omelete: 2/5
Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 4/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 3,5/10
Sandro Macedo, Guia da Folha: 3,5/10
Site Oficial:
http:worldsbiggesttreasurehunt.movies.go.com

Nenhum comentário: