SEGUNDA 23.12.13

MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA NA CULTURA
0h30 TV Cultura - Um Herói do Nosso Tempo
(Va, Vis et Deviens, Bélgica, França, Israel, Itália, 2005)
Direção:Radu Mihaileanu
Elenco
: Yaël Abecassis (Yaël Harrari), Roschdy Zem (Yoram Harrari), Moshe Agazai (Salomão - criança), Moshe Abebe (Salomão - adolescente), Sirak M. Sabahat (Salomão - adulto), Roni Hadar (Sarah), Yitzhak Edgar (Qès Amrah), Meskie Shibru Sivan (Mãe de Salomão), Mimi Abonesh Kebede (Hana), Raymonde Abecassis (Suzy)
Estréia:10/03/2006
Sinopse: Para fugir da fome na Etiópia, o menino católico e negro Schlomo é convencido por sua mãe para que se faça passar por órfão e judeu e tirar vantagem da ‘Operação Moisés’, um programa humanitário dos Estados Unidos para mudar milhares de judeus etíopes (apelidados de "falachas") para Israel através do Sudão. O menino chega à ‘terra prometida’ -Tel-Aviv- e é adotado por uma família de judeus sefardins de origem francesa e cresce com medo de ser deportado pelas autoridades israelenses por causa de suas mentiras.O título francês do filme, traduzido literalmente, significa "Vá, Viva e Transforme-se".
Bastidores: 4 indicações ao César, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.
Ganhou o Prêmio Ecumênico do Júri, o Prêmio Label Europa Cinemas e o Prêmio da Audiência da mostra Panorama, no Festival de Berlim.
Notas da Crítica:
Luiz Antonio Giron, Época: 8/10
Celso Sabadin, Cineclick: 7/10
Maria Cândida, rede Record: 6/10
Miguel Barbieri Jr., VEJA SP: 3/5
Edgar Olimpio de Souza, Boca a Boca:3/5

Christian Petermann, Guia da Folha: 4,5/10
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 2/4
Carlos Dunham, Sobrecarga: 2/5
ÍNDICE NC: 5,81/8



CORUJÃO
Globo - Fama
(Fame, EUA, 2009)
Direção: Kevin Tancharoen
Elenco: Kelsey Grammer, Charles S. Dutton, Thomas Dekker (Marco), Megan Mullally, Bebe Neuwirth, Anna Maria Perez de Tagle (Joy Moy), Walter Perez (Victor), Collins Pennie (Malik), Kherington Payne (Alice), Kay Panabaker (Jenny), Naturi Naughton (Denise), Paul McGill (Kevin), Paul Iacono (Neil), Kristy Flores (Rosie), Debbie Allen
Sinopse: Remake do filme homônimo de 1980, dirigido por Alan Parker, que mostrava jovens talentos da música, do teatro e da dança lutando e vivendo vários dilemas para ingressar na New York City High School of Performing Arts e assim ter uma chance de se tornar uma grande estrela.


CINE AVENTURA
14h30 Record - Natal da Família Monstro
(The Munsters´ Scary Little Christmas, EUA, 1996) - feito para a TV
Direção: Ian Emes.
Elenco: Sam McMurray, Ann Magnuson, Bug Hall, Sandy Baron
Sinopse: Quando a carta que o filho da Família Monstro escreveu para Papai Noel vira chacota entre a comunidade, seus parentes aprontam diversas travessuras para que ele recupere o espírito natalino.

RECORD KIDS ESPECIAL
21h15 Record - Um Natal Bom Pra Cachorro
(Chilly Christmas, EUA, 2012)
Direção: Gregory Poppen
Elenco: Andy Pandini, Brooke Langton, Bryson Sams, C. Thomas Howell, Casey Graf, Cassidy Mack
Sinopse: Bobby Cole (Bryson Sams), um garoto de 11 anos, e seu cão Chilly são melhores amigos. Eles vivem felizes em sua casa de praia, no sul da Califórnia. Mas, quando o pai de Bobby, Patrick (C. Thomas Howell), um detetive da polícia e pai solteiro, aceita um emprego em Nova York, eles devem encontrar um novo lar para Chilly. Na tentativa de mostrar ao pai que Chilly pode ser um cão da cidade, Bobby e seus amigos decidem ensinar boas maneiras para viver dentro de casa, mas o pai de Bobby não está convencido. Até que na véspera de Natal, Quarterman (Tom Arnold) invade a casa da família e Chilly e Bobby podem colocar em prática seu novo treinamento.



CINE ESPETACULAR
23h SBT - Uma Noite Mágica
(Jack Frost, EUA, 1998)
Direção: Troy Miller
Elenco:
Michael Keaton, Kelly Preston, Joseph Cross
Sinopse: Charlie, 12 anos, adora seu pai, Jack Frost, embora este seja muito ausente. Pouco tempo antes de morrer num acidente de carro, Jack presenteia o filho com uma gaita. No Natal seguinte, o garoto toca gaita para o boneco de neve que acabara de criar. Neste instante o boneco ganha a alma de Jack, que aproveitará a chance de ser o pai que não fora!

RECORD KIDS ESPECIAL
23h15 Record - A Era do Gelo - Especial de Natal
(Ice Age: A Mammoth Christmas, EUA, 2011) feito para a TV
Direção: Karen Disher
Sinopse: Manny e Ellie preparam-se agora para mais um grande acontecimento das suas vidas, o seu Natal em família.
Scrat continua numa tentativa desesperada para apanhar a sua adorada bolota.
Sid, acidentalmente, destrói a tradicional pedra de Natal de Manny com a sua recentemente criada árvore de Natal. Irritado, Manny é obrigado a dizer-lhe que se ele se portasse mal, o Papai Noel o punha na sua Lista dos Traquinas, onde ninguém tem Natal.
Para resolver o problema, Sid, a jovem Amora, Crash e Eddie partem para o Polo Norte, onde conhecem Prancer, uma rena voadora que os ajuda a encontar o Papai Noel. Entretanto, Manny, Ellie e Diego partem para encontrar o resto do grupo, que encontra um exército de Mini-Preguiças, que os quer impedir. Por acidente todo o bando acaba destruindo a casa do Papai Noel no Polo Norte. Agora a única chance de sair da Lista dos Traquinas é ajudá-lo a reconstruir o Natal, com a ajuda das Mini-Preguiças e de toda a família de Prancer (que acaba por ser o grupo de renas oficial do Papai Noel). A partir daí o Natal de todo o grupo passou a ser especial.

CINE RECORD ESPECIAL
23h45 Record - O Quarto Sábio
(The Fourth Wiseman, EUA, 1985) - feito para a TV
Direção: Michael Ray Rhodes
Elenco:
Martin Sheen, Alan Arkin, James Farentino, Eileen Brennan.
Sinopse: A história de um homem sábio, contada de forma fascinante. Artaban (Martin Sheen), filho de um rei da antiga pérsia, procura nas sagradas escrituras o significado real da vida e descobre as profecias sobre Jesus, o rei dos reis.
Artaban leva consigo três pedras preciosas, para oferecer ao messias e inicia, então, uma jornada através do deserto para encontrar-se com outros três reis magos e, com eles, ir ao encontro do rei Jesus.
Entretanto não chega a tempo de encontrá-los. Por 33 anos, Artaban e Orantes (Alan Arkin) procuram por Jesus. Sempre que estavam prestes a encontrá-lo, acontecia um imprevisto, e eles o perdiam. no decorrer do seu caminho, Artaban usa os presentes para ajudar pessoas pessoas em grandes necessidades, ficando sem nada para presentear a Jesus, quando o encontrasse.\a história atinge o seu clímax no domingo de páscoa, quando Artaban, velho e morrendo, encontra o rei Jesus e compreende finalmente, o verdadeiro sentido da vida.
Baseado no clássico de Henry Van Dyke.

Hancock
(EUA, 2008)
Direção: Peter Berg
Elenco
: Will Smith, Charlize Theron, Jason Bateman, Adam Del Rio
Sinopse: John Hancock é um super-herói beberrão e mulherengo que vive em Los Angeles causando muitos prejuízos com seu jeito estabanado de capturar bandidos e salvar pessoas. Certo dia, ao salvar Ray Embrey, um relações publicas de ser atropelado por um trem, é convidado para almoçar almôndegas com espaguete na casa do sobrevivente e fica conhecendo a esposa de Ray, Mary e seu filho Aaron.
Ray propõe um plano para limpar a imagem de Hancock perante a opinião pública.

Notas da Crítica:
Filipe Furtado, Paisà: 4/5
Cedê Silva, Pilula Pop: 70/100

Lais Cattassini, Cinema com Rapadura: 7/10
A.S.Vieira, Almanaque Virtual: 3/5
Geo Euzebio, Cineplayers: 6/10
Guilherme Martins, Paisà: 3/5
Marcelo Forlani, Omelete: 3/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 3/5
Rodrigo Salem, SET: 6/10
Rodrigo Zavala, Cineweb: 2/5

Sergio Alpendre, Paisà: 2/5

DO OUTRO LADO
(Auf Der Anderen Seite, AlemanhaTurquia, 2006)
Direção: Fatih Akin
Elenco: Nurgül Yesilçay, Baki Davrak, Tuncel Kurtiz, Hanna Schygulla, Patrycia Ziolkowska, Nursel Koese, Lars Rudolph
Sinopse: O jovem Nejat não aprova o relacionamento de seu pai viúvo com a prostituta Yeter. Mas ele acaba simpatizando com ela ao descobrir que Yeter envia dinheiro para a Turquia, a fim de pagar os estudos universitários da filha. A morte súbita de Yeter distancia pai e filho. Nejat viaja então a Istambul para procurar por Ayten, a filha de Yeter. Mas a jovem, uma ativista política, fugiu da polícia turca e está agora na Alemanha. Ela se torna amiga de Lotte, que a acolhe em casa, a contragosto de sua conservadora mãe. Quando Ayten é presa e seu pedido de asilo negado, acaba sendo deportada. Lotte viaja à Turquia, onde se envolve com a situação aparentemente sem esperanças da amiga. O filme ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival de Cannes 2007.

Notas da Crítica:
Amir Labaki, Guia da Folha: 4/4
Christian Petermann, Guia da Folha: 4/4

Alfredo Sternhein, SET: 8/10
Alysson Oliveira, Cineweb: 4/5
Daniel Oliveira, Pilula Pop: 80/100
Ruan Nunes, Almanaque Virtual: 4/5

Sergio Rizzo, Guia da Folha: 3/4
Marcelo Hessel, Omelete: 3/5

Miguel Barbieri Jr., Veja SP: 3/5
Bruno Saito, Guia da Folha: 2/4

Sérgio Alpendre, Paisà: 5/10
Pedro Butcher, Guia da Folha: 1/4
Rafael Ciccarini, Contracampo: 1/4
ÍNDICE NC: 6,65/13

O ESCAFANDRO E A BORBOLETA
(Le Scaphandre et le Papillon, França EUA, 2007)
Direção: Julian Schnabel
Roteiro: Ronald Harwood, baseado em livro de Jean-Dominique Bauby
Elenco: Mathieu Amalric (Jean-Dominique Bauby), Emmanuelle Seigner (Céline Desmoulins), Marie-Josée Croze (Henriette Durand), Anne Consigny (Claude), Patrick Chesnais (Dr. Lepage), Niels Arestrup (Roussin), Olatz Lopez Garmendia (Marie Lopez), Jean-Pierre Cassel (Lucien Vendeur Lourdes), Marina Hands (Joséphine), Max von Sydow (Papinou), Isaach De Bankolé (Laurent), Emma de Caunes (Imperatriz Eugénie), Jean-Philippe Écoffrey (Dr. Mercier), Nicolas Le Riche (Nijinski), Lenny Kravitz (Lenny Kravitz), Michael Wincott (Michael Wincott) .
Sinopse: 1995. Num quarto do Hospital Naval em Berck-sur-Mer, no litoral da Normandia, acorda de um sono profundo de 20 dias Jean-Dominique Bauby.
"Jean-Do" 42 anos, era editor da revista Elle, ambicioso, talentoso, culto, galanteador e um apaixonado pela vida. Subitamente, sofreu um acidente vascular cerebral que "desligou" a conexão entre o seu cérebro e a sua espinha dorsal e o deixou paralisado da cabeça aos pés. Seu caso é um exemplo raro e inexplicável da "Síndrome de Locked-in": Bauby ainda está lúcido, consegue ouvir e entender tudo o que se passa à sua volta, mas o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo.
Pai de três crianças, "Jean-Do" não suporta a idéia de não poder mais abraçar Theóphile, Céleste e Hortensie, nem de ver todos seus projetos (entre eles o de escrever uma versão moderna de O Conde de Monte Cristo) interrompidos abruptamente, mas tenta superar a dor emocional entregando-se à rotina de fisioterapia -hidroginástica -fonoaudiologia -ortofonia.
Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando inicialmente para dizer "sim" (uma piscadela) ou "não" (duas piscadelas) e depois aprende a escolher as letras do alfabeto com piscadelas, e a formar palavras, frases, parágrafos e consegue finalizar um livro onde cria um mundo próprio, fruto de reflexões numa solidão profunda e de memórias e sentimentos de alguém que se recusa, apesar de todas as circunstâncias, a levar uma vida vegetativa.
Notas da Crítica:
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 9,5/10
Daniel Oliveira, Pilula Pop: 90/100
Luiz Antonio Giron, Época: 9/10
Sergio Rizzo, Folha: 9/10
Rodrigo Salem, SET: 8,5/10
Carlos Heli de A., Jornal do Brasil: 8/10
Marcelo Hessel, Omelete: 8/10

Geo Euzebio, Cineplayers: 8/10
Regis Trigo, Cineplayers: 8/10
Andy Malafaya, Cineplayers: 6,5/10




SESSÃO DA TARDE
15h50 Globo - MARIA - UMA MISSÃO DE AMOR
(Maria Di Nazaret, Alemanha/ Itália, 2012) - feito para a TV
Direção: Giacomo Campiotti
Elenco: Alissa Jung, Paz Veja, Andreas Pietschmann, Antonia Liskova, Thomas Trabacchi, Luca Marinelli
Sinopse: Maria é uma jovem virgem da Galiléia que concebe o Messias, filho de Deus. Seu marido José, um humilde carpinteiro, decide ficar ao seu lado e apoiá-la. Quando César ordena que os judeus se registrem, o casal segue para Belém, onde Jesus nasce. Enquanto isso, Maria Madalena, uma jovem da mesma cidade, se afasta de Deus. Ela é colocada no palácio do Rei Herodes, e passa a ser manipulada pela jovem Herodias, que deseja casá-la com o filho do Rei..


Um comentário:

Anônimo disse...

PASSOU DEPOIS DA SESSÃO DE GALA, O FILME:'GIGOLÔ EUROPEU POR ACIDENTE' COM ROB SCHNEIDER.