SÁBADO 07.05.11

CORUJÃO
3h50 Globo - À Procura de Mr. Goodbar
(Looking for Mr. Goodbar, EUA, 1977)
Direção: Richard Brooks
Elenco: Diane Keaton, Tuesday Weld, William Atherton, Richard Gere, Tom Berenger
Sinopse: Na vida profissional, a professora Theresa é reconhecida pelos seus trabalhos com crianças deficientes auditivas. Já sua vida sentimental não está nada bem, principalmente depois de dois relacionamentos problemáticos consecutivos. Sem rumo, se envolve nas perigosas e agitadas noites da cidade.
CINE AVENTURA
16h Record - A Marcha dos Pinguins
(La Marche de L'Empereur, França/EUA, 2005)
Direção: Luc Jacquet
Narrado por Morgan Freeman, Charles Berling, Romane Bohringer e Jules Sitruk.
Na versão brasileira, a narração coube a Antônio Fagundes e Patrícia Pillar.
Sinopse: Antártida, Pólo Sul.
Temperatura Média: -40º C.
Só uma criatura sobrevive no mar gelado: o pingüim imperador.
O inverno dura nove meses.
Por volta do terceiro mês do ano, quando a lua e o sol se encontram ao meio-dia, milhares de pingüims imperadores surgem repentinamente vindos do oceano, quase ao mesmo tempo, e caminham em fila indiana, durante vinte dias e vinte noites, guiados pelo sol e pelas estrelas, até o “ponto do amor”, em Oamock, em Terra Adélia, protegidos por costões de granito, onde machos e fêmeas se encontram para o ritual do acasalamento. É a "Marcha das Longas Caravanas".
Resolvido o assunto, os casais separam-se. Os machos permanecem no mesmo local para proteger no calor de suas penas o ovo com o futuro filhote e as fêmeas dão início à “Marcha do Crepúsculo”- voltam ao mar para buscar alimento nas profundezas das fossas abissais. Dois meses depois da partida, elas fazem a “Marcha da Lua” e retornam para o berçário a tempo de ver os bebês. Então, é a vez dos machos, em sua “Marcha dos Famintos”, irem à caça de comida. A “Marcha do Filhote Livre” é o ritual de independência, quando os pequeninois finalmente circulam por ali sem a proteção das mães. Em seguida voltam os pais que reconhecem os filhos e são reconhecidos por eles através de seus cantos (vozes). Por fim, a “Marcha da Separação”: todos mergulham no oceano- inclusive as crianças, cada uma por sua conta, embora organizadas em grupos. Alguns chegam a passar quatro anos no mar, sem voltar .
Estréia:27/01/2006
Lançamento em DVD: 14/06/2006.
Bastidores: Escolhido o melhor documentário do ano pela 11º Critics Choice Awards
Indicado ao César 2006 de Melhor Primeiro Filme.
Indicado ao Bafta de Melhor Fotografia (Laurent Chalet/Jerôme Maison) e Melhor Edição(Sabine Emiliani).


Nenhum comentário: