Amácio Mazzaropi

Sai da Frente
(Brasil, 1951)
Direção: Abílio Pereira de Almeida
Elenco:
Amácio Mazzaropi (Isidoro Colepicola), Ludy Veloso (Maria), Leila Parisi, A. C. Carvalho (Eufrásio), Nieta Junqueira (Dona Gata), Solange Rivera, Luiz Calderaro
Sinopse: Isidoro é dono de um caminhãozinho, cujo apelido é Anastácio. Seu principal amigo é um cão chamado Coronel, interpretado pelo cão Duque, famoso astro da Vera Cruz. O filme se desenrola no decorrer de um dia. Isidoro é contratado para transportar alguns móveis para Santos. Descendo a serra pela Via Anchieta, até atingir o grande porto, Isidoro provoca inúmeras situações cômicas, que se iniciam com a descoberta de uma jovem noiva, que fugiu em pleno cortejo de seu casamento, escondida num armário.


O Gato de Madame
(Brasil, 1952)
Direção: Agostinho Martins
Elenco:
Amácio Mazzaropi, Odete Lara, Carlos Cotrim, Lima Netto, Gilberto Chagas, Roberto Duval, Leo de Avelar, Henricão
Sinopse: Comédia sobre um engraxate que se envolve casualmente com uma quadrilha de bandidos ao encontrar um gato perdido cuja proprietária oferece uma promissora gratificação a quem devolvê-lo.

Nadando em Dinheiro
(Brasil, 1953)
Direção: Abílio Pereira de Almeida e Carlos Thiré
Elenco:
Amácio Mazzaropi (Isidoro Colepícula), Ludy Veloso (Maria), A.C. Carvalho (Eufrásio), Liana Durval, Nieta Junqueira (Xantipa), Carmem Muller
Sinopse: Isidoro, depois de um acidente de carro, descobre que é herdeiro único de uma grande fortuna. Muda-se para a mansão herdada e começa a viver como milionário. Num jantar de gala descobre que as pessoas presentes à festa caçoavam de seus modos de novo rico. Isidoro começa a ter uma vida dupla, que acaba provocando uma série de confusões. Quando sua esposa decide deixá-lo, ele lhe conta de sua nova situação financeira pedindo-lhe, em vão, que volte. Triste, ele volta à sua mansão, onde é atacado por robôs que comprara de um investidor. Contudo, quando os robôs atacam, Isidoro acorda em sua pequena casa ao lado de sua mulher e filha. Nadando em dinheiro, mas ....em sonho.


Candinho
(Brasil, 1954)
Direção: Abílio Pereira de Almeida
Elenco
: Amácio Mazzaropi, Marisa Prado, Ruth de Souza, Adoniran Barbosa
Sinopse: Como o Moisés bíblico, Candinho foi encontrado nas águas, só que nas águas sujas de um riacho. Ao seu lado estava um jumentinho, chamado Policarpo. Candinho e o jumento crescem juntos, mas um dia, Candinho, um pouco mais inteligente que Policarpo, convenceu-se de que a vida era muito dura: por qualquer coisa errada, era espancado pelo seu benfeitor, o proprietário da fazenda, e decide fugir para São Paulo. A grande Babel assusta os dois caipiras. Candinho reencontra a filha do fazendeiro, Filoca, agora uma taxi-girl, por quem era apaixonado. Qualquer semelhança, mesmo que vaga, com o "Cândido" de Voltaire é claramente intencional.


Nenhum comentário: