ESTRÉIAS NOS CINEMAS

Brigada Pára-Quedista
(Brasil, 2007)
Direção:
Evaldo Mocarzel
Sinopse
: A rotina na Brigada de Infantaria Pára-Quedista, tropa de elite do Exército instalada na Vila Militar, em Deodoro, zona norte do Rio de Janeiro. Acompanha o cotidiano na caserna: a ginástica pela manhã, os treinamentos de guerra, os testes físicos na chamada área de estágio, a dobragem dos pára-quedas, a preparação para os saltos, a ansiedade dos jovens soldados, a entrada nos aviões, o mergulho no céu e a cerimônia de formatura. Mostra ainda a visão que os militares têm do próprio cinema e dos filmes de guerra. Vários pára-quedistas se tornam fotógrafos e cinegrafistas e desenvolvem técnicas inusitadas para registrar as arriscadas e espetaculares cenas de salto em regiões inóspitas como a selva amazônica. Empregam-se técnicas como a utilização de miras de canhão em filmagens de salto livre e até mesmo o uso de chupeta de bebê adaptada no céu-da-boca do pára-quedista para que os disparos da câmera sejam acionados com a língua. Como esses soldados vêem a espetacularização dos combates feita por tantos filmes norte-americanos que glorificam a violência? Como os veteranos da Brigada Pára-Quedista analisam clássicos da História do Cinema como A Grande Ilusão, de Jean Renoir? O que os jovens recrutas, que estão suportando a pressão psicológica e a exaustão física dos treinamentos para se tornarem pára-quedistas, pensam de filmes pacifistas como Nascido para Matar, de Stanley Kubrick?
Notas da Crítica:

Filipe Quintans, Almanaque Virtual: 5/5
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 2/4
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 2/5




Branca de Neve, Depois do Casamento
(Blanche-Neige, la Suite, Inglaterra, Bélgica, França, Polônia, 2007)
Direção: Jean-Paul Picha Walravens
Sinopse: Relembrando: a Branca de Neve foi ressuscitada com um beijo do Príncipe Encantado. Depois disso, segundo as histórias de então, tiveram muitos filhos e foram felizes para sempre. Isso, convenhamos, é um tanto prematuro. Lembrando mais uma vez, eles se casam... e logo depois? Depois, uma pseudo Fada Boa aparece no pedaço em busca do Príncipe Encanto e, sem nada lhe dizer, o enfeitiça. A mágica tem um revés e pronto, eis que surge a Bela Adormecida, ainda dormindo. O príncipe, obsequioso, acorda-a com um beijo. Erro funesto. A partir daí, nada mais acontece como deveria: a caça à Branca de Neve é declarada aberta, Cinderela saltita descalça, os Sete Anões se enervam e um ogro subnutrido põe suas patas nos pratos alheios. Todos os contos de fada desatam sem controle. E depois? Depois é ainda pior...

Notas da Crítica:
Alysson Oliveira, Cineweb: 2/5
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 1,5/5
Érico Borgo, Omelete: 1/5


Violência Gratuita
(Funny Games, EUA, 2008)
Direção: Michael Haneke
Elenco: Naomi Watts (Anna), Tim Roth (George), Michael Pitt (Paul), Brady Corbet (Peter), Devon Gearheart (Georgie)
Sinopse: Casal rico curte o início das férias com seu filho em uma casa à beira de um lago. Enquanto o marido e o menino cuidam do barco, a esposa recebe a visita de um educado vizinho que pede ovos emprestados. Ele e outro sujeito, que chega logo depois, não irão mais sair da casa. A família é mantida em cativeiro pelos dois invasores, que executam jogos sádicos e violentos.
Notas da Crítica:

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 4,5/5
Rodrigo Salem, SET: 8,5-10

Conrado Heoli, Cineplayers: 8/10
Erico Borgo, Omelete: 4/5
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 4/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 4/5
Christian Petermann, Guia da Folha: 3/4
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5
Rafael Ferraz, Cine Net: 3/5
Sérgio Rizzo, Folha Ilustrada: 2/4
Suzana Amaral, Guia da Folha: 2/4
Bruno Yutaka Saito, Guia da Folha: 1/4
Cassio Sttarling Carlos, Guia da Folha: 1/4
Marina Person, Guia da Folha: 0/5
ÍNDICE NC: 6,00/14

Casa da Mãe Joana
(Brasil, 2008)
Direção:
Hugo Carvana
Elenco:
Pedro Cardoso, José Wilker, Paulo Betti, Claudio Marzo, Miele, Laura Cardoso, Juliana Paes, Malu Mader, Arlete Salles, Beth Goulart.
Sinopse: Quatro amigos que só pensam em curtir a vida, com grandes farras, lindas mulheres e bebidas. Mas um belo dia, eles são surpreendidos com uma notícia nada agradável, uma ação de despejo. Sem nenhuma solução imediata a turma é obrigada a pensar naquilo que mais abominam: trabalhar! A confusão está formada quando cada um busca um meio fácil de conseguir dinheiro, com o mínimo de esforço. Os dias se passam as confusões hilárias aumentam e o dinheiro não aparece...será que a situação vai piorar?
Notas da Crítica:

Daniel Russell Ribas, Almanaque Virtual: 5/5
Ricardo Matsumoto, SET: 6/10
Cassio Starling Carlos, Folha Ilustrada: 2/4

Cadê Silva, Pilula Pop: 50/100
Marcelo Forlani, Omelete: 2/5
Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 1/5
Rodrigo Zavala, Cineweb: 1/5


Nem Por Cima do Meu Cadáver
(Over Her Dead Body, EUA, 2008)
Direção: Jeff Lowell
Elenco
: Eva Longoria Parker, Paul Rudd, Lake Bell, Jason Biggs, Lindsay Sloane, Stephen Root (1), William Morgan Sheppard, Wendi McLendon-Covey, Ali Hillis, Deborah Theaker, Natalia Safran¹, Andy Kreiss, Ben Livingston, Jack Conley, Kali Rocha
Sinopse: Henry (Paul Rudd) fica arrasado quando a noiva Kate (Eva Longoria Parker) morre exatamente no dia em que eles iriam se casar. Mesmo que relutante, Henry concorda com a irmã Chloe (Lindsay Sloane) em consultar uma médium espiritual chamada Ashley (Lake Bell). A idéia, claro, é que ele possa ser ajudado a compreender os mistérios da morte. Mas ele se mantém cético como sempre, até que uma coisa acontece. Henry começa a se apaixonar por Ashley, e ela corresponde. Problema: Ashley passa a ser assombrada pelo espírito de Kate, para quem romper o relacionamento dos dois seria sua última missão na Terra.
Notas da Crítica:

A.S.Vieira, Almanaque Virtual: 3/5
Ana Elisa Faria, SET: 5,5/10
Neusa Barbosa, Cineweb: 1/5

Cana Quente
(Brasil, 2008)
Direção: Luiz Alberto Zakir
Elenco: Edmilson Nascimento, Hugo Casarini, Elisa Americano Saintive, Osmar Malavazi, Maria Helena Serrano, Wagner Molina, Dionísio Neto, Raquel Marinho e L.Stein
Sinopse: Um cortador de cana do interior de São Paulo se torna o principal suspeito de um misterioso assassinato de uma jovem. Seu envolvimento com duas mulheres poderosas da região acaba por gerar conflitos ainda mais tensos e complicar sua situação jurídica.
Notas da Crítica:
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5


Missão Babilônia
(Babylon A.D., EUAFrança, 2008)
Direção:
Mathieu Kassovitz
Elenco
: Vin Diesel, Michelle Yeoh, Mélanie Thierry, Gérard Depardieu, Charlotte Rampling, Lambert Wilson, Mark Strong, Jérôme Le Banner
Sinopse: Thoorop (Vin Diesel) é o veterano de guerra que se tornou mercenário e tem a missão de escoltar uma mulher da Rússia até a China. O pouco que ele sabe sobre a moça já o coloca em grande perigo: ela faz parte de uma seita que pretende produzir um novo Messias geneticamente modificado.
Notas da Crítica:
Ricardo Matsumoto, SET: 7/10
Arthur Melo, Almanaque Virtual: 3/5
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5

Carlos Eduardo Corrales, Delfos: 1,5/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 1/5
Remio Ximenes, Cine Net: 1/5

ESTRÉIAS ADIADAS (OU CANCELADAS)

Mandela- a Luta Pela Liberdade
(Goodbye Bafana, Alemanha França Bélgica África do Sul Itália Inglaterra Luxemburgo, 2007)
Direção: Bille August
Roteiro de Greg Latter, baseado em livro de Bob Graham e James Gregory. Elenco: Joseph Fiennes (James Gregory), Dennis Haysbert (Nelson Mandela), Diane Kruger (Gloria Gregory), Shiloh Henderson (Brett Gregory), Patrick Lyster (Major Pieter Jordaan), Faith Ndukwana (Winnie Mandela), Mehboob Bawa (Ahmed Kathrada), Adrian Galley (Kemp), Warrick Grier (Vann Niekerk), Leslie Mongezi (Walter Sisulu), Sizwe Msutu (Cyril Ramaphosa), Terry Pheto (Zindzi Mandela), Eduan van Jaarsveldt (Sargento Chris Brits)
Sinopse: James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa. Exatamente por isso, não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência. Mas a convivência com Mandela cria um forte laço de amizade entre eles e o transforma em um defensor dos direitos negros na África do Sul.
Notas da Crítica:
Erika Liporaci, Adoro Cinema: 2,5/10

Nenhum comentário: