ESTRÉIAS NOS CINEMAS

O Incrível Hulk
(The Incredible Hulk, EUA, 2008)
Direção:
Louis Leterrier
Elenco
: Edward Norton (Bruce Banner), Liv Tyler (Betty Ross), Tim Roth (Emil Blonsky), William Hurt (Gen. Thaddeus Thunderbolt Ross), Robert Downey Jr. (Tony Stark)
Sinopse: Vivendo escondido e longe de Betty Ross (Liv Tyler), a mulher que ama, o cientista Bruce Banner (Edward Norton) busca um antídoto capaz de retirar a radiação gama que está em seu sangue. Ao mesmo tempo ele precisa fugir da perseguição do general Ross (William Hurt), seu grande inimigo, e de Abominável, a máquina militar que tenta capturá-lo, na intenção de explorar o poder bélico que os fomentadores da guerra enxergam em Hulk.

Notas da Crítica:
Mario Abbade, Almanaque Virtual: 4/5
Pablo Villaça, Cinema em Cena: 4/5
Remio Ximenes, Cinenet: 4/5
Thiago Siqueira, Cinema com Rapadura: 8/10
Amir Labaki, Guia da Folha: 3/4
Rodrigo Cunha, Cineplayers: 7/10
Silvio Pilau, Cineplayers: 6,5/10
Alexandre Koball, Cineplayers: 6/10
Amenar Neto, Cinema com Rapadura: 6/10

Érico Borgo, Omelete: 3/5
Priscila Sampaio, Cineplayers: 6/10
Rodrigo Carreiro, Cine Reporter: 3/5
Tatiane Crescêncio, Cineplayers: 6/10
Christian Petermann, Guia da Folha: 2/4
Conrado Heoli, Cineplayers: 5/10
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 2/4

Sergio Alpendre, Contracampo: 2/4
Marcus Vinícius de Medeiros, Almanaque Virtual: 2/5
Bruno Saito, Guia da Folha: 1/4
Cassio Starling Carlos, Guia da Folha: 1/4
Alysson Oliveira, Cineweb: 0/5

FIM DOS TEMPOS
(The Happening, EUA, 2008)
Direção: M. Night Shyamalan
Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Spencer Breslin, Ashlyn Sanchez.
Sinopse: Central Park, em Nova York. É uma manhã agradável e muita gente aproveita para fazer caminhadas, levar o cachorro para passear ou praticar algum exercício físico ou mental.
8h33. Uma brisa sopra entre as árvores do parque e não deixam a moça distinguir exatamente se o que ela ouviu foi um grito de dor ou de alguém chamando outra pessoa. A moça volta a se concentrar no livro que está lendo mas antes que seus olhos pousem sobre a página ela se depara com uma cena no mínimo estranha: todas as pessoas que caminhavam de repente ficaram paradas, sendo que algumas delas começaram a se movimentar para trás. Claire, a sua amiga do clube de leitura, que está ao seu lado, tira um prendedor pontiagudo do cabelo (estilo hashi) e friamente espeta-o no próprio pescoço.
A três quarteirões dali, cerca de 25 minutos depois, num prédio em construção um grupo de operários aguarda o início do turno de trabalho quando ouvem um estrondo e vêem um corpo despencar do alto do prédio e espatifar no chão. Eles pensam em chamar uma ambulância, mas logo percebem que precisarão de muitas ambulâncias, pois todos os operários que trabalhavam no alto do prédio caíram.
Ao sul de Nova York, atravessando o Estado de New Jersey, na Filadélfia, o professor de ciências Elliot Moore tenta discutir com seus alunos de colégio a frase atribuída a Einstein :“se as abelhas desaparecessem da face da Terra, a Humanidade teria apenas quatro anos de vida”.
A aula é interrompida pela vice-diretora que explica que devido aos incidentes no Central Park e à possibilidade de estar havendo algum ataque terrorista a escola decidiu dispensar os alunos para que eles permaneçam em suas casas. Este hipotético ataque terrorista estaria sendo feito com o uso de neurotoxinas invisíveis que levariam à desorientação motora e à inativação do instinto de auto-preservação.
As notícias se ampliam e com informações de que Nova York está sendo evacuada, Elliot e sua esposa, Alma Moore, decidem pegar um trem rumo ao sul (Pensilvânia). Elliot e Alma estão passando por uma séria crise matrimonial e na viagem terão a companhia de Julian, amigo de Elliot e professor de matemática, e Jess, a filha de Julian, que tem oito anos.


A OUTRA
(The Other Boleyn Girl, EUA, 2008)
Direção: Justin Chadwick
Elenco: Natalie Portman, Scarlett Johansson, Eric Bana, Jim Sturgess, Kristin Scott Thomas
Sinopse: O roteiro, assinado por Peter Morgan é uma adaptação do romance histórico de Phillippa Gregory e conta a disputa de duas irmãs, Ana Bolena (Natalie Portman) e Maria Bolena (Scarlett Johansson), pelo amor do rei Henrique VIII, na Inglaterra do século 16.
Notas da Crítica:

Beatriz Diogo, Cinema com Rapadura: 7/10
Christian Petermann, SET: 6/10
João Marcos Braga, Almanaque Virtual: 3/5
Marcelo Hessel, Omelete: 2/5

Neusa Barbosa, Cineweb: 2/5
Remio Ximenes, Cinenet: 2/5
Pedro Butcher, Folha Ilustrada: 1/4

Valsa para Bruno Stein
(Brasil, 2007)
Direção:
Paulo Nascimento
Roteiro
: Paulo Nascimento, baseado em livro de Charles Kiefer. Elenco: Walmor Chagas (Bruno Stein), Ingra Liberato (Valéria), Aracy Esteves, Carmen Silva, Nicola Siri, Fernanda Moro, Leonardo Machado, Marcos Verza, Sirmar Antunes, Clemente Viscaino, Yonara Karam, Sérgio Mantovani
Sinopse: Bruno Stein (Walmor Chagas) vive com sua família em um local isolado. Verônica, sua neta, sonha em ir embora dali. Valéria (Ingra Liberato), sua nora, tenta se conformar com a solidão, já que o marido é caminhoneiro e passa semanas fora. Já Bruno chegou ao Brasil após a 2ª Guerra Mundial e agora sente que está no fim de sua vida. Ele tenta se envolver com o trabalho, mas nada mais o motivo. Até que a chegada de Gabriel, um novo empregado, faz com que ele recupere a alegria em viver.
Bastidores: - Ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Atriz (Ingra Liberato), no Festival de Gramado.

Notas da Crítica:
Neusa Barbosa, Cineweb: 3/5

UM HOMEM PERDIDO
(Un Homme Perdu, França, 2007)
Direção: Danielle Arbid
Elenco: Melvil Poupaud, Alexander Siddig, Darina Al Joundi
Sinopse: O fotografo francês Thomas Koré (Melvil Poupaud) viaja ao redor do mundo à procura de experiências extremas. Quando o solitário Fouad Saleh (Alexander Siddig) cruza seu caminho, o fotógrafo, intrigado, tenta descobrir a história desse homem, experiência que muda seu destino para sempre.

Notas da Crítica:
Marcelo Hessel, Omelete: 4/5
Alysson Oliveira, Cineweb: 3/5

LÍRIOS DÁGUA
(Water Lilies/ Naissance des pieuvres, França, 2007)
Direção:
Céline Sciamma
Elenco:
Pauline Acquart, Louise Blachère, Adele Haenel, Warren Jacquin, Christelle Baras, Marie Gili-Pierre.
Sinopse: Durante o verão em um suburbio de Paris, Marie, Anne e Floriane não têm nada para fazer além de olhar para o teto. Elas têm 15 anos e suas vidas irão em direção à piscina local, onde o amor e o desejo irão aparecer dramaticamente.
Notas da Crítica:
Mario Teixeira, Cinenet: 4/5



1958, o Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil
(Brasil, 2008)
Direção: José Carlos Asberg
Sinopse: A história do primeiro título mundial do futebol brasileiro contada pelos próprios protagonistas. Após a derrota em 1950, no Brasil o clima era de ansiedade - refletido no rosto de Juscelino Kubitschek e nas crônicas nervosas de Nelson Rodrigues.
O filme traz depoimentos de Didi (o 'príncipe etíope', inventor da 'folha seca'), Zagallo, Nilton Santos, Zito, Dino Sani, Pepe, Moacir, Djalma Santos, Mazolla e Indio e entrevistas com João Havelange, Paulo Planet Buarque, Luiz Mendes, Mário de Moraes, João Máximo, Luiz Carlos Barreto, Villas-Bôas Corrêa, Just Fontaine, Raymond Kopa, Roger Piantoni, Nils Liedholm, Agne Simonsson, Kurt Hamrin, Victor Tsarev, Mel Charles, Helmut Senekowitsch, Tommy Banks, Sigvard Parling, Paulo Amaral, Mário Trigo, Orlando Durate, Flavio Costa, Gösta Löfgren, Giuliano Sarti, Terry Medwin, Lennart JoHansson, Bengt Agren, Bo Hansson, Anatolji Iljin, Nikita Simonian, Vladimir Kessarev, Johann Buzek, Lars-Gunnar Björklund, Brian GlanVille, Owe Ohlsson e Torsten Lindberg.
Na lista de entrevistados o destaque são os jogadores das seleções que enfrentaram o Brasil: austríacos, ingleses, soviéticos, franceses, galeses e suecos contam suas experiências e como foi a Copa vista "de fora".
Faltou o depoimento de Pelé, a sensação do time. Segundo o diretor, a produção não encontrou "uma brecha" na agenda do Rei.

Notas da Crítica:
Rodrigo Zavala, Cineweb: 3/5
André Tag, Almanaque Virtual: 2/5

Nenhum comentário: