A Partilha

(Brasil, 2001)
Direção: Daniel Filho
Elenco: Glória Pires, Andrea Beltrão, Paloma Duarte, Lilia Cabral, Herson Capri, Dennis Carvalho
Sinopse: Reunidas para o enterro da mãe, quatro irmãs - Selma (Gloria Pires), Regina (Andrea Beltrão), Lúcia (Lilia Cabral) e Laura (Paloma Duarte) - se verão obrigadas a dividir muito mais que um amplo apartamento em Copacabana.
Através da partilha dos bens - da venda do apartamento à divisão de um aparelho de chá de brinquedo - essas irmãs confrontarão suas opções, destinos, estilos de vida, expectativas. As divergências são inevitáveis, pois seguiram caminhos muito diferentes. Selma, casada com um militar (Herson Capri), leva uma vida disciplinada na Tijuca, seu bairro do coração. Regina, liberada, esotérica, não costuma se reprimir e tem uma visão "alto astral" da vida. Lúcia teve a coragem de abandonar um casamento convencional e o filho para viver um grande amor em Paris. E Laura, a eterna caçula, revela-se uma intelectual sisuda e surpreende as irmãs com suas opções.
Além de fazerem um balanço do passado, marcado por revelações e intimidades, as quatro irmãs são obrigadas também a enfrentar novas exigências do cotidiano: Selma, a mais conservadora, tem que lidar com a gravidez de Simone, a filha adolescente (Fernanda Rodrigues) e se deixa seduzir pelos belos olhos azuis do corretor Bruno Diegues (Marcello Antony).
Regina, apesar de toda energia positiva, é obrigada a encarar momentos de solidão. Lúcia deve conviver com a rejeição do filho Maurício (Thiago Fragoso) e quer mostrar para as irmãs que é mais do que uma perua fútil coberta de artigos importados. Laura, por sua vez, uma militante de afirmação profissional e sexual, reaprende a rir com as irmãs mais velhas.
Enquanto aguardam a divisão dos bens, ao lado de Bá Toinha (Chica Xavier), a empregada da família, essas mulheres viverão intensamente suas afinidades, problemas e diferenças. A turbulenta venda do apartamento representará um divisor de águas em suas vida: elas sabem que nunca foram tão cúmplices - e tão irmãs.


Nenhum comentário: